Buscar

ALIMENTOS TRANSGENICOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alimentos Transgênicos: Mitos e Verdades / Celeste Aparecida Pimentel, (UNEB). - p. 1-11. [http://www.uesb.br/eventos/ebg/anais/7c.pdf]
"Pode-se conceituar alimentos transgênicos como alimentos provenientes de pesquisaas laboratoriais com a utilização de parte do código genético de animais, vegetais ou micróbios." (pg. 2)
"A utilização dos alimentos geneticamente modificados contribui para o aumento da produtividade, assim como há uma maior resistência a pragas e durabilidade no que tange a estocagem e armazenamento (...)" (pg. 4).
"Paulo Queiroz: "O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial. Um feijão geneticamente modificado por inserção de gene da castanha do Pará passa a produzir metionina, um aminoácido essencial para a vida. Um arroz geneticamente modificado produz vitamina A. O Alimento pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, atráves de plantas geneticamente modificadas para produziir vacinas, ou iogurtes fermentados com microorganismos geneticamente modificados que estimuler o sistema imunológico"."
"A planta pode resistir ao ataque de insetos, seca ou geada. Isso garante estabilidade dos preços e custos de produção. Um microorganismo geneticamente modificado produz enzimas usadas na fabricação de queijos e pães o que reduz o preço deste ingrediente. Sem falar ainda que aumenta o grau de pureza e a especificidade do ingrediente e permite maior flexibilidade para as indústrias. Aumento da produtividade agrícola atráves do desenvolvimento de lavouras mais produtivas e menos onerosas, cuja produção agrida menos o meio ambiente." (pg. 5).
"O Brasil, atráves da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vem desenvolvendo pesquisas de biotecnologia realizando testes com a soja, feijão, mamão, banana, batata e algodão em relação a resistência a fungos, herbicidas, vírus e pragas." (pg. 5)
"Salientamos que uma parcela significativa dos pesquisadores reagem energeticamente acerca da utilização dos alimentos argumentando que há riscos quais sejam, aumento das reações alérgicas; (...). (pg. 5)
"Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécie de plantas." (pg. 6)
"(...) Nos países onde há a comercialização dos produtos destes, a discussão reside na rotulagem dos mesmos, assim como é feito com os demais alimentos." (pg. 6)
"O documento apresentado pela SBPC (...) traz a seguinte recomendação: "A introdução dos organismos geneticamente modificados na cadeia de produção de alimentos para uso humano requer a divulgação (...) da informação detalhada e compreensível, para que a população possa se orientas e decidir sobre seu consumo". (pg. 7)
"O GREENPEACE tem objeção ao uso de alimentos transgênicos tanto para humanos como animais. Para esta Organização Não Governamental, os que versaam sobre esta temática são irrisórios e insuficientes, o que pode trazer resultados imprevisíveis, incontroláveis e desnecessários." (pg. 9)
"Atualmente a resolução normativa 5, de 12 de março de 2008, dispõe sobre normas para liberação comercial de OGMs (...)". (pg. 9)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando