Buscar

Teoria da Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Izabelle Godoy Bedim					 Curso: Administração
				Resumo do Capítulo 08
 Motivação: do conceito às aplicações 
Pesquisas sobre o desenho de cargos sugerem que a maneira como os elementos do trabalho estão organizados na função a ser desempenhada pode contribuir para o aumento ou diminuição da motivação. O modelo de características do trabalho propõe que qualquer trabalho pode ser descrito segundo cinco dimensões essenciais:
Variedade de habilidades: é o grau em que uma função exige recurso e diversas habilidades e competências de um funcionário na execução de atividades diversificadas;
Identidade da tarefa: grau em que uma função exige realização de uma parte identificável do trabalho;
Significância da tarefa: um trabalho tem impacto substancial na vida ou no trabalho de outras pessoas;
Autonomia: um trabalho proporciona liberdade substancial e independência para que o indivíduo planeje seu trabalho;
Feedback: grau em que a pratica das tarefas exigi8das por um trabalho gera informações claras e diretas sobre o desempenho.
A excessiva divisão das tarefas realizadas por subordinados gera o descontentamento da equipe, que se cansa ao realizar as mesmas atividades todo dia, e uma alternativa para mudar isso é o rodizio de tarefas, que ocorre uma transferência periódica de uma tarefa a outra. O seu ponto forte é que ele reduz o tédio e aumenta a motivação, ajudando os funcionários a entender como seu trabalho contribui para a organização. O enriquecimento do trabalho refere-se a expansão das funções, aumenta o grau em que o trabalhador controla o planejamento, a execução e a avaliação de seu trabalho. Ela permite que o funcionário execute uma atividade por completo, além de aumentar sua liberdade. Compartilhar tarefas permite que duas ou mais pessoas dividam entre si um emprego tradicional de 40 horas semanais. Ambas podem trabalhar o dia todo, mas em dias alternados. Com o trabalho a distância não há deslocamento físico, o horário é flexível e há total liberdade para se vestir e nenhuma interrupção por parte dos colegas. Se refere aos funcionários que trabalham em casa por pelo menos dois dias na semana, com os computadores ligados ao sistema da empresa. As vantagens potenciais do trabalho a distância para os gestores incluem um mercado maior de profissionais disponíveis, maior produtividade e menor rotatividade.
O envolvimento dos funcionários é definido como um processo participativo que utiliza a capacidade dos funcionários para aumentar seu comprometimento com o sucesso da organização. A principal característica comum a todos os programas de gestão participativa é a utilização do processo decisório coletivo, em que os subordinados compartilham algum poder de decisão com seus chefes, mas para que funcione os assuntos nos quais os funcionários estão envolvidos tem de ser compatíveis aos seus interesses. Além disso para que se mantenham motivados os funcionários precisam tem capacitação e conhecimento para oferecer contribuições relevantes. A participação por representação tem por objetivo redistribuir o poder dentro da organização de modo a igualar os interesses dos funcionários com os dirigentes e acionistas da empresa.
Planos de remuneração por unidades produzidas, incentivos salariais, participação nos lucros e participação nos ganhos são algumas das formas possíveis de programa de remuneração variável em que uma parte de remuneração baseia-se em alguma medida de desempenho, individual e/ou organizacional. As quantias, portanto, flutuam de acordo com o desempenho. O plano de remuneração por unidade produzida tem sido muito popular como forma de compensar funcionários na área de produção, pagando-lhes umas soma fixa para cada unidade de produção completada. O plano de pagamento com base no mérito é feito por desempenos individuais com base em escalas de avaliação. Aqueles que tem mais desempenho podem receber recompensas maiores. Para motivar e reter os melhores trabalhadores, mais empresas estão elevando o diferencial entre os que tem o melhor e o pior desempenho. Os bônus são um componente significativo da compensação total. Muitas empresas recompensas seus funcionários com bônus em milhares de reais quando seus lucros aumentam. A remuneração por habilidades estabelece o nível salarial de acordo com as habilidades do funcionário ou com a variedade de funções que ele é capaz de desempenhar. Planos de participação nos lucros são programas que envolvem toda a organização, distribuindo um pagamento baseado em alguma formula de cálculo da lucratividade da empresa, pode ser feito em dinheiro ou em ações da empresa. A participação nas melhorias são é um plano de incentivo coletivo baseado em uma formula que usa a melhoria na produtividade do grupo durante certo período para determinar a quantia a ser distribuída aos funcionários. Nesse plano os funcionários podem receber os incentivos mesmo quando a empresa não está sendo muito lucrativa. Os planos de participação acionaria para funcionários são planos de remuneração variável estabelecidos pelas empresas nos quais os funcionários compram ações da companhia, normalmente a preços abaixo dos de mercado, como parte de um pacote de benefícios.

Outros materiais