Buscar

prova teoria e pratica da recreação e lazer .

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIA E PRÁTICA DA RECREAÇÃO E LAZER
	Simulado: SDE3480_SM_201403465657 V.1  
	Aluno(a): ROBSON JOSE SALINO
	Matrícula: 201403465657 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 19/10/2017 12:38:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404115615)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Avalie as duas asserções a seguir. As teorias/propostas pedagógicas para Educação Física começam a surgir no final da década de 80, depois da abertura política, e representam um divisor de águas no interior dessa área, uma vez que, para cada uma delas, foi elaborada uma teoria. Nesse sentido, vários autores mostraram como os anos 80 do século passado marcaram um momento especial da Educação Física brasileira. Em grande parte da produção teórica daquela época, procurou-se estabelecer princípios que orientassem o professor em sua prática pedagógica. No entanto, há evidências de que os professores conhecem muito superficialmente as proposições pedagógicas elaboradas pelo então movimento renovador. PORQUE Persiste, atualmente, apesar do surgimento de novas propostas metodológicas em Educação Física, o modelo esportivizado, cuja escolha por parte dos professores decorre, entre outros fatores, da formação tecnicista desses docentes. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
	
	
	 
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
	 
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 
	Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404104676)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a alternativa correta:
	
	
	 
	A recreação compreende atividades específicas, podendo ser de expressão individual e coletiva com obrigatoriedade da integração de crianças, jovens e adultos educados ou rudes, de diferentes condições sociais, nos campos e nas cidades, compreendendo atividades físicas, intelectuais, morais, emocionais e/ou sociais, sem que se resulte o prazer;
	 
	A recreação compreende atividades diversas, podendo ser apenas de expressão individual com integração voluntária de crianças e jovens, de diferentes condições sociais, nos campos e nas cidades, com atividades físicas, intelectuais, morais, emocionais e/ou sociais, cujo resultado é o prazer;
	 
	A recreação compreende atividades diversas, podendo ser de expressão individual e coletiva com integração voluntária de crianças, jovens e adultos educados ou rudes, de diferentes condições sociais, nos campos e nas cidades, com atividades físicas, intelectuais, morais, emocionais e/ou sociais, cujo resultado é o prazer;
	 
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas.
	 
	A recreação compreende atividades específicas, podendo ser de expressão individual e coletiva com integração voluntária de crianças, jovens e adultos educados ou rudes, de diferentes condições sociais, nos campos e nas cidades, compreendendo atividades físicas, intelectuais, morais, emocionais e/ou sociais, sem que se resulte o prazer;
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404115611)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Os conteúdos da Educação Física envolvem jogos, esportes, ginásticas, lutas, atividades rítmicas, expressivas e conhecimentos sobre o corpo. Esses blocos de conteúdos possuem dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais. No caso específico da Educação Física, os conteúdos se relacionam com o saber fazer, o saber sobre o saber fazer, e o ser. Diante dessas premissas, o planejamento de ensino de Educação Física deve ter sua organização pautada em aulas que sejam:
	
	
	 
	práticas, pois elas ressaltam a especificidade dos conteúdos de Educação Física em sua dimensão procedimental, o que garante uma aprendizagem motora adequada.
	 
	práticas, teóricas, teórico-práticas, pois elas ressaltam as relações entre as diversas dimensões dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, o que diversifica as estratégias empregadas.
	 
	teóricas, pois elas valorizam a dimensão científica da área, o que aproxima a Educação Física das outras disciplinas e de modelos de escolarização e contribui para a superação do preconceito em relação ao saber corporal.
	 
	teóricas, no início, pois elas serão referência conceitual em aulas posteriores, caracterizadas pela prática a partir das diversas dimensões dos conteúdos.
	 
	práticas, pois elas servem de base para a formação dos futuros atletas, o que torna a Educação Física um meio eficaz para a democratização do esporte. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404115954)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	É importante ressaltar também que a Educação Física, na escola, deve incluir tanto quanto possível todos os alunos nos conteúdos que propõem, adotando para isto estratégias adequadas. Não se pode mais tolerar a exclusão que historicamente tem caracterizado a Educação Física na escola. Todos os alunos têm direito a ter acesso ao conhecimento produzido pela cultura corporal. Ao elaborar uma aula de Educação Física, o professor deve preocupar-se em: 
	
	
	 
	Propor atividades nas quais os alunos sejam eliminados progressivamente no decorrer da sua execução, pois a competitividade deve ser trabalhada desde a infância, torna a aula desafiadora e prepara o aluno para a vida. 
	 
	Propor atividades que não envolvam a participação simultânea dos alunos , evitando assim, tumulto no decorrer do desenvolvimento das mesmas. 
	 
	Propor atividades que atendam aos interesses e objetivos estabelecidos pelo professor prioritariamente, pois a execução do plano de aula está acima do interesse particular do aluno.
	 
	Propor atividades motivantes e que, de preferência, todos os alunos tenham condições de participar simultaneamente das mesmas. 
	 
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404099744)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Um dos autores mais conhecidos da área do lazer é Jofre Dumazedier. Segundo ele lazer é um conjunto de atividades desenvolvidas pelos indivíduos seja para descanso, seja para divertimento, seja para o seu desenvolvimento pessoal e social, após cumpridas as suas obrigações profissionais, familiares e sociais. Sua teoria muitas vezes é chamada de 3D, pois envolve descanso, divertimento e desenvolvimento. Marque V ou F.
	
	
	 
	( ) A palavra divertimento está associada a prazer e sem prazer não há lazer.
	 
	( ) Podemos observar que lazer é descanso, então nosso dormir diário é considerado lazer.
	 
	( ) As barreiras do lazer são as dificuldades presentes nas vidas das pessoas, que podem dificultar ou impedi-las de ter acesso ao lazer, tais como: tempo, dinheiro, faixa etária, sexo, distância e religião.
	 
	( ) Lazer não tem interesses econômicos, pois podemos escrever um conto, sem que uma editora venha publicá-lo, podemos fazer artesanato, sem a intenção de vendê-lo.
	 
	( ) Desenvolvimento significa que o lazer deve sempre trazer um benefício ao indivíduo, obrigatoriamente, proporcionar cultura, conhecimento e um sentimento de aprendizado.
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201403522091)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os estudos de Dumazedier (1976) informam que o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, para divertir-se, recrear-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. No Brasil, o lazer é um direito social garantido legalmente na Constituição de 1988. Como tal, gera responsabilidades para a gestão pública. Diante do conceito apresentado
acima, assinale a alternativa que representa a realização do direito ao lazer.
 
	
	
	 
	Devem ter somente atividades  para a realização do princípio da inclusão social.
 
	 
	O poder público tem obrigação de qualificar a formação de recreacionistas de qualquer área de atuação na gestão pública do lazer.
	 
	Devem ser geradas responsabilidades para os governos municipais, estaduais e federal.
	 
	O poder público deve priorizar o acesso público ao mercado do entretenimento.
	 
	O poder público tem obrigação de criar atividades que envolvem a promoção da cidadania.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403520269)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Tendo por base a evolução das estruturas mentais, segundo Piaget, existem três tipos de jogos infantis, que vão se sucedendo e se sobrepondo: jogo de exercícios, jogo simbólico e jogo de regras. Crianças em idade escolar imitando situações reais de vida, ou seja, brincando de "faz-de-conta", estão na fase do jogo: 
	
	
	 
	Cooperativo 
	 
	De exercícios 
	 
	Sem regras 
	 
	Simbólico 
	 
	De regras. 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404517127)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Os jogos e brincadeiras, como manifestações da cultura popular, são históricos, desenvolvidos especialmente pela oralidade. Não são práticas cristalizadas, mas em constante transformação, incorporando criações anônimas das gerações que vão se sucedendo.
Sobre o assunto, assinale a única alternativa correta:
	
	
	 
	São uma forma especial da cultura folclórica, produto do povo, acumulada através de um longo período de tempo. Esses jogos mudam no processo criativo coletivo e são anônimos (jogos tradicionais). 
	 
	Redimensionar a aprendizagem tornando-a prazerosa (jogos tradicionais). 
	 
	Resultado misto, os pontos são convertidos, por uma menina, depois por um menino ( jogos tradicionais
	 
	Seu valor é inestimável e constitui para cada indivíduo, cada grupo, cada geração, parte fundamental da sua história de vida (jogo cooperativo) 
	 
	Faz parte do patrimônio lúdico-cultural infantil e traduz valores, costumes, formas de pensamento e ensinamentos (jogo cooperativo) 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403521869)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na didática dos brinquedos cantados, o primeiro momento no processo de ensino-aprendizagem deverá ocorrer visando a sua apresentação segundo a decomposição em seus elementos constitutivos que são:
	
	
	 
	Música, Letra e Ludicidade.
	 
