Buscar

fisiopatologia 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201002230210)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação às modificações físicas e químicas da dieta normal para atendimento ao enfermo, pode-se afirmar:
		
	
	Os ácidos graxos de cadeia curta são substratos energéticos preferenciais dos enterócitos.
 
	 
	O cálculo da oferta hídrica de um indivíduo adulto hospitalizado é de 20 mL/ kg/ dia.
	 
	É impossível oferecer uma dieta branda laxativa sem resíduo.
 
	
	Deve haver uma correção de 15% das calorias totais naquele paciente que apresenta (>24 h) febre de 38,5º C.
	
	A fibra solúvel é degradada pelas bactérias do intestino delgado, gerando ácidos graxos essenciais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002947130)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas referentes aos métodos de avaliação do estado nutricional.
		
	 
	A albumina sérica é utilizada como padrão-ouro de avaliação do estado nutricional em pacientes politraumatizados (na primeira semana pós-traumatismo), uma vez que possui meia-vida de aproximadamente 20 dias.
	
	Os testes cutâneos não permitem avaliar a imunidade celular por meio da hipersensibilidade cutânea tardia a antígenos específicos e ao índice prognóstico nutricional.
	
	A utilização das medidas das dobras cutâneas é bastante confiável como método de avaliação do estado nutricional em pacientes graves internados em unidade de terapia intensiva (UTI).
	
	A Proteína C Reativa é uma das principais ptn de fase aguda, tendo sua concentração diminuída rapidamente no estresse agudo (4 a 6h depois do trauma).
	 
	As medidas das dobras cutâneas podem ser úteis para avaliar mudanças a longo prazo, nas reservas de tecido adiposo subcutâneo, em pacientes que recebem terapia nutricional
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002227952)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação nutricional do paciente hospitalizado é o primeiro passo da conduta dietoterápica. As medidas de dobra cutânea triciptal e circunferência muscular do braço indicam, respectivamente:
		
	
	reserva muscular e reserva muscular
	
	reserva muscular e reserva adiposa
	
	obesidade e desnutrição
	 
	reserva adiposa e reserva muscular
	
	reserva adiposa e reserva protéica visceral
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002772501)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na resposta metabólica à inanição ocorre:
		
	
	Aumento do trabalho cardíaco
	
	Aumento da secreção de insulina
	
	Redução gradual nos ácidos graxos plasmáticos, cetoácidos e cetonas
	
	Aumento da temperatura corporal
	 
	Redução da taxa metabólica basal
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002947123)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	1. A síndrome de realimentação, potencialmente letal para pacientes com diagnóstico de desnutrição proteico-energética grave, consiste em uma desordem acentuada de eletrólitos, minerais, fluídos corporais e vitaminas, associada a anormalidades metabólicas preexistentes. A síndrome ocorre quando o paciente é realimentado, por via oral, enteral ou parenteral. As alterações mais frequentemente observadas na síndrome são:
		
	
	Hipofosfatemia, hipercalemia e hipomagnesemia.
	
	Hipofosfatemia, hipocalemia e excesso de tiamina.
	 
	Hiperfosfatemia, hipocalcemia e deficiência de riboflavina.
	
	Hipernatremia, deficiência de tiamina e hipomagnesemia.
	 
	Hipofosfatemia, hipocalemia e deficiência de tiamina.
	 1a Questão (Ref.: 201002992459)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As atividades do sistema gastrointestinal são influenciadas não só por fatores neurais, mas também por fatores hormonais. Neste contexto, podemos afirmar: I- A gastrina é produzida somente pelas células G do estômago em resposta, por exemplo, aos produtos da digestão proteica e ao quimo presente no estômago. Sua principal função é aumentar a produção de ácido clorídrico no estômago. II- A secretina é produzida nas células S do duodeno em resposta ao ph ácido do quimo gástrico que alcança o duodeno. Suas funções incluem: estimular a secreção de bicarbonato pelas células dos ductos pancreáticos e ductos biliares; inibir a secreção de HCl e gastrina pelas células gástricas e a contração do piloro diminuindo a velocidade do esvaziamento gástrico. III- A colecistoquinina é secretada no intestino delgado em resposta à presença dos produtos da hidrólise lipídica e proteica neste local. Ela estimula a secreção enzimática do pâncreas, a contração da vesícula biliar e o relaxamento do piloro, estimulando o esvaziamento gástrico IV- O peptídeo inibidor gástrico é sintetizado no duodeno e jejuno em resposta à presença dos produtos da hidrólise dos macronutrientes. Suas ações incluem: retardo no esvaziamento gástrico e menor produção de suco gástrico. V- A regulação do apetite e do gasto energético pode ser regulada pelos hormônios grelina e leptina, produzidos, respectivamente, no estômago e no tecido adiposo. A leptina aumenta o gasto energético e o consumo alimentar, enquanto a grelina tem efeito oposto.
		
	 
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	I e III estão corretas
	
	II, III, e V estão corretas
	 
	II e IV estão corretas
	
	I e II estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002229942)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito dos fatores hormonais, secretados no sistema digestório, responsáveis por uma função controladora da ingestão alimentar, antes da absorção intestinal de glicose, avalie as afirmativas abaixo:
I. A grelina, a colescistocinina, o GLP-1 e o peptídeo YY, são alguns dos hormônios gastrointestinais que controlam a ingestão alimentar.
II. A grelina tem ação estimulante da fome, o efeito seria de uma maior ingestão de alimento, isto é, o centro ventromedial da saciedade no hipotálamo seria inibido pela ação da grelina.
III. A colecistocinina representa o fator hormonal de origem gastrointestinal mais proeminente no controle da ingestão alimentar. 
IV. Predominando os efeitos controladores da ingestão alimentar, a grelina determinaria outras ações, com aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca, inibição da motilidade colônica e das secreções endoexócrinas do sistema digestório em geral. 
V. A grelina, por feed-back negativo, estimularia, no próprio hipotálamo, a secreção de outro hormônio, que representaria sua contrapartida funcional o PYY ou peptídeo YY, esse inversamente, pode promover a sensação de saciedade ou antioréxica.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, III, IV, V
	
	I, II, IV
	 
	I, II, III, V
	
	I, III
	
	IV, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002229818)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando se avalia o comportamento alimentar de um indivíduo durante o dia, pode-se observar reflexos de alimentação, sensação de fome e saciedade. Nesse sentido, avalie as alternativas abaixo. I- No período pré-prandial, o indivíduo apresenta sensação de fome e os reflexos alimentares estão facilitados.
II- Durante a refeição, a sensação de fome vai se atenuando gradualmente e os reflexos alimentares vão se apagando.
III- No período pós-prandial, o indivíduo se comporta diferentemente, rejeita o alimento, experimenta saciedade.
IV- Aproximando-se do novo período pré-prandial, a saciedade apresenta-se outra vez, definidamente, assim como os reflexos alimentares.
V- Esses fenômenos indicam que, no decorrer do dia, as sensações alimentares se modificam, assim como a conduta alimentar; isso porque, neste tempo os estímulos que chegam ao hipotálamo também variam.
Estão corretas as alternativas:
		
	
	I, II apenas.
	 
	I, II, III e V apenas.
	
	I, II, III apenas.
	
	I, III, IV apenas.
	
	II e IV apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002229869)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O primeiro passo na transformação do alimento em líquido ocorre na boca, onde mastigação,a adição de saliva e a ação da língua reduzem o alimento a uma mistura grossa. Então, engolimos e, depois disso, geralmente não estamos conscientes de toda atividade que se segue. Assim como acontece com muitas coisas que passam em nosso corpo, os músculos do trato gastrointestinal satisfazem necessidades internas sem que tenhamos de exercer qualquer esforço consciente. A partir das informações apresentadas no parágrafo acima, e considerando a ação muscular da digestão, avalie os itens que se seguem. 
I - O trato gastrointestinal (TGI) inteiro é anelado com músculos circulares, que podem comprimi-lo firmemente. Ao redor desses músculos estão os músculos longitudinais.
II - Quando os anéis se contraem e os músculos longos relaxam, o tubo é comprimido. 
III - Quando os anéis relaxam e os músculos longos contraem, o tubo "incha". Essa ação "chamada peristaltismo" ocorre simultaneamente e empurra os conteúdos intestinais.
IV - As ondas de contração ocorrem apenas no compartimento gástrico em proporções e intensidades iguais, dependendo da parte do TGI e de o alimento estar presente ou não. 
Estão corretos apenas os itens:
		
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I e II
	
	I, II e IV
	 
	I, II e III
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002229282)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Que tipo de fenômeno é comum ao esôfago, ao estômago e ao intestino humano?
		
	
	Secreção de ácido clorídrico.
	 
	Movimentos peristálticos.
	
	Absorção de nutrientes.
	
	Digestão de proteínas.
	
	Produção de enzimas digestivas
	 1a Questão (Ref.: 201002230210)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação às modificações físicas e químicas da dieta normal para atendimento ao enfermo, pode-se afirmar:
		
	 
	O cálculo da oferta hídrica de um indivíduo adulto hospitalizado é de 20 mL/ kg/ dia.
	 
	É impossível oferecer uma dieta branda laxativa sem resíduo.
 
	
	A fibra solúvel é degradada pelas bactérias do intestino delgado, gerando ácidos graxos essenciais.
	
	Deve haver uma correção de 15% das calorias totais naquele paciente que apresenta (>24 h) febre de 38,5º C.
	
	Os ácidos graxos de cadeia curta são substratos energéticos preferenciais dos enterócitos.
 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002375751)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação às dietas de progressão, analise afirmativas abaixo:
I) Na dieta branda o trabalho digestivo está facilitado pela cocção dos alimentos. É indicada para algumas situações pós-operatórios.
II) A dieta normal destina-se ao paciente cuja condição clínica não exige modificação dietoterápica. Assim, nesta dieta não há restrição de alimentos e preparações, porém deve-se considerar os conceitos de dieta equilibrada.
III) A dieta líquida-completa exclui as funções de mastigação e deglutição. Caracteriza-se por requerer um mínimo de trabalho digestivo e não conter resíduo, sendo indicada no pós-operatório, nas infecções agudas, nas afecções do aparelho digestivo, e em determinados preparos de exame.
IV) A dieta de consistência pastosa está indicada para pacientes com dificuldades de mastigação e/ou deglutição dos alimentos, assim como pode ser utilizada como dieta de transição em pós-operatórios. Deve ser completa em calorias e nutrientes de maneira a suprir as necessidades do paciente.
V) A finalidade da alimentação é atender às necessidades nutricionais do indivíduo. Para atingir esse objetivo, a dieta deve se adaptar às condições do paciente, incluindo hábitos alimentares, alterações fisiopatológicas e condição econômica.
Marque a resposta correta.
		
	
	As afirmativas I, II , III e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas
	 
	As afirmativas I, II , IV e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas IV e V estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201003233618)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(SESAB, 2009 / RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIOANL) A nutrição enteral, apesar de mais fisiológica que a nutrição parenteral, não está isenta de complicações. Paciente em terapia nutricional enteral, pode apresentar:
		
	 
	Vômitos, desidratação, sepse, fístulas intestinais e obstipação.
	
	Diarreia, vômitos, síndrome do intestino curto, distensão abdominal e sepse.
	
	Náuseas, vômitos, íleo paralítico, estase gástrica e enterocolite grave.
	 
	Obstipação, vômitos, distensão abdominal, refluxo gastroesofágico e estase gástrica.
	
	Náuseas, vômitos graves, diarreias, sangramento gastrointestinal e íleo paralítico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002947130)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas referentes aos métodos de avaliação do estado nutricional.
		
	
	Os testes cutâneos não permitem avaliar a imunidade celular por meio da hipersensibilidade cutânea tardia a antígenos específicos e ao índice prognóstico nutricional.
	
	A Proteína C Reativa é uma das principais ptn de fase aguda, tendo sua concentração diminuída rapidamente no estresse agudo (4 a 6h depois do trauma).
	 
	As medidas das dobras cutâneas podem ser úteis para avaliar mudanças a longo prazo, nas reservas de tecido adiposo subcutâneo, em pacientes que recebem terapia nutricional
	
	A utilização das medidas das dobras cutâneas é bastante confiável como método de avaliação do estado nutricional em pacientes graves internados em unidade de terapia intensiva (UTI).
	
	A albumina sérica é utilizada como padrão-ouro de avaliação do estado nutricional em pacientes politraumatizados (na primeira semana pós-traumatismo), uma vez que possui meia-vida de aproximadamente 20 dias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002894698)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a cirurgia bariátrica, julgue as afirmativas a seguir e assinale a(s) alternativa(s) correta(s): I. A cirurgia bariátrica constitui tratamento definitivo para a obesidade mórbida, uma vez que o acompanhamento com equipe multidisciplinar após a cirurgia não se faz necessário II. A cirurgia bariátrica está indicada para pacientes obesos com IMC acima de 40kg/m2 ou 35 associado a outros fatores de risco , como HAS, DM, cardiopatias e apnéia do sono. III. Após a cirurgia, o acompanhamento dietético deve ser rigoroso, com atenção especial a suplementação de proteínas, folato e ferro, dentre outros. IV. A síndrome de dumping é comum nos pacientes submetidos a gastroplastia redutora, quando no pós operatório, consomem grandes quantidades de açucares, proteínas e lipídios.
		
	
	estão corretos os itens II, IV
	
	estão corretos os itens I, III
	 
	estão corretos os itens II e III
	
	estão corretos os itens I, II, III
	
	estão corretos os itens I, II, IV
	 1a Questão (Ref.: 201003216327)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale V para Verdadeiro e F para falso. Julgue a seguir as assertivas sobre as indicações para a realização da cirurgia bariátrica
		
	 
	Histórico do paciente sobre excesso de peso
	 
	IMC entre 35 e 40 com comorbidades
	 
	Adolescentes acima de 14 anos podem fazer a cirurgia.
	 
	Índice de massa corpórea (IMC) acima de 28Kg/m²
	 
	Adultos entre 18 e 65 anos, que tentaram outros tratamentos clínicos para emagrecimento durante, no mínimo, 2 anos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201003283985)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A obesidade é uma patologia crônico-degenerativa cuja etiologia está associada a fatores exógenos e fatores endógenos. Assinale a alternativa que aponta um fator endógeno:
		
	
	Inatividade física.
	
	Medicamento.
	 
	Alimentação.
	 
	Metabolismo.
	
	Fator psicogênico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002230248)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sprue não tropical é decorrente a uma intolerância permanente ao glúten, que provocaem alguns indivíduos o aparecimento de importante lesão sobre a mucosa do intestino delgado proximal, que proporciona a má-absorção dos nutrientes. Qual é o componente alimentar envolvido na etiologia desta enfermidade?
		
	
	Trigo;
	
	Tapioca;
	 
	Glúten;
	
	Aveia;
	
	Cevada;
 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201003140466)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na DOENÇA CELÍACA (enteropatia sensível ao glúten) podem ocorrer manifestações extra intestinais. Aponte quais destas manifestações são mais comuns: (Nutricionista - Pref. Itatiaia/RJ - 2012 - Instituto Benjamin Constant)
		
	
	Anemia (ferro ou B12), artralgia, diabetes tipo 2, esteatose hepática.
	 
	Anemia (ferro ou B12), artralgia, osteomalácia e deficiência de IgM.
	
	Anemia (ferro ou B12), osteomalácia, esteatose hepática, deficiência de IgE.
	
	Anemia (ferro ou B12), osteomalácia, esteatose hepática, deficiência de IgM.
	 
	Anemia (ferro ou folato)m artralgia, dermatite, deficiência de IgM.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002226724)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo o Regulamento Técnico para a Terapia de Nutrição Enteral (Resolução 63, ANVISA 2000), cabe ao nutricionista:
		
	
	Avaliar a formulação das prescrições médicas e dietéticas referentes à compatibilidade droga-nutriente.
	 
	Avaliar e assegurar a administração da nutrição enteral, observando as informações contidas nos rótulos.
	
	Orientar os pacientes e/ os familiares ou responsáveis legais quanto aos riscos e benefícios do procedimento.
	 
	Formular a nutrição enteral estabelecendo a sua composição qualitativa e quantitativa, seu fracionamento segundo horários e forma de apresentação.
	
	Proceder e assegurar a colocação da sonda oro/nasogástrica ou transpilórica.

Continue navegando