Buscar

meu estagio novembro PRONTO

Prévia do material em texto

�PAGE �
�
SUMÁRIO
4INTRODUÇÃO	�
51	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	�
62	CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	�
73	DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	�
4 PLANOS DE AULA ................................................................................................16
95	DIÁRIO DAS REGÊNCIAS	�
10CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
11REFERÊNCIAS	�
�
�
INTRODUÇÃO
O presente estágio tem como objetivo o conhecimento fundamental na formação acadêmica de cada educador e saber qual a importância dos métodos que são utilizados no ensino aprendizagem bem como a postura do professor recursos e maneira de ensinar e educar em sala de aula, conhecer o ambiente escolar como um todo, é uma oportunidade para os acadêmicos adquirir conhecimento sobre sua carreira profissional é fundamental o estagiário estar preparado para atuar na área que escolheram, pois se coloca o estagiário de frente com a realidade que irá vivenciar, após a conclusão do seu curso e permite estar por dentro da realidade e as dificuldades que poderão surgir quando chegar dentro da sala de aula.
 O estágio foi dado sequência ao planejamento da professora titular que esteve por a par de todas as atividades que foram desenvolvidas. A proposta realizada com a turma do maternal um teve como base fundamental a conscientização da importância do bem estar e a saúde praticando exercícios físicos e uma boa alimentação como frutas e verduras já que o projeto da professora titular era crescendo saudável. E também foi desenvolvido um planejamento para a semana a semana farroupilha por que aqui no Rio Grande Do Sul se trata de uma data muito importante. O estágio foi realizado um uma escola municipal de educação infantil no período do dia 22 de agosto a 4 de outrubro. Os resultados foram surpreendentes todos os alunos foram participativos com as propostas apresentadas, foi feito varias brincadeiras e juntamente com as brincadeiras exercícios físicos com musicas. Em relação a semana farroupilha fou apresentado os costumes gaúchos como o chimarrão o churrasco e a cavalgada.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio foi foi realizado em uma escola municipal, Leonel De Moura Brisóla situada na rua Iguatemi n°310 bairro primavera Nova Hartz fone:5135652849. A escola possui 201 alunos com idade entre 12 meses a 6 anos, distribuídos em duas turmas de berçário 3 turmas de maternal e 4 turmas de jardim. As turmas de berçário e maternal atendem em turno integral das 6:30 as :17:30 minutos. As turmas de jardim atendem em regime parcial. A escola tem por sua filosofia a valorização da primeira infância proporcionando um ambiente afetuoso, lúdico e acolhedor. Trabalhando com a criança de forma global, desenvolvendo as áreas afetivas, cognitivas, psicomotora. Através de estimulos adequados, valorizando sempre suas produções e oportunizando experiencias ricas, ressaltando valores como a verdade, igualdade, integridade, autonomia, criticidade, cooperação, justiça e amorosidade. O professor registra o planejamento semanal e o registro de suas observações registro e o sentimentos sobre o que vê e ouve nas atividades realizadas pelas crianças. E dever do professor manter o planejamento e registro das suas observações em dia. O planejamento do professor e realizado no período atividade e a coordenação acompanha esse planejamento dando sugestões e orientando sobre o trabalho que deve ser desenvolvido pela turma. É fundamental levar em conta as contribuições das crianças no ato de planejar.
. 
 “A principal meta de educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar verificar e não aceitar tudo que ela se propõe”. (PIAGET, Jean, pensador.uol.com. br / citações Piagt- escola/). 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A instituição conta com 9 sala de aula com um solário, sala da vidio, brinquedoteca, refeitório, área coberta, biblioteca, sala de dos professores, sala da direção, sala de atividades educacionais especializada além de três praças. A escola conta com 43 funcionários sendo eles professores, merendeiras e auxiliares de limpeza.
