Buscar

bebidas gaseificadas sim

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Discentes: 
Docente: 
Nutrição 4° semestre noturno
Tecnologia dos Alimentos
Bebidas Gaseificadas
Introdução
Entende-se por bebida gaseificadas toda e qualquer bebida que contém dióxido de carbono (gás) também constituídas por água , açúcar ou extratos de vegetais elas podem conter corantes ou acidulantes e também são chamadas de bebidas artificiais .
É uma marca de bebida isotônica, gaseificada, constituída por água, similar à dos fluidos naturais do corpo humano.
 Gatorade foi formulado para ajudar atletas a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos, energia que se perde durante a prática de atividades físicas. a bebida é considerada um repositor hidroeletrolítico. 
A composição do Gatorade assemelha-se à do soro fisiológico, contendo água, açúcar e sal. Mas a bebida contém também aromatizantes e corantes e uma concentração alta de carboidratos, dando uma sensação de leveza estomacal, muito apreciada pelos atletas.
Bebida energética ou energético é uma bebida não alcoólica que estimula o metabolismo e tem como finalidade fornecer ao consumidor energia.
 As bebidas energéticas são estimulantes que aumentam o estado de alerta para a mente e para o corpo. Elas têm em sua composição basicamente taurina, cafeína e inositol.
A Vulcano tem uma tecnologia em embalagem pioneira no Brasil. A lata pode ser aberta e fechada de forma simples e rápida, sem perder a qualidade e a carbonatação do produto.
Todos os fabricantes advertem aos consumidores que não é recomendável o consumo com bebida alcoólica.
É uma bebida alcoólica mista gaseificada de sabor refrescante, similar as famosas ices das baladas. Mas exposta em seu rótulo, não há sinal de malte. Ficam apenas o aroma de limão, destilado alcoólico, corantes.
Segundo a AMBEV é uma bebida com base de cerveja e álcool, proveniente de cerveja. No entanto, é uma bebida alcoólica diferente, com sabor cítrico e refrescante, paladar mais agradável e suave. Ela é classificada com produto misto, com base de cerveja.
Contém um teor alcoólico de 7,9% considerado alto em relação as outras cervejas da mesma marca.
Refrigerantes:
É uma bebida gaseificada não-alcoólica e não fermentada, com baixo teor nutricional, fabricada industrialmente, à base de água mineral e açúcar, podendo conter edulcorante, extratos ou aroma sintetizado de frutas ou outros vegetais e gás carbônico.
Aquarius Fresh é um refrigerante de fruta de baixa caloria e gaseificação reduzida fabricado e distribuído pela coca-cola no Brasil e foi lançado para combater o produto H2OH! da PepsiCo.
O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF/DF) ajuizou em 2009, uma ação civil pública para proibir sua comercialização. Para o MPF ambos não são considerados como água e induzem o consumidor ao erro de pensar que adquiria água engarrafada.
A Justiça Federal em Brasília negou o pedido do MPF, Justificando a decisão os procuradores explicaram que o acréscimo da letra "H" e do ponto de exclamação ao final do símbolo diferenciava a marca da fórmula da água.
Aditivos
 Aditivo Alimentar
Aditivo alimentar é todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.
A sigla INS significa Sistema de Numeração Internacional. Cada substância tem um código numérico específico.
Acidulantes
Aumentar a acidez ou conferir sabor ácido e conservar os alimentos.
Ácido Cítrico ( INS 330):A sigla INS vem de Internacional Number System, o sistema numérico padrão para aditivos químicos. O 330 é o velho ácido cítrico. 
ACIDO TARTARICO: (INS 334): Acidulante natural. Obtido a partir da fermentação de alguns frutos. É também usado como um antioxidante e adicionado a bebidas como acidez.
Ácido fosfórico(INS 338): O ácido fosfórico é um oxiácido de poder corrosivo médio conhecido por afanar o cálcio.
Fosfato de Potássio Monobásico (INS 340): reagir com o dióxido de carbono para lhe conferir aquelas bolhinhas habituais, o fosfato leva a níveis de toxicidade elevados no organismo do ser humano. 
Regulador de Acidez
Altera ou controla a acidez ou alcalinidade das bebidas
Citrato de Sódio: Citrato de sódio é comum como um ingrediente em, refrigerantes de limão, lima e cítricos, contribuindo com seus gostos ácidos, e pode também ser encontrado em refrigerantes energéticos.
INS 331 III: Natural ou sintética e acidez acidulante. É também usado como aromatizante, é usada em sucos, refrigerantes, soda, molhos, mostardas.
Ácido Málico (INS 296): Obtém-se naturalmente por meio de extração de frutas tais como maçãs. Este aditivo é encontrado em refrigerantes, vinho, balas e doces.
Conservantes
Impedir ou retardar alterações e/ou deteriorações nos alimentos, provocados por microorganismos.
Benzoato de Sódio: derivado do ácido benzóico, são eficientes contra bolores.
Sorbato de Potássio: derivado do ácido sórbico, utilizados contra fungos e bolores, mas possuem baixa resistência a temperatura.
Corantes
Conferir, intensificar ou restaurar a cor dos alimentos.
Caramelo IV (INS 150 d): Conhecido como caramelo sulfito-amônia. Preparado pelo tratamento térmico controlado de carboidratos com compostos de amônia e de sulfitos, bem como substâncias ácidas ou bases.
Tartrazina (INS 120):é um pigmento sintético, que proporciona a cor amarelo-limão se utilizada como corante alimentar, Estudos realizados, demonstraram casos de reações alérgica como asma, bronquite, rinite e náusea.
Amarelo Crepúsculo(INS 110):
INS 150 C:
Aromatizantes
Conferir ou reforçar o aroma e/ou o sabor das bebidas.
Aroma natural...
Sabor natural...
Sabor artificial de ...
Extrato de Noz Cola
Estabilizantes
Dar cremosidade, não deixar que os componentes se separem.
Citrato de Sódio:
Ácido Cítrico:
Espessantes
Aumenta a viscosidade de soluções, emulsões e suspensões, volume e/ou a massa sem contribuir para o aumento do VET, mantém a textura e a consistência do produto.
Maltodextrina:
Edulcorantes
Substâncias orgânicas artificiais, não glicídicas(sem açúcares naturais como sacarose e frutose), capaz de conferir o sabor doce do produto.
Aspartame:
Acesulfame de Potássio:
Antioxidante
Retardam ou evitam o aparecimento da alteração oxidativa no produto.
Sequestrante EDTA Cálcio Dissódico:
Não sei a classificação
Cloreto de sódio:
Taurina: aumenta a resistência física.
Inositol: regula a resposta das células e deixa seu corpo mais alerta para responder a estímulos externos e também ativa o receptor da serotonina, o hormônio da satisfação.
Cafeina: é um composto químico de fórmula C8H10N4O2. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo, é a que mais atua sobre o sistema nervoso central. Atua ainda sobre o metabolismo basal e aumenta a produção de suco gástrico.Melhora a memória, o raciocínio e a capacidade de concentração, além de reduzir o sono e o cançasso.
Referências
www.anvisa.gov.br/alimentos/legis/especifica/aditivos
Imagens: Google
http://www.aditivos-alimentarios.com/2014/01/e334-acido-tartarico.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais