Buscar

TI Unip (enunciado)

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Leia o texto a seguir.
Ao longo dos últimos anos, o discurso da gestão responsável foi amplamente incorporado pelas empresas brasileiras. Muitas avançaram em suas práticas – aprimorando o relacionamento com os funcionários, adotando estratégias de redução do impacto no meio ambiente ou investindo no desenvolvimento das regiões onde atuam, por exemplo. O avanço ajudou a colocar o Brasil no centro das discussões internacionais sobre responsabilidade social empresarial. O que muitas companhias no país estão descobrindo agora é que cuidar apenas dos processos internos não é suficiente: é preciso garantir que as práticas responsáveis sejam adotadas em toda a cadeia produtiva.
Em primeiro lugar, por uma questão de coerência. Uma companhia que conquista boa reputação por tratar bem seus funcionários, por exemplo, pode ter seu esforço anulado se eles souberem que ela compra serviços de empresas que não respeitam direitos humanos básicos. Em segundo lugar, pela necessidade de administrar riscos. “Num ambiente em que a cooperação é cada vez mais parte do negócio, uma empresa com ações condenáveis pode comprometer a imagem de outras na mesma cadeia”, afirma o presidente do Instituto Ethos. Uma terceira razão é a escala. Uma companhia atuando sozinha tem uma influência limitada em seu ambiente de negócios. Várias em conjunto podem conseguir mudanças importantes.
Daniella Vampel. É hora de envolver os parceiros. Revista Exame, 30 nov. 2005 (com adaptações).
 
Diante do exposto, a integração estabelecida entre as diferentes empresas de uma cadeia produtiva mostra-se como fator decisivo para a competitividade desse conjunto. Para garantir o sucesso da integração entre as distintas organizações de uma cadeia produtiva, o Supply Chain Management (SCM) aparece como solução obrigatória. Em relação a esse conceito, analise as afirmativas:
I. Estabelecer a integração entre empresas de uma cadeia produtiva requer, inicialmente, a adequada seleção dos parceiros que irão compor esse conjunto, de modo a gerar um processo racional de criação de valor ao cliente final.
II. O desenvolvimento de um sistema de SCM sempre será baseado nos requisitos definidos pela empresa-base da cadeia produtiva, aquela que produz os produtos ou os serviços destinados ao consumidor final.
III. O SCM é um sistema informatizado a partir de EDI (troca eletrônica de dados) que possibilita aos diversos participantes da cadeia produtiva compartilharem informações sobre produtos e clientes, aumentando a eficiência logística do sistema como um todo.
Com base na leitura e na análise, assinale a alternativa certa:
	
	a.
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	b.
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	c.
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	d.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	e.
	Todas as afirmativas estão incorretas.
1 pontos   
PERGUNTA 2
A consultoria empresarial Simples Soluções Desenvolvimento Organizacional sugere que um organograma deva, sempre que possível, fugir do tradicional. Como exemplo, desenvolveu o organograma a seguir para a empresa Arrayanes Produtos Higiênicos.
Disponível em <www.simplessolucoes.com.br>. Acesso em 20 jul. 2014.
 
Analisando o organograma, podemos concluir que:
	
	a.
	É um exemplo de estrutura invertida, pois o principal ponto de geração de conhecimento situa-se no contato com os clientes.
	
	b.
	É um exemplo de estrutura invertida, pois apresenta foco no nível operacional, restando à direção e à média gerência a função de suporte.
	
	c.
	Representa uma solução híbrida de estrutura invertida e funcional, procurando tirar proveito de suas vantagens e evitar as desvantagens.
	
	d.
	Não cumpre as expectativas, pois não foge do tradicional.
	