	Música, Ritmo e Corrida.
	 
	Letra, Movimentação e Ludicidade.
	 
	Música, Movimentação e Letra. 
	 
	Letra, a Melodia e a Movimentação.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403764840)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Toda atividade de lazer é também atividade cultural. Assim, podemos afirmar que em linhas gerais cultura:
	
	
	 
	É toda atividade própria dos povos tribais, como as dos índios brasileiros, que os diferenciam do modo de vida das outras pessoas.
	 
	É o conjunto de valores, normas, hábitos e todas as demais ações humanas que regem a vida em sociedade.
	 
	São as leis que obrigam todas as pessoas a agir de forma correta, honesta e ética em todas as sociedades.
	 
	São atividades como danças, música, teatro, artesanato, ou ainda as obras de arte que podemos ver em museus e exposições.
	 
	São os costumes e hábitos que causam estranheza ou admiração presentes em sociedades diferenciadas.
	 1a Questão (Ref.: 201403521178)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Ao elaborar uma aula de Recreação na escola, o professor deve preocupar-se em: 
	
	
	 
	Propor atividades motivantes e que, de preferência, estimulem o interesse e o prazer, onde todos os alunos tenham condições de participar simultaneamente das mesmas.
	 
	Propor atividades que atendam aos interesses e prazeres, como objetivos estabelecidos pelo professor prioritariamente. 
	 
	Propor atividades as quais os alunos sejam eliminados progressivamente no decorrer da sua execução, pois a competitividade torna a aula mais motivante e desafiadora para o grupo como um todo. 
	 
	Propor jogos esportivos de confrontação como instrumento pedagógico do método recreativo, sendo esta uma das características da Recreação, ao envolver o interesse e prazer. 
	 
	Propor atividades que não envolvam a participação simultânea dos alunos para que não haja tumulto no decorrer do desenvolvimento das mesmas. 
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403573813)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os jogos são muito parecidos com as brincadeiras de crianças, mas têm regras próprias que devem ser seguidas para o seu bom andamento. Durante o jogo, podemos cooperar ou competir com nossos companheiros.Marque a alternativa coerente às características que o professor deve atender na elaboração de um jogo com características cooperativas: (LONDRINA/2011).
	
	
	 
	Não se esperar pela solidariedade entre os jogadores e se esperar pelo erro do colega.
	 
	Deve-se desenvolver a autoconfiança e menor produção coletiva.
	 
	A organização de uma equipe deve superar a organização dos outros e poucos se tornam bem sucedidos nos jogos.
	 
	Estimular o trabalho em conjunto para o objetivo comum e a ajuda de outra pessoa deve ocorrer com pouca frequência.
	 
	Os jogadores devem aprender a ter senso de unidade, a compartilhar o sucesso e a pensar no jogo para todos.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403598043)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O jogo apresenta-se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência. Quando a criança joga, ela:
	
	
	 
	cria situações para o desenvolvimento dos gestos esportivos, procurando exercê-lo com a melhor técnica e eficácia possível.
	 
	expressa comportamentos observáveis em situações esportivas, preparando-a para a vitória a qualquer preço.
	 
	repete várias vezes os movimentos ou gestos requeridos para o automatismo das habilidades específicas ao desporto. 
	 
	realiza movimentos específicos, tendo em vista, a melhora de sua performance no esporte.
	 
	opera com o significado de suas ações, o que faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo tornar-se consciente das suas escolhas e decisões.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403524504)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Durante vários séculos, o jogo e o esporte têm despertado o interesse de vários estudiosos, na busca pela sua essência, conceito e características. Entre esses estudiosos, encontramos em Huizinga (1980), o relato de que o jogo tem poder de fascinação, excitação, vivacidade, graça e como totalidade deve ser compreendido e refletido. Entretanto, o esporte é um fenômeno complexo e multidimensional, com implicações políticas, econômicas e socioculturais relevantes. Portanto, Assis (2001), ao citar Bruhns (1991), informa que existe confusão entre as palavras jogo e esporte. Bruhns (1991) afirma que, em função das diferenças entre os dois, estabelece preferir o termo "atividade lúdica" para evidenciar essa particularidade. Analisando, o trecho acima, relacione as particularidades entre "jogo" e "atividade lúdica". 
	
	
	 
	A palavra "jogo" está mais relacionada à ação (jogar), enquanto "atividade lúdica" tem um sentido mais geral, está relacionada a um "espírito".
	 
	A semântica da palavra "jogo" é complemento da palavra "atividade lúdica".
	 
	O "jogo" é cooperativo e a "atividade lúdica" é relacionada ao esporte com base nas pessoas. 
	 
	O "jogo" está mais relacionado a um "espírito" e "atividade lúdica" à participação em competições.
	 
	"Atividade lúdica" tem bases nas ações das pessoas no jogar e praticar.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403521244)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Indique a alternativa que complementa a frase.
Ao desenvolver o conteúdo Recreação nas aulas de Educação Física na Educação Infantil,
o profissional de Educação Física tem no processo pedagógico várias dimensões que devem ser estimuladas como princípio norteador das atividades do tipo ___________ .
	
	
	 
	E) Lúdica. 
	 
	D) Técnica. 
	 
	B) Estética. 
	 
	C) Biológica. 
	 
	A) Esportiva. 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201404616906)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Um dos objetivos de uma atividade de recreação é favorecer, pelo movimento, o processo consciente de exteriorização das ideias, sentimentos e emoções dos participantes.
Esse objetivo é mais facilmente atingido por meio de atividades de:
	
	
	 
	A competição. 
	 
	A iniciação esportiva. 
	 
	A dança de salão. 
	 
	Os jogos de equipe. 
	 
	A expressão corporal.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404514062)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Segundo a Unesco, com a proposta de utilização de materiais de baixo custo e como forma de popularizar o uso de materiais alternativos, ela recomenda a necessidade de que tipo de tecnologia?
	
	
	 
	Tecnologia de alto custo
	 
	Tecnologia utilitária
	 
	Tecnologia barata
	 
	tecnologia de baixo custo
	 
	Tecnologia popular
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403521781)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Na infância a criança enxerga o mundo através dos brinquedos. O que se nota através da história é que sempre existiram jeitos, formatos e instrumentos no que diz respeito às brincadeiras, como, por exemplo: os jogos com bola, empinar pipas (papagaios), jogar pedrinhas etc. De acordo com o texto acima, a respeito dos Brinquedos nas aulas de Recreação, pode-se afirmar que: 
	
	
	 
	As lendas, as músicas e as brincadeiras regionais acompanham as crianças, desde o registro de lembranças de como joga e brinca, em cada característica histórica e cultural. 
	 
	Os Brinquedos Cantados não podem ser desenvolvidos na escola, pois, estão em desacordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. 
	 
	Através dos brinquedos, acontecem certas adaptações às representações sociais para as crianças, ao criar soluções para torná-las pouco coletivas e posteriormente autônomas em sua complexidade de ser. 
	 
	As crianças quando vão crescendo conhecem os aspectos mais socializadores, como se respeitar mutuamente, dividir brinquedos e tarefas numa individualidade. 
	 
	É pelo brincar através das experiências lúdicas, desde quando são bebês, que as crianças se comunicam. Em especial com os esportes de massa. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404105902)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O jogo é uma invenção da humanidade, um ato intencional e de curiosidade que resulta num processo criativo modificando imaginariamente a realidade. O jogo satisfaz a necessidade de ação das crianças. Entendido como fator de desenvolvimento, pode estimular a criança no exercício do pensamento desvinculando-se das situações reais, pode levar a criança a agir independentemente do que ela vê. Assim, quando a criança joga, ela opera com significado das suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e simultaneamente tornar-se consciente de suas escolhas e decisões. Por isso ele se torna:
	
	
	 
	a) uma forma de se pensar sobre os conteúdos das práticas corporais
	 
	e) um sistema de regras com estrutura sequencial que especifica sua modalidade
	 
	c) um objeto empregado na brincadeira das crianças menores 
	 
	b) elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência
	 
	d) indispensável por apresentar uma relação íntima com a criança 
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403520276)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os diversos tipos de piques são classificados como jogos:
	
	
	 
	Competitivos. 
	 
	Cooperativos. 
	 
	Moderados. 
	 
	Sensoriais. 
	 
	Motores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando