Buscar

Prova virtual discursiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique porque se afirma que o currículo é uma construção cultural que se liga às condições históricas, políticas e sociais de cada tempo. Utilize pelo menos três argumentos teóricos em sua resposta (a indicação dos autores que respaldam seus argumentos é opcional).
R: Em primeiro, o currículo é um projeto, onde acontece a segunda etapa de desenvolvimento do jovem, da criança. A primeira etapa é com seus pais, onde o aprendizado consiste em aprender suas primeiras palavras, sobre o certo e errado. 
A escola deve fornecer uma conduta contínua para levar estes jovens ao futuro que lhes é reservado. O currículo deve ser preparado seguindo princípios pelo qual haja desenvoltura dos alunos para despertar o interesse, para entendê-los no que guardam intimamente para que, de forma individual, os mestres saibam como lidar com cada jovem e direcioná-los a um caminho. Tudo que é estudado e colocado no currículo escolar, é para a reflexão dos alunos num futuro atuar em sua profissão que escolher. Os professores devem estar cientes do que ensinam, ser compreensivo a ponto de entender seu aluno, pois cada um é diferente do outro. 
No currículo deve suscitar a abertura do interesse em pesquisar. Exemplo: A disciplina de História ficaria muito mais interesse se as aulas fossem elaboradas como se cada aluno fosse um historiador formado. Gerar métodos que os motivem a ler, seja pelo Google acadêmico ou livros, a função do currículo é armazenar as atividades que cada jovem deve passar fora atividades extracurricular, quer dizer, atividades sobre empreendedorismo, cultura, jogos que incentivem estratégias, folclore, enfim, tudo do ramo da educação e profissional.
“ A alfabetização é entendida aqui como um processo que não se esgota em sim mesmo, que não se completa no momento em que os alunos dominam as técnicas de leitura e escrita, mas que leva a saber ler e escrever para propiciar o acesso ao conhecimento sistematizado ”, diz: (PENTEADO, 1992)
Dividir o ensino é inadequado pois se cada disciplina possuem formas onde o discente venha a se envolver com a matéria tendo em pauta a criatividade do educador.
Seguindo a linha de raciocínio de (PENTEADO, 1992), pode-se auto-desenvolver os alunos dando como propostas um meio de produção amplo para conhecer e como digerir tais conhecimentos, pelo qual, estudam. Em um segundo ponto, reutilizar formas de ensino já conhecidas e implementá-las ao novo, fazer cada aluno desenvolver sua percepção. Nos conhecimentos básicos e habilidades, proceder com observações, comparações, registro de representações espaciais e temporais, iniciação de leituras de mapas e globos, resolução de problemas. 
Tenho estudado um livro de nome “ METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA da autora PENTEADO, HELOÍZA DUPAS. Da série formação do professor

Continue navegando