Buscar

Apol 3 - nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão de Recursos Humanos
Embora os requisitos para uma elevada qualidade de vida no trabalho variem de pessoa para pessoa, alguns fatores são necessários para que todos possam ter uma alta qualidade de vida no trabalho. Esses fatores mínimos são o equivalente à saúde, alimentação e abrigo para a qualidade de vida padrão, no entanto, eles são mais específicos para carreiras ou empregos. Por exemplo, para ter uma elevada qualidade de vida no trabalho, uma pessoa tem de ser respeitada. Colegas e funcionários de alto nível devem tratá-la de forma justa e educada. O trabalho não deve causar qualquer desconforto físico ou angústia mental ao empregado. Ele deve sentir-se como se estivesse fazendo algo agradável ou pelo menos não desagradável. O trabalhador deve sentir que o salário pago é suficiente para o trabalho que ele está fazendo. Finalmente, ele deve se sentir valorizado ou apreciado, como se estivesse fazendo algo de importância para a empresa.
Disponível em: Qual é o significado de "Qualidade de vida no trabalho"? http://www.abqv.com.br/portal/Content.aspx?id=384
É um título adequado ao texto apresentado acima:
Nota: 20.0
	
	A
	Qualidade de vida no trabalho depende da importância do cargo na empresa.
	
	B
	Condições necessárias para garantir a qualidade de vida no trabalho.
Você acertou!
Título mais adequado. O texto descreve um conjunto de condições necessárias para garantir ao funcionário uma boa qualidade de vida no trabalho.
	
	C
	Lucros da empresa garantem qualidade de vida no trabalho.
	
	D
	Trabalho e salário justo.
	
	E
	A qualidade de vida depende de cada um.
Questão 2/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Suzana trabalha no departamento de compras na empresa Botelho & Silva há cinco anos. Ela gostava muito de seu trabalho, principalmente porque o seu gestor, Juarez, era uma ótima pessoa para se trabalhar. Estavam totalmente acostumados com o ritmo um do outro. Suzana dizia que conhecia o humor de Juarez até pelo jeito que ele olhava para as pessoas. Juarez foi promovido há quatro meses, e Cristiano assumiu o seu lugar. Suzana diz que o seu trabalho é muito frustrante agora. “Juarez e eu estávamos no mesmo ritmo. Dançávamos a mesma música. Gostávamos das mesmas coisas. Não é assim com Cristiano. Ele me pede algo e eu faço e ele me diz que está errado. Estou acreditando que ele pensa algo e diz outro. Fazendo um balanço, acho que ele não passa um dia sem gritar comigo por alguma coisa. Eu não consigo me comunicar com ele. Acredito que tem pessoas que se comunicam facilmente e esse não é o caso de Cristiano.
Analisando o caso de Suzana e Cristiano por meio do que estudamos no processo do conflito podemos afirmar que:
I- Os comentários de Suzana demonstram que ela abriu um conflito com Cristiano porque não aceita ser supervisionada por alguém que não tenha o mesmo perfil do Juarez.
II- As variáveis pessoais são as fontes do conflito entre Cristiano e Suzana. Realmente Suzana não gostou da troca de chefia imediata e tem refutado todas as tentativas de aproximação de Cristiano.
III- A comunicação é a fonte de conflito entre Cristiano e Suzana, ela representa as forças opostas que surgem de dificuldades semânticas, mal-entendidos e “ruídos” nos canais de comunicação.
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I, II e III estão Corretas.
	
	B
	As assertivas I, II e III estão Incorretas.
	
	C
	As assertivas I e II estão Corretas.
	
	D
	As assertivas I e III estão Corretas.
	
	E
	A assertiva III está Correta.
Você acertou!
O estágio I do processo do conflito fala sobre a oposição ou incompatibilidade potencial e condensa três categorias gerais que podem ser vistas como causas ou fontes de conflitos:
A comunicação, estrutura e pessoal.
Os comentários de Suzana demonstram que a comunicação pode ser a fonte de conflito e, portanto, a afirmativa III é a Correta. Em nenhum momento Suzana diz que não gostaria de trabalhar com outro gestor que não fosse Juarez. Também não foi relatado no caso que a Suzana seja uma pessoa rígida e que não aceita mudanças.
Questão 3/5 - Gestão de Recursos Humanos
A certificacão pela OHSAS 18000 serve como guia para a implantação de sistema de gestão de segurança e higiene ocupacional, acentua a abordagem pela minimização do risco, procurando reduzir os acidentes e as doenças do trabalho, os tempos de parada por esses motivos e, consequentemente, os custos humanos e econômicos.
Os benefícios proporcionados pela implantação da Norma OHSAS 18000 incluem
I. manter um meio ambiente de trabalho seguro.
II. evidenciar o mau funcionamento da saúde e da segurança no trabalho.
III. integrar as responsabilidades de higiene, segurança e saúde ocupacional da empresa.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
Você acertou!
A certificação pretende garantir a segurança no trabalho (I), exigindo a responsabilidade da empresa por condições de higiene, segurança e saúde (III).
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I, apenas.
Questão 4/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Estudamos no tema mediação de conflitos e negociação que existem algumas técnicas para abordarmos situações conflituosas. A autora Caroselli (2012) apresenta técnicas e instrumentos que podemos lançar mão para chegarmos a um bom termo nestas situações.
Leia o diálogo exposto abaixo que foi adaptado de um caso apresentado por Caroselli (2012),  e que se estabeleceu entre Maria e Sérgio. Maria trabalha no departamento de contabilidade há 03 anos e Sérgio é seu supervisor imediato deste a sua entrada na empresa.
 Funcionária: Não gosto de ser criticada na frente dos outros.
Supervisor: Você está exagerando, Maria. Está acontecendo alguma outra coisa na sua vida que pode estar lhe incomodando?
Funcionária: Não, nada está acontecendo na minha vida que tem me incomodado, além é claro do modo como você tem realizado a avaliação pública do meu desempenho. Porém tenho certeza de que podemos resolver esse problema.
Supervisor:  Podemos considerar que já foi resolvido.
Funcionária: Mesmo assim, gostaria de marcar uma reunião com você para falarmos sobre isso.
Supervisor: Nenhum de nós tem tempo para uma coisa tão pequena. Para mim está resolvido.
Funcionária: Sérgio isso tem acontecido diversas vezes, então não considero tão insignificante, ainda mais que também acontece com os outros colegas de trabalho. Veja, depois de tanto tempo trabalhando juntos, acredito que podemos conversar e resolver essa questão antes que isso se torne mais sério.
Agora responda qual a alternativa que apresenta a técnica utilizada por Maria.
Nota: 20.0
	
	A
	Maria utilizou a técnica KIND, pois o conflito que surgiu foi  nos níveis hierárquicos  que se encontram abaixo ou no meio da pirâmide organizacional. Também ela estabeleceu uma data para que se encontrem e resolvam o conflito estabelecido.
A alternativa A, está incorreta, pois a Maria não era mediadora do conflito e, portanto não poderia aplicar a técnica KIND Essa técnica exige que o mediador aplique o seguinte procedimento: primeiramente marcar com a pessoa mais difícil envolvida no conflito.  Na ocasião do encontro, colocar a sua determinação em resolver o conflito, utilizar palavras firmes, porém de forma gentil. Mostrar que alocou tempo para conhecer a situação e as pessoas envolvidas no conflito, em especial sobre ela, suas preferências no trabalho, coisas que lhe são importantes, etc. Demonstrar o quanto se informou a respeito. Após isso há necessidade de propor alguma coisa nova, ou seja, precisa ser algo que ainda não foi tentado para resolver o conflito, por exemplo, listar os problemas que estão enfrentando, as soluções já tentadas e fazer um diário que contenha cada ação de tentativa de resolução. Não podemos encerrar a conversa até que não haja uma proposta definitiva para garantir o sucesso futuro.
	
