Buscar

RH II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0556_AV_201202099068 » ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202099068 - ALEXANDRE VARGAS FRASSON DA SILVA
	Professor:
	VERA LUCIA BARTOLO VIVES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 03/06/2014 21:25:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201202353451)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Andréa participou de um treinamento sobre comunicação. Durante o treinamento ela teve a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. No dia seguinte, ela compartilhou com outros funcionários da empresa o conhecimento adquirido durante o treinamento. Podemos afirmar que Andréa desempenhou um papel de:
 
		
	 
	Efeito multiplicador
 
	 
	Coach
 
	
	Porta-voz
	
	Representante
 
	
	Líder
 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202286889)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No processo de socialização, o novo colaborador deve ser inserido no ambiente da organização, de forma a evitar hábitos que possam conflitar com os valores da empresa, o que implica aspectos:
		
	
	Econômicos, devendo ser claramente esclarecido sobre seus direitos e benefícios;
	 
	Culturais, sendo levado a compreender o comportamento esperado na convivência dentro da organização;
	
	Sociais, pois deverá manter um comportamento adequado mesmo quando fora da organização;
	 
	Sócio-culturais, pois o comportamento esperado se refere tanto ao ambiente interno quanto ao ambiente externo da organização.
	
	Políticos, pois deverá compreender e aderir às escolhas partidárias que o seu empregador indicar;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202287145)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando uma empresa percebe a necessidade de contratar mais colaboradores, ou mesmo cumprindo um planejamento em que já previa a promoção interna de alguns funcionários e a consequente vacância de cargos, a ARH deve:
		
	
	avaliar os candidatos externos que se apresentarem à empresa voluntariamente, a fim de que a seleção privilegie aqueles que realmente querem trabalhar na empresa;
	
	iniciar o processo de entrevistas com as indicações que forem oferecidas por funcionários da própria empresa;
	
	iniciar a integração de pessoas, para que a seleção seja muito bem conduzida.
	
	imediatamente iniciar o recrutamento externo, por meio de anúncios em jornais e outras mídias, a fim de que tenha condições de prover o pessoal necessário o mais rapidamente possível;
	 
	analisar a possibilidade de aproveitar talentos já existentes no banco de currículos e outras referências que puderem ser coletadas para prover pessoal ao processo de seleção;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202284776)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na atualidade, verifica-se que todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta dos acionistas e investidores, dos empregados, dos fornecedores, do clientes e até mesmo dos consumidores. Esta afirmação representa uma percepção das pessoas que trabalham em uma organização como:
		
	
	INVESTIDOR
	
	MÃO DE OBRA
	 
	STAKEHOLDERS
	
	POSSÍVEL INTERESSADO
	
	CONSUMIDOR
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202360323)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que a ARH tenha eficácia no cumprimento de algumas ações como contratação, identificação do perfil do funcionário para alocação no cargo, identificação de necessidades de treinamento é preciso aplicar uma ferramenta indispensável:
		
	
	Promoção na Carreira;
	 
	 Avaliação de desempenho;
	
	Auditoria da força de trabalho;
	
	Treinamento e Capacitação;
	
	Planejamento de RH;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202286849)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As técnicas de recrutamento são métodos de abordagem do mercado de trabalho comunicando a existência vagas em uma organização. Qual das técnicas a seguir se enquadra nessa definição ?
		
	 
	Colocação de anúncios em jornais.
	
	Aplicação de testes de aptidão física;
	
	Aplicação de prova de conhecimentos;
	
	Aplicação de dinâmicas de grupo;
	
	Aplicação de testes projetivos de personalidade;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202360190)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Entre os objetivos da Gestão de Pessoas, qual deles pode ser considerado o mais importante? Justifique a sua resposta.
		
	
Resposta: E o plano de carreira- Pois atraves deles mantemos os colaboradores motivados, gerando mais e rendendo mais recursos para organização.
	
Gabarito: O aluno pode escolher, mas deve mencionar um dos seguintes objetivos: Criar, manter e desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização. Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos e alcance dos objetivos individuais. Alcançar a eficiência e eficácia por meio dos recursos humanos disponíveis.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202360332)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Considerando que estamos vivendo em um mundo de mudanças contínuas e velozes,  mencione duas características das mudanças no contexto organizacional:
		
	
Resposta: Mudança na estruturação- atraves da analise dos planos de cargos e salario. Mudança Estrutural- onde registra cada cargo, e define formas de enguadara melhor os colaboradores.
	
Gabarito:
Uma das tendências das organizações é diminuírem os  níveis  hierárquicos, o que agiliza o processo de tomada de decisão.   A flexibilidade é uma realidade nas organizações pois sem ela não há possibilidade de mudanças,  a   maioria das empresas  estão criando possibilidade de maior autonomia aos empregados e, com certeza, exigindo mais competências, habilidades e, principalmente, atitudes por parte deles.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202360556)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os programas de coaching são personalizados, construídos de acordo com as necessidades das pessoas e das empresas, numa relação de grande parceria e confiança, sendo um trabalho sigiloso e confidencial. Desta forma, para Gil (2001, p. 286) o papel do coach na empresa deve se balizar nas seguintes premissas, exceto:
		
	
	As pessoas têm um potencial bem maior do que aquele que demonstram ter: o relacionamento privilegiado entre o coach e seu cliente permite que este seja capaz de identificar não somente as habilidades dos mesmos, mas também a melhor forma de utilizá-las.
	
	Melhor que ensinar é ajudar a aprender: o coach pode, sem limitar nem deixar de lado as opiniões e o poder de raciocínio das pessoas, estimulá-las a descobrir por si mesmas e ajuda-las a encontrar suas próprias soluções.
	 
	As pessoas são diferentes entre si: o que faz com que tenham que receber tratamento diferenciado tanto no referente à correção das suas falhas quanto ao seu desenvolvimento.
	
	As pessoas precisam de estímulos ao longo de sua trajetória profissional: o coach é responsável pelo reforço positivo, festejando os comportamentos e resultados esperados para estimular o aprendiz a mantê-los e buscar novos sucessos.
	 
	As pessoas e os negócios são separáveis: o coaching pode ser entendido como uma ferramenta de capacitação, motivação e desenvolvimento das habilidades das pessoas que pretendem compatibilizar suas expectativas com os objetivos e necessidades da organização sem perder sua individualidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202249227)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se o funcionário usa carro particular para ir ao trabalho, é dever da empresa arcar com gastos como estacionamento e combustível?
		
	 
	Não, se o funcionário estava indo de transporte público e, de repente, decide ir de carro, mas não avisa a empresa e continua a receber o benefício, ele pode ser dispensado por justa causa, por agir de má-fé.
	
	Não, somente o de estacionamento.
	
	Sim, pois se a empresa precisa do funcionário, ela deve arcarcom as despesas de transporte, envolvendo combustível e estacionamento.
	
	Sim, pois a empresa deve, por lei, bancar os gastos tanto de transporte público quanto de carro próprio.
	
	Sim, pois com os congestionamentos nas grandes cidades, não há outra maneira do funcionário chegar na hora se não for com carro próprio.

Outros materiais