Cada sala conta com uma professora titular formada em pedagogia e auxiliares estagiarias que estão cursando pedagogia. Na sala dos berçário conta com uma titular e duas estagiaria, .já os maternal conta com um titular e uma auxiliar na parte da manha e outra na parte da tarde já os jardins conta com uma professora titular e se nesecario uma auxiliar para atentender criança especial. As salas de aula tem um ambiente amplo, iluminado e bem arejado. Para ilustrar a sala de aula as professoras despunha de mobiles de borboletas produzidas pelos alunos com rolos de papel higiênico, fotos das famílias das crianças e trabalhos que eles realizaram. As salas tem estantes que contem brinquedos ao alcance das crianças, assim como jogos pedagógicos. Também um espelho grande em que as crianças conseguiam enxergar-se de corpo inteiro havia também mesas coloridas e cadeiras em tamanho apropriado para as crianças. Assim como cortinas coloridas. Um armário fechado para guardar os materiais de uso coletivo da turma, assim como uso particular das professoras. Ao lado desse armário estavam os colchonetes para as crianças. A escola tem banheiro para a faixa etaria das crianças sendo um para meninos e outro para meninas e além desses contem mais dois banheiros para os funcionários e os professores. Uma cozinha um refeitório grande com mesas e banco para as refeiçoes das crianças e na sala de vidio contem uma televisão com DVD. Na sala da direção fica a diretora a vice diretora e a coordenadora pedagógica, a cozinha conta com três merendeiras concursadas, a escola conta também com três funcionarois que atuam na área da limpeza 
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
As crianças se sentem seguras co�m as professoras, sendo essas carinhosas e atenciosas, estimulando a interação das crianças umas com as outras. Nessa faixa etária e comum surgirem conflitos por causa de objetos e brinquedos, sendo necessário a intervenção das professoras. Cada dia da semana tem um horário de atividades em um ambiente diferente, proporcionando momentos agradáveis e prazerosos aos alunos.
 . 1°dia de observação etapa de observação iniciou no dia 22 de agosto de 2017 no turno da manha,na turma do berçário I quando cheguei à escola estava somente a professora auxiliar na sala de aula com três crianças, mas logo chegou a professora titular, e então ficaram na sala recepcionando os alunos com brinquedo conforme estes iam chegando, até as 8.00 horas, limite máximo para a chegada das crianças, chagaram 12 crianças 7 meninos e 5 meninas. Então foi organizadas as crianças para o café da manha. O café é servido na sala pois são muito pequenos para ir ao refeitório, todos receberam uma fatia de pao e um copo de café e uma fruta. Após todos terminarem foi feita a higiene nos alunos, troca de fralda e pentear os cabelos então foi colocado brinquedos para os alunos brincarem no tapete da sala. 2° dia berçário II foi a mesma rotina do dia anterior também avia 12 alunos na sala após o café saram para brincar na área coberta na piscina de bolinha e após voltaram para a sala foi feita a higiene e após foi servido o almoço e então a hora do soninho. 3°dia maternal I cheguei na sala só estava a professora auxiliar recepcionando os alunos após chegou a professora titular e foi colocando brinquedos para eles ate que os outros chegassem, após foi organizada uma fila e fomos ao refeitório tomar o café, todos sentaram-se em uma mesa pequena todos ganharam uma xicara de café e uma fatia de pão e umafruta após todos formaram fila e retornamos para a sala onde foi feito a higiene e após foram brincar na pracinha.4°dia maternal II foi a mesma rotina do dia anterior após o café foi feito atividades com folhas de oficio e então foram para o almoço após terminar o almoço foi feito a higiene e então a hora do soninho.5°dia jardim A quando cheguei a professora estava recebendo os alunos quando todos chegaram fomos para o café após retornamos para a sala e foi aplicado algumas atividade e então fomos para a pracinha então chegou a hora do almoço e após se arrumaram para ir embora pois eles só ficam meio turno na escola. 6°dia jardim B por terem a mesma fachetária de idade a rotina e a mesma do dia anterior. Após as observações escolhi e maternal II para fazer a regência.