	e.
	Não é adequado, pois dificulta o entendimento de forma clara e objetiva das autoridades e das responsabilidades de cada colaborador.
1 pontos   
PERGUNTA 3
Leia o texto a seguir.
As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos, a saber: 1) O crescimento acelerado e desorganizado das empresas e, 2) A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de se obter o melhor rendimento possível dos recursos e fazer face à concorrência e à competição que se avolumavam entre as empresas. 
No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração para aumentar a eficiência da indústria: Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol. Pontos de vista e orientações diferentes e mesmo opostos, sendo que suas ideias, complementares, constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração.
De um lado, a Escola da Administração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor, formada principalmente por engenheiros, cuja preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, pela racionalização do trabalho dos operários. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentido, a abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas e cargos, que constituem a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT). 
Por outro lado, a Teoria Clássica, corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização, desenvolvida na França com os trabalhos pioneiros de Fayol, propunha um aumento da eficiência da organização por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. Buscava isso por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Nesse sentido, a abordagem da Corrente Anatômica e Fisiologista é uma abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos). Predominava a atenção para a estrutura organizacional, para as funções da administração que hoje denominamos como PODC – planejar, organizar, dirigir e controlar, para os elementos da Administração, para os princípios gerais da Administração e para a departamentalização. Esse cuidado com a síntese e com a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal.
Fonte. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Com base nas ideias do texto, analise o caso 
Imagine-se como um consultor organizacional e considere o caso da ESAX, o texto e as afirmativas para verificar o que poderia ser feito nessa organização.
I. Revisar a estrutura organizacional da empresa, criando outras funções empresariais, com outras especializações, que possam influenciar nos seus resultados.
II. Estabelecer princípios administrativos e implantar funções administrativas que possam levar a uma visão integrada da organização.
III. Fazer a análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos, promovendo nova divisão do trabalho, revisão da especialização dos operários e redesenho de cargos e de tarefas.
IV. Concentrar a intervenção com base na Escola da Administração Científica exclusivamente.
De acordo com as orientações, assinale a alternativa correta:a.
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b.
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	c.
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	d.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	e.
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
1 pontos   
PERGUNTA 4
O processo de tomada de decisão é um elemento inerente à tarefa de administrar que tem sido amplamente estudado. Também é parte do processo de seleção e treinamento de candidatos que visam a ocupar cargos gerenciais.
Com base nessa ideia, analise as afirmativas.
I. Decisões são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e/ou aproveitar oportunidades. Requerem a identificação e a análise do problema ou oportunidade, o planejamento e a implementação de alternativas e, também, a adoção de ações corretivas.
II. Para estabelecer quanta energia deve ser gasta na solução de um problema ou de uma oportunidade, as decisões são classificadas, segundo diferentes critérios, em decisões programadas e não programadas; decisões estratégicas, administrativas/táticas e operacionais; e em decisões individuais e coletivas.
III. Há dois modelos básicos que explicam o processo decisório: o racional e o intuitivo. O primeiro toma como base o entendimento da situação e pressupõe a disponibilidade de informações. O segundo toma como base a sensibilidade e a percepção, pressupondo uma ordem lógica e coerente. 
IV. As decisões são afetadas por diferentes fatores, como percepção, tempo e competência. A percepção do problema depende da disponibilidade de caixa. O tempo determina a adoção de um processo mais intuitivo. A experiência profissional permite determinar se as decisões serão unilaterais ou participativas. 
V. O princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa são algumas das técnicas destinadas para auxiliar os gerentes a avaliar problemas de forma sistemática, gerando e analisando alternativas. O primeiro identifica causas e efeitos e o segundo, prioridades. 
Apresenta corretamente aspectos do processo decisório apenas a alternativa:
	
	a.
	I e IV.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	III e V.
	
	d.
	II.
	
	e.
	I a V.
1 pontos   
PERGUNTA 5
 
Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração que Fayol definiu, ou seja, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, mas com roupagem atualizada. Na linha proposta por Fayol, os autores neoclássicos adotam o processo administrativo como núcleo de sua teoria eclética e utilitarista. Chiavenato (2003) afirma que, atualmente, o planejamento, a organização, a direção e o controle são funções básicas do administrador.
Essas quatro funções básicas, indicadas como PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar), constituem o chamado PA (Processo Administrativo), ilustrado na figura:
 
Funções do PA (Processo Administrativo).
Fonte. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
 
Na figura, temos o que segue:
Planejar: significa preparar o futuro desejado para a organização (objetivos e planos).
Organizar: diz respeito a preparar a empresa como um todo (criação da estrutura) e as pessoas (criação dos cargos) para cumprirem o que delineou o planejamento.
Dirigir: envolve o levar as pessoas a realizarem o planejado, de acordo com a organização estabelecida.
Controlar: é medir os resultados e atuar corretivamente em todo o PA.
 
Com base nos conceitos apresentados, observe a situação abaixo:
	Ao tratar no dia a dia com seu departamento, o gerente Alcebíades Ganimedes executa várias atividades administrativas. Na última semana de trabalho, empenhou-se, especialmente, em focar quatro tarefas, a saber: 1) coordenar o trabalho dos subordinados; 2) definir padrões de desempenho; 3) designar atividades a serem realizadas; e 4) programar atividades. Cada uma delas é atribuição de uma função do PA.
 
Considerando a sequência apresentada, assinale a alternativa que ordena corretamente as funções do PA às quais cada uma das atividades do gerente Alcebíades Ganimedes está relacionada.
Utilize os códigos: P = planejamento, O = organização, D = direção e C = controle.
	
	a.
	DCOP.
	
	b.
	DPOC.
	
	c.
	OPCD.
	
	d.
	OPDC.
	
	e.
	OPOP.
1 pontos   
PERGUNTA 6
 
Considere que um projeto seja caracterizado pela existência de cinco fases: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.
Com base nessa divisão, analise as afirmativas:
I. Normalmente, a condução de um projeto estimula a execução de brainstorms (troca de ideias) e a discussão dos briefings (ideias e informações) entre os funcionários e as áreas da empresa que se envolvem com o projeto. Tais atividades ocorrem na fase de execução.
II. A proposta executiva é um produto da fase de iniciação.
III. O maior esforço na execução do projeto ocorre na fase de execução, em conjunto com a fase de controle.
IV. O término formal de uma fase condiciona essencialmente a autorização ou o início da fase seguinte.
V. As fases são compostas por uma série de resultados para garantir o controle adequado do projeto.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	a.
	II, III e V.
	
	b.
	I, II, III e V.
	
	c.
	III, IV e V.
	
	d.
	I, IV e V.
	
	e.
	I e IV.
 
1 pontos   
PERGUNTA 7
A armazenagem e a distribuição de mercadorias são funções organizacionais que tiveram sua importância aumentada à medida que as empresas passaram a encarar pressões cada vez maiores para cortar custos, aumentar a lucratividade e liberar capital. Isso impulsionou, simultaneamente, a diferenciação competitiva e o crescimento organizacional. 
Conforme os armazéns adquirem mais recursos, também tem aumentado o interesse por WMS – warehouse management system ou sistema de gerenciamento de armazenagem. (...) Os tradicionais armazéns estão sendo equipados com sistemas de gerenciamento para apoiar as exigências de manuseio de itens individuais para atendimento via e-commerce.
A Evolução dos Armazéns. Revista Logística IMAM – junho 2014 (com adaptações).
 
Com o objetivo de promover a eficiência na utilização de armazéns para atender ao dinâmico e diversificado mercado eletrônico do e-commerce, alguns desafios precisam ser superados. Analise os itens que seguem em relação aos elementos necessários para a eficiente gestão dos recursos de armazenagem de uma empresa.
I. Precisão dos estoques, desenvolvidos com total visibilidade pela empresa, evitando que ela fique sem mercadorias em momento inoportuno ou carregada de estoque em excesso.
II. Localização das mercadorias nos estoques, de modo que a empresa apresente agilidade na preparação de pedidos, com rápida identificação de itens.
III. Utilização do espaço e do layout do armazém, sendo que o espaço físico disponível divide importância com sua otimização e organização, por meio da classificação de itens de estoque segundo o giro e seu adequado posicionamento, reduzindo os deslocamentos para o manuseio de mercadorias.
Com base na leitura, assinale a alternativa certa:
	
	a.
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	b.
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	c.
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	d.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	e.
	Todas as afirmativas estão incorretas.
1 pontos   
PERGUNTA 8
 
