Buscar

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Modalidades das Obrigações
Obrigações Alternativas: aparecem ligadas pela conjunção “ou”. Tem como objeto mais de uma prestação, e o devedor pode escolher entre uma delas para eximir-se da obrigação; porém com o inadimplemento o devedor não mais poderá escolher a prestação, neste caso a escolha caberá ao credor.
Obrigações Facultativas: neste caso existe um único objeto da prestação, e o devedor tem a faculdade de substituí-lo por um de natureza diversa, previamente estabelecida. Aqui não cabe escolha, o devedor somente entregaria outra coisa em caso de impossibilidade do objeto original da prestação. No caso de inadimplemento, o credor só poderá pleitear judicialmente o pagamento do objeto inicial.
Obrigações Divisíveis: são aquelas que podem ser fracionadas sem que haja diminuição de seu valor, alteração da substância ou perda da utilidade. Nessa obrigação cada credor tem o direito de cobrar a parte que lhe cabe, e por sua vez cada devedor responde por sua parte correspondente. Em caso de inadimplemento de um dos devedores, o valor a ser pago pelos demais, não poderão ser acrescidos.
Obrigações Indivisíveis: as obrigações indivisíveis somente poderão ser cumpridas em sua totalidade. O que determina a sua indivisibilidade é o objeto da prestação, e não a obrigação em si. Sendo assim, quando houver mais de um credor ou devedor, deverá ser observado o objeto da prestação. Portanto será indivisível a obrigação, quando o objeto da prestação, se fracionado, sofrer alteração na substância ou diminuição de seu valor inicial.
Acadêmica: Lidiana de Sousa Lima
Turma: 3003
Matrícula: 201307161162

Outros materiais