PLANOS DE AULA
Nome da instituição: Leonel De Moura Brisola 
Diretora: Geovana 
Estagiaria: Aline
Professora titular:Marines
Nivel: maternal II
Periodo: manha 
Numero de alunos: 18
Data:19/09/2017
Tema da aula: estimular o sentido da direção motora 
Objetivos
O objetivo desta aula é estimular o sentido da direção motora. Conforme a necessidade e interesse da turma foram desenvolvidos planos de aula dando sequencia ao projeto da professora para então aprimora o conhecimento já existente e desenvolver novas habilidades em sala de aula com moldes em formato de pés em EVA em posições opostas, foi colocado uma musica do patati pata, foi analisado a capacidade de cada aluno, no começo tive que ajudar ele mas em seguida todos já estavam praticando o exercicio sozinho. Eles identificaram qual era o desenho em EVA e também como os moldes eram coloridos aproveitei a oportunidade para identificar as cores. Após a atividade algums alunos foram capazes de:
Reconhecer as cores dos moldes 
De pisar nos moldes na posição certa já que estavam oposto um do outro
Um incentivava o outro a refazer os passos.
Síntese dos procedimentos 
Ouvimos a musica do patati patata 
Expliquei como seria realizado a atividade 
Mostrei uma tabela de cores para que eles pudescem reconhecelas 
Após praticamos a atividade 
Após brincarem com os moldes pedi para eles idendificar a cor de cada molde
Recursos: 
Foi utilizado moldes em EVA colorido um radio onde foi colocado um CD com a musica e uma tabela de cores feita em EVA 
Avaliação e/ou 
A avaliação foi analizada a capacidade de cada aluno a forma de praticar e desenvolver a atividade, analisar a capacidade de esperar chegar a sua vez para então praticar a atividade, pois alguns são impacientes e tentam passar na frente um do outro mas tudo saiu de forma satisfatória. Observei também que todos já estavam cantando a musica com clareza. Todos gostaram da atividade pois não queriam mais parar tive que deixar os moldes com a professora titular para que ela pudesse aplicar a atividade mais tarde.
 
Referencias :
https://youtu.be/OK79ZxQ9zwk
através desse vidio fou desenvolvido o plano de aula com pezão em EVA
Nome da instituição: Leonel De Moura Brisola 
Diretora: Giovana 
Estagiaria: Alini 
Professora regente: Marinez 
Nivel: maternal II
Período: manha 
Numero: de alunos: 18
Data: 21/09/2017
Tema da aula: ler um livro para os alunos 
Objetivos:
Foi feito a leitura do livro a sexta de dona Maricota, o objetivo foi conscientizar as crianças a consumirem alimentos saudáveis. Pois o livro trata-se de frutas e verdura que dona Maricota trouxe da feira, também despus de algumas frutas e legumes que alguns ainda não conheciam e tiveram a opertunidade te tocalas e degustar. Também propus a eles identificar as cores de cada fruta e legumes apresentado, foi muito satisfatório o resultado pois todos foram participativo perguntando o nome dos alimentos que ainda não o conheciam e queriam saber a cada cada.
Objetivo que pretendo alcançar:
Incentivar os alunos a provar alimentos que não conheceram. 
Identificar a cor de cada alimento apresentado.
Propor o dialogo ao conhecimento.
Recursos: 
Foi utilizado livro para a leitura, frutas, um noutebuk para mostrar as imagens do livro maior e bem colorida aos alunos, tembem tinha deponivel uma tabela de cores para que eles identificassem as cores dos alimentos.
Avaliação:
Foi avaliado a participação dos alunos junta a leitura do livro, todos queriam ver novavente os desenhos para identifacar os que não conheciam ainda, cada um deles teve a oportunidade de pegar em suas mãos as frutas e legumes que estavam disponível na sala. E com a tabela de cores puderam identificar a cor de cada alimento.
Referencias:
O livro de dona Maricota 
Nome da instituição: Leonel De Moura Brisola 
Diretora: Giovana 
Estagiaria: Aline
Professora regente: Marinez 
Nivel: maternal II
Período: mananha
Numero de alunos:18
Data: 22/09/2017
Tema da aula: semana farroupilha 
Objetivos:
Apresentar os costumes de nosso região pois muitos deles ainda não tem conhecimento. Foi apresentado a eles a cuia de chimarrão as roupas típicas dos gaúchos o churrasco e também o cavalo. Este tema foi apresenta com o objetivo que eles conheçam os nossos costumes ate porque a semana farroupilha e uma das datas mais importante no Rio Grande Do sul.
