Buscar

dieto i av2

Prévia do material em texto

O nutricionista de uma Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) atendeu um homem com 70 anos de idade, portador de neoplasia de esôfago, em pós-operatório recente de esofagectomia. O paciente foi diagnosticado com desnutrição grave, de acordo com os métodos subjetivos e objetivos de avaliação do estado nutricional. Devido à baixa ingestão alimentar, à disfagia, à odinofagia e à própria evolução da doença, o nutricionista indicou terapia nutricional enteral por sonda. A respeito das competências do nutricionista da EMTN, avalie as afirmações a seguir. I. Registrar, periodicamente, os dados pertinentes à evolução nutricional e dietética do paciente nos prontuários e nos protocolos nutricionais. II. Proceder à colocação da sonda orogástrica, nasogástrica ou transpilórica no paciente e assegurar a manutenção da via de acesso. III. Elaborar a prescrição dietética e a formulação mais adequada ao caso, considerando composição química, densidade energética, osmolaridade e método de infusão. IV. Adaptar a composição da fórmula à via de acesso a ser utilizada e adequá-la à evolução clínica e nutricional do paciente no decorrer do processo terapêutico. V. Avaliar a prescrição médica e participar de estudos para desenvolver novas formulações e para investigar reações droga-nutrientes. É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	I, II e V.
	
	
	II, IV e V.
	
	
	III, IV e V.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Para um paciente adulto hospitalizado com 49 anos (sexo masculino), com peso atual de 61 kg e estatura de 1,79 m e que esteja apresentando hipertermia (38 C), por mais de 24 horas, deve-se oferecer oferta calórica diária de aproximadamente:
	
	
	
	
	1843 kcal/ d
	
	
	1830 kcal/ d
	
	
	2068 kcal/ d
	
	
	2412 kcal/ d
	
	
	2135 kcal/ d
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		As fibras alimentares podem ser classificadas segundo o papel que elas cumprem nos vegetais (polissacarídeos estruturais e polissacarídeos não estruturais), de acordo com o grau de solubilidade (solúvel, insolúvel) e de fermentação. Uma classificação recente inclui também os oligossacarídeos e outros carboidratos não-digeríveis/ frutanos. Considerando o grau de solubilidade, pode-se afirmar:
	
	
	
	
	As principais funções da fibra solúvel são: aumentar o volume do bolo fecal; favorecer o peristaltismo; prevenir a constipação.
	
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	
	
	Uma das recomendações diárias propostas para a fibra alimentar é de 20-30g/dia (relação 3-5:1 solúvel: insolúvel).
	
	
	As principais funções da fibra insolúvel são: intervir no metabolismo de lipídios e glicídios (ação hipocolesterolêmica); assegurar uma absorção mais lenta dos nutrientes; favorecer um maior tempo de trânsito intestinal (indicada para quadros de diarréia).
	
	
	A fibra solúvel é degradada pelas bactérias colônicas, favorecendo a formação de ácidos graxos de cadeia curta: butírico, acético e propiônico.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Os componentes dietéticos que influenciam a osmolaridade da Nutrição Enteral são, principalmente:
	
	
	
	
	Lipídios, cloreto de sódio e sais cristalinos.
	
	
	Monossacarídeos, cloreto de sódio e peptídeos menores.
	
	
	Dissacarídeos, proteínas intactas e ácidos graxos.
	
	
	Dissacarídeos, lipídios e aminoácidos cristalinos.
	
	
	Triglicerídeos de cadeia média, polipeptídeos e polissacarídeos.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		O paciente T,L., 61 anos, sexo masculino, esteve hospitalizado e foi prescrita dieta pastosa com 1580 kcal/ dia, porém o paciente apresentou aceitação alimentar de 70%. Considerando o seu peso atual de 55 kg e estatura de 1,69 m, apresente o seu déficit calórico diário da ingestão alimentar, de acordo com as necessidades nutricionais.
	
	
	
	
	70 kcal/ d
	
	
	1106 kcal/ d
	
	
	544 kcal/ d
	
	
	1650 kcal/ d
	
	
	474 kcal/ d

Continue navegando