Buscar

Polpa de Fruta em Iogurte


Continue navegando


Prévia do material em texto

Polpa de Fruta em Iogurte
A polpa de fruta é um produto natural obtido pelas partes comestíveis da fruta carnosa, maduras e frescas, por processos tecnológicos e sanitários adequados.
As principais polpas, de maior relevância no mercado, são as derivadas do processamento de frutas tropicais como abacaxi, acerola, cupuaçu, goiaba, graviola, mamão, manga, maracujá, morango, dentre outras, que resultam em produtos de grande aceitação. Isso por que por meio deles é possível a elaboração de, por exemplo, bebidas lácteas, sucos, sorvetes, doces, atendendo as necessidades que vão desde donas de casa a restaurantes e indústrias.
O propósito da incorporação de polpa de fruta em iogurte assegura um aroma próprio, rico em açucares, de sabor doce e agradável, também aumentam o valor vitamínico, mineral e glicídico (facilita a digestão).
Exemplo: Morango (100g)
	Cálcio: 29,0 mg 
	Fósforo: 29 mg
	Calorias: 36,0 cal
	Proteínas: 0,8 g
	Carboidratos: 8,5 g 
	Vitamina A: 3 mg
	 Ferro: 1,0 g
	Vitamina B1: 0,03 mg
	Fibras: 1,3 g 
	Vitamina B2: 0,04 mg
	Lipídios: 0,3 g 
	Vitamina C: 70 mg
A incorporação das polpas de frutas ao iogurte será feita mediante bombeamento dos preparados, que estão estocados separadamente em tanques de equilíbrio, por sabor, passando por um misturador estático de linha, cujo sistema permite a calibragem da adição por meio de um regulador de vazão. O produto é envasado nas bandejas, pré-formado e, posteriormente, selado com tampas de alumínio, acondicionado e enviado para a câmara frigorífica.
Referência Bibliográfica
http://www.itambe.com.br/Cmi/Pagina.aspx?280 < acessado 8 de junho 2010 > texto adaptado.
http://www.falpolpas.com.br/polpasdefrutas.asp < acessado 8 de junho 2010 > texto adaptado.