De acordo com Dornelas (2014), uma das mais antigas e precisas definições de empreendedor é a dada por Joseph Schumpeter (1949): “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novo produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”.
Com base na definição, analise os itens, relacionados ao termo empreender, e assinale a alternativa correta: 
I. Capacidade individual de tomar a iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução paraproblemas econômicos, sociais, pessoais ou de outros por meio de empreendimentos. 
II. Processo de iniciar e gerir empreendimentos, utilizando instrumentos e práticas relacionados com a criação, a implantação e a gestão de novas empresas ou organizações. 
III. Movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor para a criação de emprego e renda e que recebe o incentivo dos governos e das instituições de diferentes tipos.
	
	a.
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	b.
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	c.
	Todos os itens estão corretos.
	
	d.
	Apenas o item II está correto.
	
	e.
	Apenas o item III está correto.
1 pontos   
PERGUNTA 9
Leia o texto a seguir.
É possível economizar no transporte pegando carona com parceiros – clientes, por exemplo. A Omnigráfica, empresa de móveis e equipamentos para escritórios de Bauru, no interior paulista, conseguiu uma economia de 75% no valor dos fretes ao aproveitar a viagem de retorno dos veículos de seus clientes, que normalmente voltavam vazios para casa. A empresa, que fatura 2,5 milhões de reais ao ano, hoje paga aos parceiros apenas o combustível. Além de aproveitar as frotas de clientes, a Omnigráfica contrata freteiros avulsos para completar sua rede de distribuição. Com isso, pode se desfazer de peruas que realizavam as entregas em Bauru e de caminhões que levavam seus produtos para outras cidades da região. “Além do dinheiro empatado nos veículos, tínhamos um custo muito alto com as horas paradas, os salários dos motoristas e as despesas de manutenção”, afirma Antônio Aliberti de Castro, dono da Omnigráfica. Para coordenar o sistema, a empresa promoveu a gerente um de seus mais antigos motoristas.
Vinicius Romanini. Leva e traz sem desperdício. Revista Exame, 21/12/2006.
 
Em relação ao caso apresentado, analise as afirmativas.
I. O princípio utilizado pela empresa para compartilhar os caminhões de clientes, que, normalmente, voltariam vazios, é o mesmo empregado na consolidação de carga de diferentes clientes e com mesmo destino por uma transportadora.
II. A elaboração de estratégias de utilização compartilhada de caminhões fica mais simples a partir da implantação de um sistema de Supply Chain Management (SCM). 
III. A apuração de custo de uma rota do transporte rodoviário leva em consideração apenas o deslocamento com carga realizado por um caminhão (isto é, somente a viagem de ida até o cliente). Desse modo, seu retorno não gera custo para a empresa que realiza o transporte. O fato de levar a carga do cliente aproveitando a viagem de retorno deve-se apenas à parceria estabelecida entre as empresas, sem finalidade financeira.
Com base na leitura, assinale a alternativa certa:
	
	a.
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	b.
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	c.
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	d.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	e.
	Todas as afirmativas estão incorretas.
1 pontos   
PERGUNTA 10
 
Há vários conceitos de liderança: quase todos elencam como elementos-chave o trabalho em grupo e a capacidade de influenciar pessoas e atingir resultados. Com base nessa ideia e considerando os estudos sobre liderança, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. 
I. A gerência, que centraliza a atividade pensante e delega o operacional, dando ordens e controlando todo o tempo, é uma nova tendência nas organizações. 
II. A liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum ou para o alcance de metas. 
III. A ideia apresentada faz referência a “objetivos” orientados, principalmente para o atendimento de intenções mútuas, como as de um grupo ou de uma organização. 
IV. Líder é aquele que influencia seus subordinados, a fim de que o trabalho em grupo seja efetuado de forma a gerar lucro e motivação.
	
	a.
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b.
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	c.
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	d.
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	e.
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
1 pontos

Continue navegando