Objetivo: conhecer e degustar o chimarrão.
Conhecer a roupa do peão e da prenda.
Ariscar alguns passos das musicas gaúchas.
Síntese dos procedimentos:
Assistir vidio com a cultura gaúcha.
A partir do vidio foi serão dada explicações aos alunos sobre a tradição.
Após foi feita uma roda de chimarrão 
Após foi feito o reconhecimento das roupas gaúchas 
Os alunos trouxeram suas roupas de casa que foi solicitado aos que teriam, 
Então colocamos as roupas e fomos para a mateada 
Recursos 
Computador com DVD, cunha e erva mate, roupas da cultura gaúcha.
Avaliação:
Foi avaliado a participação de cada aluno, todos gostaram muito do assunto, pois tradição gaúcha e bem cultiva nas famílias. A maioria dos alunos já conheciam o chimarrão, forram capazes de reconhecer a roupa da prenda e do peão. E na mateada respeitaram a roda do chimarrão como foi apresentado no vidío. 
Referencias:
https://youtu.be/gD6r5Wqf2Jc 
https://youtu.be/7_Y3yDGP4WY
Nome da instituição: Leonel De Moura Brisola 
Diretora: Giovana 
Estagiaria: Alini 
Professora regente: Marinez 
Nivel: maternal II
Período: manha 
Numero: de alunos: 18
Data: 25/09/2017
Tema da aula: relembrar a leitura do livro dona Maricota 
Objetivo:
Objetivo da aula é relembrar a leitura do livro dona Maricota para então fazer a atividade, incentivar os alunos a desenhar as frutas e legumes encontradas no livro, alguns alunos escolheram as frutas que mais gostam para desenhar o resultado foi muito tatisfatorio pois alguns queriam desenhar mais que um alimento. Foi analizado a capacidade de cada aluno de desenhar, pois eles não tem muita abilidade em manusear o lápis, por serem crianças muito pequenas. Mas todos foram participativo cada um de sua forma fez seus rabiscos.
Objetivo: 
Relembrar o texto
Analizar a capacidade do desenhar
Identificar as cores 
Síntese dos procedimentos:
Relembrar a leitura já feita com o dialogo com os alunos.
A partir desse ponto foi explicado aos alunos a diferença entre a fruta e o legume.
Após a explicação os alunos fizerem desenhos em folhas de oficio.
Tinha frutas na sala para degustação algumas eles não conheciam.
Após foi feia uma roda no chão para cintinuarmos a falar sobre a leitura proposta.
Recursos :
Computador, livro, giz de ceira, folha de oficio, frutas e verduras 
Referencias: 
A cesta de dona Maricota 
Nome da instituição: Leonel De Moura Brisola 
Diretora: Giovana 
Estagiaria: Alini 
Professora regente: Marinez 
Nivel: maternal II
Período: manha 
Numero: de alunos: 18
Data: 26/09/2017
Tema da aula: exercício físico com musicaObjetivo:
Objetivo da aula incentivar os alunos a praticar exercícios físicos, incentivar o bem estar que a pratica do exercício tras para a saúde de todos nos. incentivar as crianças a pratica do exercício e uma ótima ideia em sala de aula pois já que no nosso pais estamos com uma grande elevação de crianças obesas. Pois em casa muitas vezes os pais não incentim e não praticam nem um tipo de exercício. E muitas vezes não tem uma alimentação saudável como frutas e verduras.
Objetivo:
Praticar exercício físico.
Ter uma alimentação saudável.
E aprender que o exercício pode ser divertido com uma boa musica.
Síntese dos procedimentos 
Foi colocado uma uma musica e explicado como seria feito.
Após a explicação começamos a se exercitar sem a musica para praticar.
Sera praticado exercício com musica.
Foi organizado os alunos um atrás do outro.
Então coloquei a musica e começamos a brincadeira.
Recursos:
Radio, e musica infantil
Avaliação:
Será avaliado o comportamento dos alunos, também como a participação e o desenvolvimento, como eles se apresentam em grupo .
Referencias:
https://youtu.be/uOybyIfoeh4
 
 Nome da instituição: Leonel De Moura Brisola 
Diretora: Giovana 
Estagiaria: Alini 
Professora regente: Marinez 
Nivel: maternal II
Período: manha 
Numero: de alunos: 18
Data: 28/09/2017
Tema da aula: vida saudável
Objetivos:
Conscientizar os alunos do bem que as verduras e frutas fazem em nossas vidas, demostrar a eles como se faz um ótimo suco de couve com laranja. Também aproveitar a oportunidade para eles reconhecer a cor da laranja e da couve já que nas aulas anteriores trabalhamos um pouco das cores.
 
Como se faz suco com frutas e verduras. 
Reconhecer as cores dos alimentos utilizados. 
Degustar o suco com couve e laranja. 
Síntese dos procedimentos:
Explicar a eles como se faz um suco de laranja e couve.
Apresentar a eles o liquidificador onde será batido os produtos.
Explicar a eles que antes de utilizar qualquer produto devemos lava-los bem.
Após as explicações comecei a fazer o suco colocando um produto de cada vez.
Depois colocamos eles sentados na mesas e servimos o suco que para minha surpresa foi muito bem aceito, todos tomaram e pediram mais.
Recursos:
Liquidificado, laranja, couve, agua, e açúcar mascavo.
Avaliação:
Foi avaliado a atenção de todos ao prestarem atenção nas explicações, como foi preparado o suco e também foi observado a aceitação de cada aluno ao consumir o suco, alguns ate comentaram que iriam ficar forte como o Huk pois o suco ficou verde.
Referencias:
https://youtu.be/dl9ylEmau-8
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
Conforme o objetivo proposto do estagio foi possível desenvolver um bom trabalho em sala de aula nas atividades pedagógicas didáticas e lúdicas apesar de não ter nenhuma experiência em sala de aula foi muito gratificante o que eu senti, uma alegria imensa ficando a certeza que realmente é exatamente isso que vou ser uma educadora dedicada buscando meios para uma educação ajustada fazendo diferença em sala de aula procurando entender e educandos. 
No primeiro dia de regência ocorreu tudo conforme o planejado, os alunos não estranharam ter outra professora comandando as atividades da manhã. Foi apresentado moldes de EVA em formas de pés, todos sabiam me dizer o que era o formato do molde. Então foi colocado uma musica e praticado exercícios com eles, pulando em cima dos moldes que estavam em sentidos opostos, e também foi fita a identificação das cores pois os moldes eram coloridos. Durante a atividade todos se divertiram com a musica pois a maioria já sabia a letra. Então chegou a hora do almoço foi higienizado as mãos dos alunos e organizado uma fila e fomos para o refeitório todos se alimentaram. Após voltamos para a sala e foi escovado os dentes dos alunos e colocado os colchonetes com os travesseiros em cima, um a um foi escovando os dentes e indo para o seu colchonete pois cada um conhecia o seu travesseiro. Cada professora senta perto dos alunos que demoram a dormir e nanam eles até adormecer.
Segundo dia de regência tudo ocorreu como planejado colocamos todos os alunos sentados no tapete da sala e comecei a ler para eles e mostra as figura do livro no meu computador eles ficaram em silencio prestando a atenção. A professora titular da sala pediu para que lese o livro novamente para que esles entendesse bem qual era a intenção da leitura e que o objetivo era incentiva-los a consumir mais frutas e verdura. Então foi promovido o dialogo aonde eles perguntaram o nome das frutas e verduras que ainda não conheciam ouderam tocar em algumas e pude levar para a sala de aula.
Terceiro dia de regência também ocorreu tudo bem, se agitam um pouco em quanto era explicada e apresentado as tradições gaúchas, então após explicar todos sentaram um pouco no tapete para se acalmarem um pouco. Após foi trocada a roupa dos alunos pois eles trouxeram suas roupas gaúchas, preparamos a cuia de chimarrão e formamos uma roda para a mateada, teve a roda de chimarrão e uma boa musica gaúcha percebi que eles estavam muito felizes. Então o restante da manha foi tranquilo como o dia anterior.
Quarto dia de regência ocorreu todo como planejado relembramos a leitura do livro a cesta de dona Maricota então expliquei a atividade, coloquemos todos sentados em suas mesas e foi destribuido folhas de oficio e giz de ceira para que desenhacem as frutas e legumes que mais gostam e que costumam comer em casa. Foi muito interessante pois apesar de serem muito pequenos e sem nenuma abilidade com os giz de ceira todos tentaram desenhar fizeram muitos rabisco mas adorei o interesse deles e o interesse pelo seus trabalhos. Após a atividade foi dado seguimento a rotina da turma 
Quinto dia de regência ocorreu tudo bem como os outros dias anteriores expliquei a eles qual seria a atividade que seria uma musica para fazer-mos exercícios então praticamos sem a musica e após coloquei a musica. Foi sensacional os educandos estavam muito contente pois a musica era bem divertida, fizeram o exercício como o combinado e após deixamos eles a vontade para correr e se divertir com a musica. E após o dia deu seguimento de sua rotina.
sexto dia de regência tudo bem tranquilo como se já estivesse com eles a mais tempo quando cheguei na sala vieram me abraçar e me chamaram pelo nome fiquei emocionada pois eu já estava apegada a eles e eles a min pois parecia que eles sabiam que seria meu ultimo dia com eles. Neste dia elaborei um suco de laranja com couve para insentivar eles a gostarem de suco natural e expliquei como faz bem a saúde pois todos provaram a maioria pedidiu para repetir. Após deu seguimento a rotina da turma, mas antes de ir embora tive uma surprese as professoras organizaram com os alunos um musica e cantaram para min fiquei muito feliz que ate chorei, chorei de alegria mas de tristeza tambem pois era meu ultimo dia com ele. Pois cada dia tenho mais certeza que escolhi o caminho certo e que estarei feliz.
O trabalho de regência foi realizado com sucesso, com os objetivos planejados atingidos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante as observações pude observar que a educação infantil contempla as especialidades de cada faixa etária. Isso e percebido na organização das atividades, brincadeiras e do espaço. O estagio me proporcionou uma experiencia única de vivenciar as praticas as aplicações das atividades e o conhecimento teórico que foi adquirido durante as aulas e nos trabalhos acadêmicos, me permitindo analisar e refletir de uma forma reflexiva sobre a educação infantil,de acordo com todas as pesquisas teóricas realizadas. 
No entanto descobrimos muitas coisas que podem ser melhoradas na educação infantil. Contatei que grande parte que foi observada precisa de melhorias ate chegar a uma educação ajustada as necessidades das crianças, as escolas publicas podem oferecer melhores condições na demanda e no atendimento para com ascrianças da educação infantil. 
O estagio supervisionado do curso de pedagogia, é a estrutura para que nós como futuro educadores, precisamos ter para realizar um bom trabalho no ambiente escolar. 
O tema que foi desenvolvido com eles crescendo saudável e semana farroupilha.
 Barbosa e Hom, afirma que:
 Organizar o cotidiano das crianças da escola infantil pressupõem pensar que o estabelecimento de uma sequencia básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fizemos do nosso grupo de crianças a partir, de suas necessidades. É importante que o educador observe que as crianças brincam. Como estas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, o que lhes chama mais atenção,em que espaço prefere brincar. (...) (2001 ,p.67).
O espaço proporcionado as crianças é muito bom e desafiador, elas realmente brincam de forma livre e dirigida, aproveitando os ambientes que a escola oferece. 
REFERÊNCIAS
(PIAGET, Jean, pensador.uol.com. br / citações Piagt- escola/). 
https://youtu.be/OK79ZxQ9zwk
https://youtu.be/dl9ylEmau-8
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: artmed, 2001. p. 67-79
Anexos
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
nome do ALUNO
ELEONICE APARECIDA SILVA DE MELLO
RA=5669833639
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CUURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cidade=TAQUARA RIO GRANDE DO SUL
2017
nome do aluno
ELEONICE APARECIDA SILVA DE MELLO
RA=5669833639
ORELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório apresentado à Anhanguera-Uniderp,Tquara RS como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular na Educação Infantil, do Curso de Pedagogia.
Docente supervisor: Prof. Claudia macharete 
Cidade= TAQUARA RIO GRANDE DO SUL
2017
�

Continue navegando