Buscar

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Prévia do material em texto

Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. (BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.) A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois
		
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601922612)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"A maioria das ciências é vista como processo de teoria que após muitos estudos leva a experimentação na prática, já a Pedagogia apresenta um processo de investigação que necessita da prática para melhorar e impulsionar novos direcionamentos e melhorar gradativamente a práxis de um modo geral. A prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada ao desenvolvimento da humanidade. A compreensão do fenômeno educativo fez surgir um saber específico associado ao termo Pedagogia. A indissociabilidade entre prática educativa e epistemologia (teoria do conhecimento), elevou o saber pedagógico ao nível científico. Dessa forma, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, portador de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Funções estas, que não podem ser delegadas a outro profissional, pois o seu campo de estudo possui uma identidade e uma problemática próprias".
 Leia os itens que seguem e dentre eles escolha aquele(s) que responde(m) a questão que segue, depois marque a opção correta.
A pedagogia se insere no conjunto das demais ciências da educação normal por:
I  Ser responsável por uma reflexão unificadora, global, dos problemas educativos.
II  Ter como objeto de investigação a educação como prática social.
III  Investigar a problemática educativa na sua totalidade e historicidade.
IV  Buscar elaborar uma diretriz orientadora para a ação educativa.
V  Ser uma ciência prática que parte da prática e a ela se dirige.
O item correto é:
		
	
	I, II e III
	
	I, IV e V
	
	III e IV
	 
	I, II, III, IV e V
	
	I e II
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602451858)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O fordismo, enquanto paradigma tecnológico, é um método de organização da produção do trabalho complementar ao taylorista. Assinale a alternativa que completa o pensamento acima.
		
	
	O ritmo do trabalho é baseado no contato entre os funcionários,
	
	Taylor copiou os princípios de Ford.
	
	Como paradigma gerencial, o fordismo surge no setor imobiliário, setor este secundário da economia.
	 
	O fordismo caracteriza-se pelo gerenciamento tecnológico burocrático de uma mão de obra especializada.
	
	Arrumados em fileiras, os operários executam coletivamente as tarefas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601854423)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo a autora Andrea Cecília Ramal, vivemos numa era em que o conhecimento assume novas configurações. Ele se modifica permanentemente, sendo atualizado dia-a-dia pelas descobertas das ciências e por essa inteligência coletiva que produz saberes em conjunto, na grande rede do ciberespaço. A memória da humanidade já não está confinada nas bibliotecas, mas sim em contínua reconstrução. Nesse contexto, a capacidade de gerenciar a informação torna, muitas vezes, a competência mais valiosa. Em saber que nesse cenário, a tarefa do pedagogo também se modifica e sua profissão se torna estratégica, ao contrário de outras áreas que perdem seu espaço ou são limitadas pela especialização, para o pedagogo abre-se um raio de atuação cada vez maior. Nesse contexto é que se pede para elaborar um pequeno texto, contendo início, meio e fim, apontando esse novo perfil do pedagogo fazendo um link com a condição dele não ser mais um mestre- transmissor e a sua atuação fora do campo acadêmico. Análise as afirmativas a seguir:
I- O pedagogo identificado também como professor começa, nessa era, a assumir um novo perfil.
II- As novas tecnologias não permitem que ele se sustente somente como um Mestre-transmissor de conhecimentos ou de conteúdos.
III- Cabe ao professor/ pedagogo atuar como uma espécie de arquiteto do pensamento, ou arquiteto cognitivo, projetando novos caminhos que os estudantes deverão percorrer.
IV- Fora do âmbito acadêmico ele assume novos papéis por meio da educação à distância e também nas empresas.
V- Colabora também com os processos de capacitação dos empregados e com implantação e desenvolvimento de projetos nas empresas.
Estão corretos os itens:
 
		
	
	II,III,IV,V
	 
	I,II,III,IV,V
	
	III,IV,V
	
	I,II,III.
	
	I,II,IV
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601956114)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	LEIA O TEXTO QUE SEGUE, IDENTIFIQUE OS ITENS COMO VERDADEIROS OU FALSOS E DEPOIS MARQUE A SEQUENCIA CORRETA.
NOS ANOS 70 A PARTIR DA CRISE OCORRIDA NO ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL OCORRE UMA TRANSIÇÃO NO REGIME DE ACUMULAÇÃO E NO MODO DE REGULAMENTAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA A ELE ASSOCIADO. ASSIM, A DÉCADA DE 70 REPRESENTOU UM MOMENTO HISTÓRICO CENTRAL, QUANDO CONSIDERAMOS AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO ÂMBITO DO SISTEMA CAPITALISTA. SURGE ENTÃO, A PARTIR DESTA DÉCADA, UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA DO CAPITAL, CARACTERIZADA, PRINCIPALMENTE, POR SEU ACENTUADO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO E PELO ADVENTO DE UM NOVO FORMATO DE REGULAÇÃO ESTATAL: O ESTADO NEOLIBERAL, SENDO ESTE UM NOVO REGIME DE ACUMULAÇÃO: O PARADIGMA FLEXÍVEL. EM SABER QUE O PARADIGMA FLEXÍVEL ESTÁ ASSENTADO EM NOVAS TÉCNICAS E MODELOS PRODUTIVOS, CARACTERIZADOS PELO USO INTENSIVO DE TECNOLOGIAS DE BASE MICROELETRÔNICAS É CORRETO AFIRMAR QUE:
I.A NOVA BASE TÉCNICA ORIENTOU UM NOVO PARADIGMA TECNOLÓGICO DENOMINADO DE PARADIGMA DA PRODUÇÃO FLEXÍVEL. ( )
II.A NOVA BASE TÉCNICA PROVOCOU UM IMPACTO NA CONFIGURAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO. ( )
III.UMA NOVA REALIDADE TOMA CONTA DO CENÁRIO SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL.( )
IV.O NOVO PARADIGMA ESTÁ FUNDAMENTADO NA AUTOMAÇÃO E NA INFORMATIZAÇÃO, SENDO CARACTERIZADO PELA: INTEGRAÇÃO, FLEXIBILIDADE E DESCENTRALIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO. ( )
V.O TOYOTISMO PODE SER APONTADO COMO A ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO CAPITAL FRENTE ÀS MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO CAPITALISMO. ( )
AGORA MARQUE A SEQUENCIA CORRETA.
		
	
	B.( ) V,F,F,V,V.
	
	A-( ) V,V,F,V,V
	
	E-( ) F,F,V,F,V
	 
	C.( ) V,V,V,V,F.
	
	D.( ) F,V,V,V,V
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601854451)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando que as transformações atualmente em curso nos cenários econômicos, políticos e social têm sido analisadas por vários autores como fruto do esgotamento de um padrão de desenvolvimento que emergiu no pós guerra e se prolongou por mais de um quarto de século, até meados dos anos 70.
Analise as afirmativas sobre este momento histórico, e em seguida, marque a opção correta
I. Esse período abarcou trinta anos que seguiram a segunda guerra mundial.
II. O mesmo período foi denominado, por vários economistas, como anos dourados.
III. Hobsbawm assinala que a Era de Ouro pertenceu essencialmente aos países subdesenvolvidos.
IV. Esse período caracterizou-se pelas baixas taxas de crescimento.
V. Esse período caracterizou-se pelas baixas na produtividade.
		
	
	Somente as opções II e IV estão corretas.Somente as opções I e IV estão corretas.
	
	Somente as opções II e V estão corretas.
	 
	Somente as opções I e II estão corretas.
	
	Somente as opções II e III estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602295486)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Após a crise dos anos 70, com o processo de reestruturação produtiva, marcado pela intelectualização das tarefas e pela crescente incorporação da tecnologia em todos os níveis de produção, passa-se a exigir dos trabalhadores maior escolaridade, capacidade de compreender os princípios de suas ações (e não apenas de executá-las), iniciativa, capacidade de inovar, de trabalhar em equipe e de se adaptar a mudanças. Surgem , então, as empresas hipermodernas. Podemos citar característica desta nova empresa, exceto que:
		
	
	As organizações hipermodernas desenvolvem mediações econômicas mais amplas, oferecendo salários mais elevados, possibilidades de ascensão na carreira e educação permanente, de modo que os trabalhadores aceitem o trabalho excessivo, os objetivos de lucro da empresa e a própria dominação capitalista.
	
	Para que esse tipo de trabalhador mais qualificado possa manter sua adesão ao projeto capitalista e se comprometer com as finalidades da organização, certamente passa a ser necessário que as empresas desenvolvam novas estratégias e mediações, pois agora é mais difícil controlar os trabalhadores.
	
	Nas empresas hipermodernas, os empregados são permanentemente submetidos a uma evangelização representada pelos manuais, pelo treinamento, pelas regras que lhe são impostas.
	 
	As organizações hipermodernas sofisticam e complexificam as mediações exercidas, de modo que os chefes são os detentores do poder e o determinador da conduta dos funcionários, com o objetivo de controlar e impedir conflitos.
	
	A organização hipermoderna passa a produzir ela mesma uma ideologia conformista. Ela passa a produzir, de modo autônomo, uma ideologia, uma religião da empresa, um credo ao qual todos os trabalhadores devem fazer sua profissão de fé, do qual devem compartilhar e aderir.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602467763)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para que um tipo de trabalhador mais qualificado possa manter sua adesão ao projeto capitalista e se comprometer com as finalidades da organização, certamente passa a ser necessário que as empresas desenvolvam novas estratégias e mediações, pois agora é mais difícil controlar os trabalhadores. Nessa perspectiva, as organizações hipermodernas sofisticam e complexificam as mediações exercidas, de modo a manter os trabalhadores sob sua orientação. Podemos afirmar que estão corretas as mediações das organizações hipermodernas explicitadas na seguinte resposta:
		
	
	Em função da desqualificação dos trabalhadores, a empresa não necessita de manter mecanismos mais sutis, logo as ordens são diretas e determinam o comportamento que todos devem seguir;
	 
	As organizações hipermodernas desenvolvem mediações econômicas mais amplas, oferecendo salários mais elevados, possibilidades de ascensão na carreira e educação permanente;
	
	As relações nas organizações hipermodernas são verticais. Os chefes são pessoas de difícil acesso;
	
	A dominação da organização sobre os indivíduos se consolida na figura do chefe que controla o espaço e a liberdade das pessoas ;
	
	As organizações centram as ordens na chefia imediata. O chefe é o grande educador;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602340134)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A formação profissional sempre foi um tema central para a gestão das empresas. A área científica que tornou-se parceira neste processo foi:
		
	
	Sociologia.
	
	Epistemologia.
	 
	Psicologia.
	
	Geologia.
	
	Matemática.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602467790)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No paradigma flexível, o modelo de gestão foi assumindo uma nova feição, reorientando-se por uma estratégia de modernização que incorporava quatro novos elementos. Assinale a alternativa que apresenta os 4 elementos referenciados.
		
	
	Flexibilidade, Regras Rígidas, Inovação e Controle
	
	Inovação, Flexibilidade, Hierarquia e Controle
	 
	Inovação, Flexibilidade, Descentralização e Integração;
	
	Descentralização , Controle, Flexibilidade e Regras Rígidas
	
	Controle, Hierarquia, Regras Rígidas e Descentralização
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando