Buscar

Extração líquido líquido(FINAL)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA
Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN
Extração líquido-líquido
Neemias Wellington Barbosa Lima
Marcio Fabiano nogueira de Freitas filho
Jose Carlos Vidal de Lima Junior 
Matheus Nunes da silva
Lucas Paulo Ribeiro de Oliveira
 Arthur Henrique Maia Macedo de Mendonca
Mossoró – RN
Fevereiro/2018
SUMÁRIO
OBJETIVOS..................................................................................................................... 2
INTRODUÇÃO................................................................................................................ 3
METODOLOGIA............................................................................................................. 4
RESULTADOS E DISCUSSÕES.................................................................................... 5
CONCLUSÃO.................................................................................................................. 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................ 7
EXERCÍCIOS.................................................................................................................. 8
1 - OBJETIVOS
	Realizar uma extração líquido-líquido para se determinar o teor de etanol em uma amostra de gasolina.
2 – INTRODUÇÃO
A gasolina é uma das frações do petróleo. Trata-se de uma mistura de hidrocarbonetos de cadeias que podem variar de 5 (cinco) a 10 (dez) átomos de carbono. Seu principal constituinte é o iso-octano. Ela pode ser obtida por vários métodos, como destilação fracionada, isomerização, alquilação e craqueamento catalítico.
A transferência de um soluto de um solvente para o outro é denominada extração. Tem como finalidade isolar determinados compostos orgânicos de uma solução ou suspensão aquosa onde se encontram. 
 	Na extração liquido- liquido (extração por solvente) ocorrem às transferências de massas	 baseada na diferença de solubilidade entre os compostos presentes em uma solução liquida em um dado solvente, também na fase liquida. De maneira simplificada, essa operação se da em três etapas: A mistura inicial, agitação (Que tem como objetivo promover a emulsão óleo/solvente para assim facilitar as transferências de massas) e a separação de mistura em duas fases. Para que esta operação ocorra é necessário que os dois líquidos em contato sejam imiscíveis ou parcialmente miscíveis. 
 	Pode-se dividir a extração liquido- liquido em continua e descontinua. Na extração descontinua utiliza-se um funil de separação, onde ambos os solventes são adicionados. Com a agitação do funil de separação, o soluto passa a fase na qual está o solvente com maior afinidade. A separação é feita, então, sendo que a fase mais densa é recolhida antes. 
3 - METODOLOGIA
3.1 - MATERIAIS E MÉTODOS
	Para encontrar o teor de álcool na gasolina, foram utilizados os seguintes materiais:
Gasolina comum.
Proveta de 100 mL.
Luvas.
Becker.
3.2 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
	A primeiro momento, foram preenchidos 50 mL de água na proveta de 100 mL, com cautela, observamos a parte inferior do menisco para que não ocorresse o erro de paralaxe. Logo após o procedimento mencionado, o volume de 100 mL da proveta foi preenchido com um incremento de 50 mL de gasolina comum. Em seguida, foi realizada a homogeneização da gasolina com a água, e por fim a mistura foi submetida a um estado de repouso, até o momento que fosse possível ocorrer a separação de fases com o objetivo de registrar o aumento na camada aquosa em mililitros, o qual foi de 12 mL.
4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após realizar todo o procedimento experimental, percebeu-se que o volume da substância incolor aumentou, sendo, portanto, a solução entre água e álcool. Observando isso, calculou-se o volume de álcool presente na gasolina:
Dessa forma, pôde-se encontrar o percentual de álcool na gasolina fazendo o seguinte cálculo:
Isso significa:
Portanto, conclui-se que a gasolina se encontra dentro dos padrões definidos pelo Ministério da Agricultura, pois, está abaixo de 25% (porcentagem máxima) ou 250 ml/L (Teor máximo). 
5- CONCLUSÃO
Com base no experimento realizado pôde-se perceber a eficácia do método de extração líquido-líquido na determinação do teor de etanol presente em uma amostra de gasolina. O processo é simples e prático, porém deve-se fazer uso dos equipamentos de proteção individuais e coletivos adequados, já explanados em relatórios anteriores, bem como ter auxílio de um profissional especializado na área química, a fim de que acidentes e/ou imprevistos sejam minimizados. A prática se torna possível devido a dupla afinidade do álcool, que por apresentar uma parte polar e outra apolar, possui a capacidade de misturar-se tanto a gasolina quanto a água. No entanto, sua afinidade com a água é superior a afinidade que possui com a gasolina, o que torna possível a destilação líquido-líquido. Dessa forma, a água tende a misturar-se ao volume de álcool, fazendo com que este se desprenda da molécula de gasolina, havendo uma separação.
Por meio da prática, percebeu-se um acréscimo de 12 ml ao volume inicial de água, sendo esse valor o correspondente ao volume de álcool presente na amostra de gasolina. Por meio da prática realizada foi possível determinar, de forma simples, se a gasolina utilizada estava ou não dentro dos padrões previstos por lei, que é de, no máximo, 25% do total de gasolina. Como 12 ml representavam 24% do total da amostra de gasolina, concluiu-se que esta encontrava-se dentro das normas estabelecidas por lei.
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/forcas-intermoleculares-as-forcas-de-interacao-entre-as-moleculas.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/classificacao-das-forcas-intermoleculares.htm
https://scientificusblogpt.wordpress.com/2015/04/08/extracao-liquido-liquido/
http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/museu%20virtual/curiosidades%20e%20descobertas/Gasolina_Alcool_Agua_AFINIDADES/analise.html
7 – EXERCÍCIOS
1 - O que são forças intermoleculares?
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
2 - Dê a definição de cada força intermolecular, citando um exemplo de cada.
Dipolo – Dipolo ou dipolo permanente: É um tipo de força intermolecular que ocorre entre moléculas polares 
 	Forças de London ou dipolo-induzido: É o tipo de força que ocorre entre moléculas apolares, ou seja, moléculas que não apresentam polos (positivo e negativo), pois os elétrons estão distribuídos de forma uniforme em sua eletrosfera.
 	Ligações de hidrogênio: É um tipo de força intermolecular que também ocorre em moléculas polares, mas apenas se o átomo de hidrogênio estiver ligado diretamente a um dos três elementos químicos (Flúor, Oxigênio e Nitrogênio) mais eletronegativos da Tabela Periódica.
3 - Por que no Brasil se adiciona etanol à gasolina? 
Após o movimento do pró-álcool foi obrigatório ter uma porcentagem de etanol na gasolina tanto por uma causa ecológica, já que o etanol é menos poluente, quanto por causas econômicas, pois a família do presidente da época produzia o combustível.
4 - Faça uma pesquisa sobre extração líquido-líquido. 
A extração líquido-líquido é uma operação básica de separação de compostos com diferentes características de solubilidade face a solventes orgânicos e aquosos imiscíveis entre si. Assim, é possível isolar os dois componentes de uma mistura, A e B, em que A é muito solúvel em água e pouco solúvel num solvente orgânico imiscível com a água, ao passo que B tem o comportamento exatamente oposto. Colocando um sistema de dois solventes
imiscíveis, como água e clorofórmio, por exemplo, em contato com a mistura A+B e misturando bem as duas fases (orgânica e aquosa) por agitação vigorosa, pode-se atingir um estado de equilíbrio (equilíbrio de partição líquido-líquido) no qual a maior parte de A se encontra na fase aquosa e a maior parte de B se encontra na fase orgânica.
5 - Qual dos líquidos tem maior densidade? Como você deduziu sua resposta?
A gasolina, pois se encontra mais a baixo, numa mistura heterogênea, o mais denso permanece por baixo. 
6 - Por que a água extrai o etanol da gasolina?
A água reage com o etanol criando uma ligação dipolo-dipolo com a hidroxila presente na formação do álcool. 
7 - Qual o teor de etanol na gasolina em % e em mL de etanol/L de combustível?
Por lei deve ser uma porcentagem de 25%, ou seja, 250ml/L. No experimento feito em laboratório foi encontrado 24%, ou seja, 240ml/litro. 
8 - Calcule o erro experimental, caso exista, baseado na percentagem de etanol permitida na gasolina. Comente os possíveis erros.
O erro que poderia ocorrer estaria ligado ao manuseio do material, ou seja, um erro de medida no despejo da água no recipiente. Em relação á porcentagem, a mudança da porcentagem estaria relacionada ao posto de gasolina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais