Buscar

Atividade Gestão de Competência e do Conhecimento Prova AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Gestão de Recursos Humanos
DISCIPLINA: Gestão de Competências e do Conhecimento
ATIVIDADE:
1. INTRODUÇÃO - Para a realização da atividade, os alunos, DE PREFERÊNCIA, devem selecionar uma empresa para identificação dos perfis de competências para os cargos existentes, e entrevistar o profissional que atue ou esteja almejando o cargo apontado. outra opção é criarem uma empresa e fazerem a Identificação do perfil de competências dos cargos que serão criados. O que é para ser feito:
- Descrição de cada Cargo
- Perfil de Competências e;
- Questionário de Entrevista de Seleção
Tem que ser, para pelo menos 6 cargos, independente se forem numa empresa existente ou criando a empresa para esse trabalho.
* O avaliado não deve ser o próprio aluno sob risco de invalidar a avaliação.
2. DESENVOLVIMENTO
As atividades aqui propostas têm como objetivos o estímulo à autoaprendizagem e a aproximação do aluno com a realidade profissional, mediada pela reflexão crítica sobre a interrelação teoria e prática no curso de Gestão de Recursos Humanos.
Sendo assim, as atividades foram organizadas com o objetivo de proporcionar ao aluno a investigação e o contato com profissionais já atuantes na área, visando a ampliação da percepção e do entendimento pessoal do aluno acerca dos desafios encontrados no mercado de trabalho.
A atividade será desenvolvida em duas etapas distintas, com um produto final:
Etapa I: Construção da Descrição de Cargo e Perfil de Competência de pelo menos 6 cargos.
Etapa II: Construção de um questionário de seleção, com perguntas ou afirmativas, para identificar se o entrevistado atende as competências necessárias dos cargos que foram pré-selecionados pela equipe.
 2.1. Etapa I: construção do perfil de competências do cargo
Para construir o perfil de competências (PC) você deve identificar os indicadores de competências imprescindíveis para o cargo. Isso só será possível se você tiver:
- A descrição do cargo;
- Os principais desafios do cargo;
- Os principais erros cometidos no cargo;
- As expectativas da área em relação ao cargo;
- As dificuldades e pontos críticos do cargo;
Estes conteúdos, também, deverão constar no trabalho. Para o caso da equipe ter escolhido uma empresa, ela deverá buscar dentro da empresa as informações. Caso a equipe tenha criado uma empresa, naturalmente, deverá criar as informações acima solicitadas.
 
Todas essas respostas são indicadores de competências que em sua consolidação dará origem ao Perfil de Competências.
 
2.2. Etapa II: construção de um questionário para identificar se o entrevistado atende as competências necessárias ao cargo
Com base no Perfil de Competências (PC), o aluno deve construir uma entrevista personalizada, com foco nas competências imprescindíveis para o cargo. Devem ser criadas questões que visam identificar as reações do candidato frente a situações específicas do cargo.
A entrevista deve ter perguntas fechadas específicas com verbos de ação no passado, com características para investigar a experiência passada do candidato. Exemplo: determinado cargo tem como competência comportamental: iniciativa, organização. Cabe a pergunta: “Sou organizado (a), proativo (a) e produtivo?” Em uma escala de likert de 1 (Nem um pouco) a 5 (bastante). Como também abertas visando o C.A.R. (Contexto, Ação e Resultado), de maneira que sua resposta dê para o entrevistador também dar uma nota dentro da escala de Likert.
Todas as perguntas devem ser planejadas para identificar a presença ou ausência das competências do PC no comportamento passado do candidato, nas suas rotinas e atribuições. Evitem perguntas hipotéticas, terapêuticas, e outros tipos de perguntas que os candidatos podem trazer repostas ensaiadas.
 3. CONCLUSÃO – 
Entregar ao professor o trabalho impresso no dia da apresentação
Fazer a apresentação do trabalho, em sala de aula, em no máximo 10min, no dia (28/04).

Outros materiais