Buscar

Portifolio 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
PAI DESENVOLVE APLICATIVO PARA INTERAGIR COM FILHA DEFICIENTE
nome, RU
Pólo –
 
Fonte: http://www.livox.com.br/
Formado em Análise de Sistemas, Carlos Pereira e uma equipe de colaboradores criaram um software para tablets e Androids, chamado Livox. Este aplicativo foi desenvolvido para facilitar a comunicação e a aprendizagem de crianças com paralisia cerebral, e surgiu através da dificuldade dos pais de se comunicarem com sua filha.
Clara Costa Pereira teve paralisia cerebral devido a um imprevisto no parto. Clarinha perdeu o controle dos movimentos corporais. Porém sua função intelectual foi preservada. O amor e o carinho incondicional dos pais Carlos e Aline os levaram a criar um aplicativo que ajuda na comunicação e aprendizagem de milhares de pessoas.
O Livox, um aplicativo criado no Recife, já ganhou reconhecimento no exterior. O prêmio da ONU (Organização das Nações Unidas) como o melhor aplicativo de inclusão do mundo; do Banco Interameride o Cano de Desenvolvimento de Inovação Tecnológica com maior impacto em 2014; e primeiro lugar na Copa do Mundo de Tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia, são algumas de suas conquistas.
“Embora eu fique muito feliz com todos esses prêmios, o maior prêmio que eu tenho é ver minha filha se comunicar”, conta Carlos Pereira, criador do Livox.
O aplicativo brasileiro atravessou fronteiras sendo comercializado em quatro outras línguas: inglês, árabe, espanhol e alemão. É utilizado por 10 mil usuários e tem por objetivo auxiliar as pessoas sem fala ou escrita funcional, a desenvolverem as habilidades necessárias para expressarem suas necessidades e anseios, também cria conteúdos educacionais.
O software possui características para distúrbios motores, cognitivos e visuais. Sendo diferente para cada pessoa de acordo com o tipo e grau de sua deficiência. É também um algoritmo inteligente chamado IntelliTouch que corrige o toque incorreto do usuário. Atendendo a deficiências e doenças como autismo, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e seqüelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
”O Livox veio para dar essa força às famílias que andavam com pastas, o que era pouco prático. É muito mais fácil levar um tablet na bolsa", afirma Ana Cláudia Cavalcanti, mãe de Rafael, 10, que tem autismo, e utiliza o aplicativo para se comunicar com a família e também para aprender. "É uma ferramenta também de inclusão escolar."
Com a nova lei de inclusão escolar (Lei 13.146/2015), que proíbe escolas privadas de exigir custos excessivos de alunos com deficiência e determina que ofereçam profissionais e materiais de apoio, o Livox pode ser inserido nas salas de aula. O aplicativo foi avaliado pelo MEC (Ministério da Educação). “A avaliação do Instituto Renato Archer para o Ministério da Educação, classificou o Livox como uma ótima ferramenta de alfabetização para pessoas com e sem deficiência", explica o sócio de Carlos, Paulo Henrique Araújo.
Com seu potencial de inclusão comprovado, o Livox chegou às escolas de Recife. A Prefeitura adquiriu licenças do software que atualmente são utilizadas por alunos de escolas municipais. O Livox expandiu após firmar parceria com a Federação das APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Estado de São Paulo e atualmente está disponível de gratuitamente em toda rede.
Os recursos eletrônicos que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitações das mesmas proporcionam maior independência, qualidade de vida e inclusão social, além de ampliar a comunicação, as habilidades de aprendizado, fortalece seus laços com sua família, amigos e sociedade. Para pessoas com deficiência as tecnologias como o Livox tornam as coisas possíveis.

Outros materiais