Buscar

ciencia tecnologia e educaçao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Leia a afirmativa de Pierre Levy:
O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial” mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca. Dessa perspectiva, o principal projeto arquitetônico do Sec. XXI será imaginar, construir e organizar o espaço interativo imóvel do ciberespaço.
 
LÉVY, Pierre.
Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1998. P.25.
 
Com base nos estudos e a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, o que é o ciberespaço?
 
Marque a alternativa correta:
 
	
	A
	O ciberespaço é um espaço de comunicação entre as pessoas que evitam o espaço virtual.
	
	B
	O ciberespaço é um lugar onde se cria uma nova modalidade de contato social, que privilegia o contato físico entre as comunidades participantes.
	
	C
	O ciberespaço é o espaço onde diferentes comunidades se encontram desde o primórdio da humanidade, pois na pré-história já existiam estes espaços.
	
	D
	O ciberespaço é um lugar de comunicação, que vai além dos limites naturais de espaço e tempo.
Você acertou!
As tecnologias são produto de uma sociedade e de uma cultura que convivem no ciberespaço, lugar de comunicação, de sociabilidade, onde se cria uma nova modalidade de contato social que extrapola os limites naturais de espaço e tempo, aos quais a humanidade, até então, estava acostumada. (P. 24)
	
	E
	O ciberespaço provocou o desaparecimento da cibercultura, pois fez surgir uma nova forma de sociabilidade.
Questão 2/10
Leia as considerações sobre o trabalho colaborativodo professores na EaD.
O trabalho colaborativo é fundamental paraa criação dos materiais didáticos dos alunos. Esta interação se apresenta sistematizada nos conhecimentos específicos abordados, por exemplo, nas teleaulas e no livro.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior a distância e que tenham atuado na educação básica?
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos.
	
	B
	Agilidade, empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas aos alunos.
	
	C
	Autoaprendizagem, andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com autonomia sem a interferência ou mediação de outro professor.
	
	D
	Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no processo de ensino dos alunos;
	
	E
	Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano escolar e a competência na orientação adequada aos alunos;
Você acertou!
Durante pesquisas e vivências na EaD, percebeu-se que há cursos que contratam professores com profundo conhecimento da área, mas que nunca atuaram em uma sala de aula da educação básica. Estes desconhecem a dinâmica de uma sala de aula, as relações entre professor e aluno e entre alunosno seu cotidiano escolar, faltando-lhes, pois a competência para orientar  o aluno em caminhos, desconhecidos porque eles próprios não trilham esses caminhso.(P.158)
Questão 3/10
Leia a afirmativa de Pierre Levy:
O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.
LÉVY, Pierre. Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1998. P.25.
 
Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da autoaprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual.
	
	B
	As abordagens da escola nova e sociointeacionista para a ampliação do cognitivo e social entre os alunos.
	
	C
	As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens dos alunos.
	
	D
	As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidades individuais e não formais.
Você acertou!
A autoaprendizagem é um fundamento relevante para a EaD. Por isso, ela exige duas abordagens, a primeira andragógica em relação aos cursos regulares que obedecem a uma legislação e que certificam e, outra, segunda abordagem denominada de heutagógica nos cursos que atendem às necessidades individuais, não formais dos indivíduos. (P. 155)
	
	E
	A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos canais de comunicação de um ambiente virtual.
Questão 4/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
[...] O número de instituições de ensino públicas e privadas que oferecem cursos nesta modalidade tem crescido significativamente no Brasil depois da publicação da Lei de diretrizes e Bases – LDB em 1996. Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, o número de instituições que ofertam cursos superiores na modalidade de EAD cresceu 36% no período de 2004 a 2006. Passando de 166 para 225. O número de alunos cresceu 150%, passando de 309.957 para 778.458 no mesmo período.
MUGNOL, Marcio. A Educação a Distância no Brasil: Conceitos e Fundamentos. Revista. Diálogo Educacional. Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago 2009.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre a Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED, sua criação pode ser expressada pela afirmativa:
 
I. Criar condições de organização e sistematização da EAD no Brasil;
II. Estreitar as relações entre as modalidades da educação no Brasil;
III. Promover o rompimento das barreiras do preconceito e da resistência referente a EAD no Brasil;
IV. Distanciar a EAD do contexto social brasileiro;
V. Alargar as barreiras do preconceito com a EAD no Brasil;
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
Segundo o livro base, a Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED, surgiu para criar condições de organização e sistematização da EAD no Brasil, bem como de buscar romper as barreiras do preconceito e da resistência. Resposta disponível na página 90 – capítulo 01
	
	C
	Afirmativas II e III.
	
	D
	Afirmativas IV e V.
	
	E
	Afirmativas II e IV.
Questão 5/10
Leia as considerações sobre os repositórios:
Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web para todos, professores e alunos.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.
 
Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?
 
Marque a alternativa correta:
 
	
	A
	Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer e aprender a conhecer.
	
	B
	As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.
	
	C
	As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferência ou mediação do tutor.
	
	D
	Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem
e avaliação do processo de ensino na EaD.
	
	E
	Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem.
Você acertou!
Os objetos de aprendizagem são definidos, segundo Tori 2010 (citado por CORTELAZZO,2013, p.157) como sendo, qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem. (P.157)
Questão 6/10
Leia a afirmativa a seguir sobre o uso da Informática na Educação:
Não basta ter apenas um ensino informático e mesmo a Informática como ferramenta de ensino. Ao nosso ver, para se ter  um ensino democrático, é preciso fazer com que a educação incorpore criticamente a nova tecnologia, usando-a e não sendo usada por ela, apropriando os conteúdos de forma crítica e criativa.
 
Moraes, Raquel Almeida.
Informática na Educação/ Raquel Almeida Moraes. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. P. 116.
 
Ao estudar sobre o histórico da informática na educação brasileira percebe-se a utilização da informática em duas perspectivas: institucional e construcionista. Para Papert, a perspectiva construcionista está baseada na teoria de......
 
	
	A
	Vygotski
	
	B
	Paulo Freire
	
	C
	Wallon
	
	D
	Piaget
Você acertou!
O termo CONSTRUCIONISTA está diretamente relacionado à denominação CONSTRUTIVISTA. Papert (1994), que trabalhou com Jean Piaget, denominou de CONSTRUCIONISTA a utilização da informática embasada na teoria piagetiana de construção do conhecimento. (P. 84)
	
	E
	Skinner
Questão 7/10
Leia um fragmento do pensamento de Francelin, em uma reflexão sobre o senso comum e a ciência:
Os conceitos nascem no cotidiano (senso comum), são apropriados pelo meio científico e tornam-se científicos ao romperem com esse cotidiano, com esse senso comum.
 
Francelin, Marivalde Moacir.
Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos
Mestre em biblioteconomia e ciência dainformação pela PUC-Campinas.
Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a04v33n3.pdf
Acesso em: 05/jan.2015
 
O conhecimento humano se apresenta em diferentes formas e o senso comum é uma delas. De acordo com os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base, no que se baseia o senso comum?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Nos estudos científicos que têm como finalidadepropor uma explicação racional da realidade.
	
	B
	Nos conhecimentos espontâneos e intuitivos, uma forma de saber que fica no limite de nossas crenças.
Você acertou!
o conhecimento em nível do senso comum se baseia em conhecimentos espontâneos e intuitivos, uma forma de saber que fica no limite das nossas crenças, nossas experiências de vida, ou seja, do nosso dia a dia. (p.21)
	
	C
	No saber metódico e rigoroso que é sistematicamente organizado.
	
	D
	Nas verdades absolutas que estão diretamente ligadas à ciência.
	
	E
	No desenvolvimento de teorias e aplicação dessas teorias às necessidades humanas.
 
Questão 8/10
Leia o texto a seguir: 
“A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”
ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf Acessado em: 04/02/2016.
Em nosso Livro-base é referenciado o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, como um núcleo de grande relevância para a Educação à Distância. Entre suas atribuições a este nível de ensino,  é correto afirmar que:
	
	A
	Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;
Você acertou!
Segundo Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, realiza pesquisas juntamente com comunicadores e educadores de todo o país, visando o uso da informática educativa, bem como demais tecnologias na escola e sua forma de utilização, estuda os ambientes virtuais de aprendizagem e projetos colaborativos entre a EAD, educadores e alunos. Resposta disponível nas páginas 84 e 85 – capítulo 01.
	
	B
	Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no Brasil, valorizando a mediação humana.
	
	C
	Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;
	
	D
	Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profissionais da educação.
	
	E
	O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.
Questão 9/10
Leia as asserções:
 
I.A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola.
 
Porque
 
II.A escola poderá manter-se, desta forma, como único caminho para o acesso à informação e construção do conhecimento.
 
	
	A
	As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	B
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
A assertiva I está correta, pois as autoras do livro-base concordam com Bastos quando diz que a presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola e, também, na formação de um cidadão competente quanto ao seu instrumental técnico, mas, principalmente, no que se refere à interação humana e aos valores éticos (P. 22).
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I porque ela afirma que a escola é o único caminho que possibilita o acesso à informação e as autoras do livro-base afirmam que “no cotidiano do indivíduo do campo ou do urbano, ocorrem situações em que a tecnologia se faz presente e necessária. Assumimos, então, educação e tecnologia como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito à construção de conhecimento, preparando-o para que tenha condições de criar artefatos tecnológicos, operacionalizá-los e desenvolvê-los”.(P.23)
	
	C
	A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	As assertivas I e II são proposições que se complementam
Questão 10/10
Reflita sobre a educação a partir de um fragmento do pensamento de Carlos Brandão (1981) sobre educação, citado por Libâneo:
Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é ínica prática, e o professor profissional não é o seu único praticante.
 
Libâneo, José Carlos.
Pedagogia e pedagogos, para quê? / José Carlos Libâneo.- 12 ed. – São Paulo, Cortez, 2010. P.26
 
Agora, a partir dos conteúdos apresentado nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, em relação à educação:
 
I.(   ) A educação pode acontecer em diferentes espaços: em casa, na rua, na igreja, na escola.
II.(    ) Por meio da educação a cultura de uma sociedade é difundida.
III.(    ) Tecnologia e educação são ferramentas que podem oportunizar ao sujeito a construção do conhecimento.
IV.(   ) É preciso considerar que a educação acontece somente no espaço da escola.
V.(    ) Algumas pessoas deixam de ser atingidas pela educação por morarem em pequenas cidades.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V,F,V,V,F
	
	B
	F,V,V,F,V
	
	C
	V,V,V,F,F
Você acertou!
As afirmativas I,II e III são verdadeiras
Comentários: Quando
nos referimos à educação, queremos expressar nosso entendimento de que ninguém escapa dela. Ela está sempre entrelaçada à vida cotidiana – na rua, na igreja ou na escola -, no ato de aprender, de ensinar, de aprender e ensinar, de saber, de fazer ou de conviver. (P.23)
Na totalidade das formas de existência do ser humano, os grupos sociais criam, de geração em geração, formas de continuidade de transmissão de conhecimento, valores, regras, normas, procedimentos, com o intuito de garantir o convívio entre os homens e difundir a cultura de cada sociedade, o que ocorre por meio da educação. (P.22-23).
Devemos observar também que vivemos numa sociedade “tecnologizada”. No cotidiano do indivíduo do campo ou do urbano, ocorrem situações em que a tecnologia se faz presente e necessária. Assumimos, então, educação e tecnologia como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito a construção de conhecimento, preparando-o para tenha condições de criar artefatos tecnológicos, operacionalizá-los e desenvolvê-los. (P.23)
As afirmativas IV e V são falsas.
Comentários: Quando nos referimos à educação, queremos expressar nosso entendimento de que ninguém escapa dela. Ela está sempre entrelaçada na vida cotidiana – na rua, na igreja ou na escola -, no ato de aprender, de ensinar, de aprender e ensinar, de saber, de fazer ou de conviver. (P.23)
	
	D
	V,V,F,F,V
	
	E
	F,F,V,V,F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais