Buscar

revisão penal II AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O autor é aquele que atua com animus auctori é a pessoa que deseja a infração penal em nome próprio, ainda que não a execute; já o partícipe é movido pelo animus socii, ou seja, atua em nome alheio, em nome de outrem.
Concurso de agentes(pessoas)-> Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade.
§ 1º - Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço.
§ 2º - Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.
Relevância causal de cada conduta>
Liame subjetivo entre os agentes> precisa de um acordo entre eles.
Identidade de infração penal> 
Autor> teoria restritiva> aquele que pratica o verbo.
Teoria do domínio final do fato>
Concurso de crimes->comuno real> Material > art.69> o individuo comete dois ou mais crimes.
Formal > comete somente uma conduta > art. 70> perfeita próprio
1 ) Concurso material ou real de crimes – art. 69 CP:
2 )Concurso formal ou ideal – art. 70 CP
*concurso formal próprio(PERFEITO) – art.70,1 parte CP- aplicação da mais grave as penas, aumentada de um sexto até a metade – exasperação(AUMENTA A PENA)
*concurso formal impróprio(IMPERFEITO) – 70, 2 parte CP- aplicação cumulativa das penas 
-cúmulo material- (ação/omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos)
3) CRIME CONTINUADO OU CONTINUIDADE DELITIVA –Art. 71 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Parágrafo único - Nos crimes dolosos, contra vítimas diferentes, cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa, poderá o juiz, considerando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias, aumentar a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, até o triplo, observadas as regras do parágrafo único do art. 70 e do art. 75 deste Código.(Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
***crime continuado e novatio legis in pejus - súmula 711 STF> A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
 Art. 30 - Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime.
A regra é a da incomunicabilidade, entre os co-participantes, das circunstancias, bem como das condições de caráter pessoal, sendo excepcionada quando se tratar de elementares do crime.
Resumo do artigo 30 do Cp
As condições e circunstancias subjetivas(de caráter pessoal) não se comunicam, por expressa determinação legal;
As circunstancias objetivas se comunicam, desde que tenham entrado na esfera de conhecimento do agente;
As condições e circunstancias se comunicam quando passam a ser elementares do crime, mas, ainda assim, é necessário que entre na esfera do conhecimento do agente, pois, embora te exigência não esteja expressa na lei, deve ser entendida como implícita sob pena de acetarmos a responsabilidade penal objetiva.
Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.
§ 1º - Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.
Peculato culposo
§ 2º - Se o funcionário concorre culposamente para o crime de outrem:
Pena - detenção, de três meses a um ano.
§ 3º - No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.
Peculato mediante erro de outrem.
Das penas-> ART. 32,CP
PPL> PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. DEVE SER CUMPRIDA EM DESSES REGIMES: ART.33,CP>
REGIME FECHADO> PARA CONDENAÇÕES ACIMA DE OITO ANOS OU QUANDO UMA LEI ESPECIAL ASSIM O DISPOE, EXEMPLO COM OS CRIMES HEDIONDOS. 1/6
REGIME SEMI-ABERTO> ENTRE 4 ANOS E UM DIA E 8 ANOS. COLONIAS AGRICOLA OU INDUSTRIAL.
REGIME ABERTO> ATÉ 4 ANOS. ALBERG PENITERCIARIO OU CASA DE ALBERGARDO. COMPROVAR QUE ESTÁ TRABALHANDO OU ESTUDANDO, MAS NÃO SERVE PARA ABATIMENTO DE PENA.
PRD> PENA RESTRITIVA DE DIREITOS (ART.43)> As penas restritivas de direitos são: I – prestação pecuniária;
II – perda de bens e valores;
III- limitação de fim de semana;
IV – prestação de serviço à comunidade ou a entidades publicas;
V – interdição temporária de direitos;
VI- limitação de fim de semana.
PM> PENA DE MULTA> Art.49> A pena de multa consiste no pagamento ao fundo penitenciário da quantia fixada da sentença e calculada em dias-multa.
Será, no mínimo, de 10(dez) e, no máximo, de 360 (trezentos e sessenta) dias-multa.
A multa penal é de natureza pecuniária e o seu cálculo é elaborado considerando-se o sistema de dias-multa, que poderá variar entre um mínimo de 10(dez) e o máximo de 360(trezentos e sessenta) dias-multa, sendo que o valor correspondente a cada dia multa poderá variar de um trigésimo do valor do salario mínimo vigente ao tempo do fato. Até 5 vezes esse valor. Poderá o juiz, contudo, verificando a capacidade econômica do réu, triplicar o valor do dia multa, segundo a norma contida no § 1º do art. 60 do Código penal. segundo a noorma contida no
Sistema trifásico é uma garantia de cumprimento do principio constitucional da individualização da pena. Para quê você precisa dessas 3 etapas para chegar à pena de uma pessoa? Para poder individualizar a pena. Você considera hoje que isso é uma materialização do principio da igualdade, aplicação direta do principio da individualização da pena. Esse sistema trifásico foi construído sobre a chamada TEORIA DAS CIRCUNSTACIAS DO DELITO.
ENTÃO, O SISTEMA TRIFÁSICO DE APLICAÇÃO DE PENA É: 1º utilizar das circunstancias judiciais (art.59), para fixar a chamada pena-base (crime do caput ou qualificado); Depois você aplica as circustancias legais gerais, atenunantes e agravantes de pena(arts.61 e 62,65 e 66), e por fim, você aplica as circunstancias legais gerais de causas de aumento e diminuição de pena e as circustancias legais especiais de casas de aumento e diminuição de pena(normalmente vem em frações ou percentuais).

Outros materiais