Buscar

APOL 5 Gestão de Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 5 Gestão de Projetos – Uninter – Nota 100
Questão 1/5 - Gestão de Projetos
Um planejamento eficaz, assentado em informações confiáveis e satisfatórias, que, além de mencionarem a existência do risco, avaliam seu impacto qualitativo e quantitativo sobre os resultados do projeto, pode assegurar que os riscos sejam devidamente identificados, analisados e, sobretudo, gerenciados. Sobre o risco, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, assinale a alternativa correta.  
(  ) Quanto maior for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, menor será o nível de risco. 
(  ) Quanto menor for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, menor será o nível de risco. 
(   ) Quanto maior for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, maior será o nível de risco. 
(   ) Quanto maior for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, será indiferente o nível de risco.
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – F – F
Você acertou!
Um planejamento eficaz, assentado em informações confiáveis e satisfatórias, que, além de mencionarem a existência do risco, avaliam seu impacto qualitativo e quantitativo sobre os resultados do projeto, pode assegurar que os riscos sejam devidamente identificados, analisados e, sobretudo, gerenciados. Em outras palavras, quanto maior for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, menor será o nível de risco (Consalter, 2012, p. 147).
	
	D
	V – V – V – F
�
Questão 2/5 - Gestão de Projetos
Podemos verificar uma recente e crescente preocupação, por parte dos administradores, com o gerenciamento dos riscos que podem ocorrer nas organizações. Os riscos enfrentados pela empresa são classificados por Jorion (2000) em dois grandes grupos. Analise a definição a seguir que trata de um dos grupos de riscos classificados por Jorion, e em seguida, assinale a alternativa correta a qual se refere. “Riscos que estão fora do controle da organização como risco de evento (legal, reputação, desastre e regulamentação e político) e riscos financeiros (mercado, crédito, liquidez e operacional)”.
Nota: 20.0
	
	A
	Riscos vinculados ao negócio.
	
	B
	Riscos não vinculados ao negócio.
Você acertou!
Riscos não vinculados ao negócio são os riscos que estão fora do controle da organização como risco de evento (legal, reputação, desastre e regulamentação e político) e riscos financeiros (mercado, crédito, liquidez e operacional) (Consalter, 2012, p. 149).
	
	C
	Risco operacional.
	
	D
	Risco sistêmico.
�
Questão 3/5 - Gestão de Projetos
O risco sistêmico pode ser definido como a possibilidade latente, desconhecida pelos participantes do mercado. Com base no contexto supramencionado assinale a alternativa correta que apresenta possíveis causas de riscos sistêmicos.
Nota: 20.0
	
	A
	Ocorre quando a empresa não possui controle nem informações perfeitas sobre as ações da concorrência, sobre as ações regulatórias do governo, sobre a conjuntura macroeconômica.
Você acertou!
Riscos Sistêmicos: o risco sistêmico pode ser definido como a possibilidade latente, desconhecida pelos participantes do mercado. Ocorre quando a empresa não possui controle nem informações perfeitas sobre as ações da concorrência, sobre as ações regulatórias do governo, sobre a conjuntura macroeconômica. Os riscos sistêmicos são desencadeados por fatores extra projeto. A globalização da economia e a fluidez do mercado financeiro trouxeram enorme instabilidade aos mercados, em parte, decorrente do grande volume de capitais especulativos existentes no mundo e dispostos a circular em busca da melhor remuneração momentânea. Crises locais transformaram-se em riscos para todo o mercado mundial (Consalter, 2012, p. 150).
	
	B
	Ocorre quando a tecnologia que suporta o projeto pode não estar disponível ou não ter a maturidade suficiente.
	
	C
	Quanto menos claros forem os objetivos dos usuários em sua especificação maior a probabilidade de que suas expectativas não sejam atingidas.
	
	D
	Quando o projeto ao ser concluído não atende aos requisitos que o motivaram.
�
Questão 4/5 - Gestão de Projetos
Considerarmos os riscos em um projeto significa nos anteciparmos estrategicamente aos imprevistos, e é por meio da avaliação dos riscos que o tomador de decisão poderá avaliar a probabilidade de estes ocorrerem e o impacto sobre o projeto. Mas, para isso, os riscos precisam ser claramente identificados e compreendidos, pois, quando reduzimos os riscos, a produtividade cresce e consequentemente os ganhos aumentam. A identificação do risco envolve determinar quais riscos poderiam afetar o projeto e verificar suas características.  Sobre os procedimentos utilizados na identificação de riscos considere as afirmativas a seguir e na sequência assinale a resposta correta. 
	I
	Técnica Delphi.
	II
	Entrevistas com especialistas no assunto.
	III
	Brainstorming.
	IV
	Matriz SWOT.
	V
	Benchmarking.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa V está correta.
	
	C
	As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	
	D
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
A identificação do risco envolve determinar quais riscos poderiam afetar o projeto e verificar suas características. Esse procedimento pode ser feito por meio do brainstorming (processo de geração de ideias), da técnica Delphi (baseada nas estimativas de um grupo estruturado de especialistas), de entrevistas com especialistas no assunto e da análise da Matriz SWOT, que consiste em identificar os pontos fortes e fracos e analisar as oportunidades e ameaças de um negócio (Consalter, 2012, p. 152).
�
Questão 5/5 - Gestão de Projetos
A visão antecipada desses riscos e a sua correta identificação e compreensão podem salvar o projeto. Uma das tarefas mais difíceis para quem toma decisões é a análise das alternativas, que é realizada segundo um entre três conjuntos de condições.  Relacione a condição de análise das alternativas (Coluna A) com sua respectiva definição (Coluna B) e, em seguida, assinale a alternativa correta.   
	COLUNA A
	COLUNA B
	1.    Condições de certeza
	(  ) é um conceito que permite aos tomadores de decisão atribuir um valor monetário às consequências positivas e negativas que provavelmente resultem da seleção de determinada alternativa.
	2.    Situação de risco
	(   ) o tomador de decisão conhece de antemão o resultado da decisão.
	3.    Condição do valor esperado
	(  ) são as condições nas quais aquele que toma decisões é capaz de avaliar a probabilidade de alternativas ou resultados.
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 2
Você acertou!
As condições para análise de alternativas são: • Condições de certeza – o tomador de decisão conhece de antemão o resultado da decisão. • Condição do valor esperado – é um conceito que permite aos tomadores de decisão atribuir um valor monetário às consequências positivas e negativas que provavelmente resultem da seleção de determinada alternativa. • Situação de risco – são as condições nas quais aquele que toma decisões é capaz de avaliar a probabilidade de alternativas ou resultados. (Consalter, 2012, p. 149).
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 1 - 3
_1571912003.unknown
_1571912007.unknown
_1571912009.unknown
_1571912010.unknown
_1571912008.unknown
_1571912005.unknown
_1571912006.unknown
_1571912004.unknown
_1571911999.unknown
_1571912001.unknown
_1571912002.unknown_1571912000.unknown
_1571911995.unknown
_1571911997.unknown
_1571911998.unknown
_1571911996.unknown
_1571911993.unknown
_1571911994.unknown
_1571911992.unknown
_1571911991.unknown

Outros materiais