	B
	Maria utilizou o resultado E-N-D,  pois ela procurou entende o seu supervisor
e não atribuiu a ele intenções negativas ao seu comportamento. Bem como determinou medidas que cada um deveria tomar para seguir no relacionamento sem prejuízos.
A alternativa B também está incorreta, pois não vimos no diálogo à estratégia de aplicação do resultado E-N-D, a autora nos diz que em situação de conflito devemos procurar entender a outra pessoa antes de reativamente atribuir intenções negativas ao comportamento dela. Lembrando que no ambiente de trabalho, antes de nossos objetivos pessoais, estão os objetivos e metas do departamento ao qual estamos inseridos e esses objetivos devem estar em mente no momento de lidar com os conflitos.
Vamos às palavras:
E = recrutar (em inglês, enlist). Quer dizer recrute a ajuda da pessoa, converse que o estresse causado pela situação no qual estão passando não fará bem a nenhum dos envolvidos e nem gerará um resultado positivo para a equipe como um todo.
N = Negociar – negocie. Ouça e explique o que lhe gera mal estar e ouça o que o outro tem a dizer e vejam no que ambos podem mudar.
D = Determinar – determinem as medidas que cada um tomará na sequência para lidar positivamente com o conflito.
	
	C
	Maria utilizou de uma técnica diversiva, tentou interromper o comportamento inadequado do Sérgio por meio de perguntas que o remeteu a uma reflexão sobre o tipo de ação que tem optado frente ao desempenho de seus subordinados.
A alternativa C é incorreta, pois para aplicar a técnica diversiva, Maria deveria desde o inicio do conflito, ou melhor, da situação de seu descontentamento pedir que Sérgio se acalmasse, o que não é o caso da situação apresentada.
	
	D
	Maria utilizou a abordagem AWE-FILL, pois requer o desenvolvimento de um novo hábito e  de estratégia para redução do conflito. Exige uma mudança mental do Sérgio. Ela praticou com o seu supervisor as etapas nesta abordagem: afirmar, retroceder, encorajar, preencher.
Você acertou!
A alternativa D está CORRETA, pois Maria utiliza a  Abordagem AWE-FILL e aplica todas as etapas desta abordagem. A letra A, significa um afirmativa de um comportamento. Os seja afirmar algo (assert). Depois a letra W (withdraw): recue um pouco, ou seja, diminua a severidade da frase que acabou de proferir. Depois encoraje uma troca de ideias (encourage) e após  prepare-se para preencher (fill) a conversa com detalhes.
	
	E
	Maria não utilizou de nenhuma técnica que foi trabalhada pela autora Caroselli, pois pelo tipo de comentário e intervenção utilizada por ela, o conflito tende a aumentar e provavelmente pelo nível de subordinação existente é passível de uma advertência.
 A alternativa E, está incorreta, pois de forma alguma Maria foi desrespeitosa com Sérgio e na realidade aplicou uma estratégia para chegar a uma mudança no comportamento a fim de evitar que o conflito continuasse ou ficasse mais sério.
Questão 5/5 - Gestão de Recursos Humanos
Os riscos psicossociais têm a sua origem no complexo âmbito da organização do trabalho e, embora as suas consequências negativas para a saúde não sejam tão evidentes como as dos acidentes de trabalho ou as doenças profissionais, também podem ter uma relevância notável, manifestando-se através de problemas como o absenteísmo, a rotação de pessoal, os defeitos de qualidade ou o stress que, em conjunto, representam importantes custos tanto em termos de saúde para as pessoas como econômicos para a empresa.
Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Os problemas de natureza psicossocial no âmbito do trabalho são absolutamente irrelevantes para a empresa.
II. Doenças e acidentes de trabalho são os únicos fatores negativos que prejudicam as empresas.
III. No mundo do trabalho, os problemas psicológicos dos funcionários são prejudiciais tanto para pessoas como para a empresa.
IV. Nada tem a ver a lucratividade da empresa com a saúde psicossocial dos funcionários.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II, III e IV.
	
	B
	III e IV, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	III, apenas.
Você acertou!
Tanto as pessoas como as empresas são prejudicadas pela falta de saúde física e mental no ambiente de trabalho.
	
	E
	I, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando