Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO UTI 01

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201403052240)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma gestante diagnosticada com eclâmpsia, a caminho para UTI Obstétrica, apresenta um episódio de crise convulsiva. Para prestar atendimento a uma vítima durante a crise convulsiva, deve-se: I- Segurar firmemente pernas e braços da paciente para impedir os movimentos convulsivos a fim de reduzir danos em virtude dos espasmos musculares. II - Proteger via aérea, lateralizando a cabeça da paciente para evitar broncoaspiração. III - Afastar objetos e condições que representem riscos para a paciente. IV- Não inserir objetos na cavidade da boca da paciente. As ações que devem ser tomadas frente a esta situação estão descritas corretamente em:
		
	
	I, II, III e IV.
	
	II e III, apenas.
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403052070)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O edema agudo pulmonar (EAP) é uma complicação comum das doenças cardíacas com disfunção miocárdica, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido no pulmão. Diante desse quadro o enfermeiro deve estar atento para as manifestações clínicas que são caracterizadas por:
		
	 
	Ansiedade, agitação, hipertensão arterial, dispnéia, tosse com expectoração espumosa, cianose.
	
	Agitação psicomotora súbita, cianose central, sudorese, taquipneia e saída de secreção amarelada pelas narinas.
	
	Dispneia, hipotensão arterial, poliúria, turgência de jugulares, edema de membros inferiores, cianose.
	
	Ansiedade, dispneia, cianose central, sudorese profusa acompanhada de vômitos em jato, bradicardia e hipotensão.
	
	Cefaleia pulsátil, hiperglicemia, hipertensão arterial, broncoespasmo severo com cianose labial, tosse com expectoração.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403052362)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente J.S.S., 55 anos, recebeu alta hospitalar após tratamento do estado de mal epilético (EME). Ao ler o seu prontuário, o enfermeiro identificou várias condutas direcionadas para a melhora dessa enfermidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Interromper abruptamente as drogas antiepilépticas.
	
	Na ocorrência de febre, evidência de otite, mastoidite, ou infecção em quaisquer outras estruturas da face ou rigidez de nuca, está indicada a realização de uma punção liquórica.
	
	Para tratamento farmacológico podem ser usadas tiamina, glicose, piridoxina, midazolan, diazepan e fenitoína.
	
	Procurar infecções sistêmicas, exame neurológico, realizar a avaliação do fundo de olho e de exames laboratoriais.
	
	As vias aéreas devem ser mantidas desobstruídas, de modo a garantir uma ventilação adequada. Sempre que necessário deve-se proceder a intubação orotraqueal e oxigenação para prevenir a ocorrência de hipóxia.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403051890)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Escala de Coma de Glascow (ECG) relaciona três áreas de funcionamento neurológico, oferece uma visão geral do nível de resposta do paciente e é usada para avaliar o estado neurológico de pacientes que sofreram lesão cerebral. Ao aplicar a ECG em um paciente, foi identificado que o mesmo apresentava: abertura ocular espontÂnea ao ser chamado, falava alavras inapropriadas e retirava o membros ao estímulo doloroso. Qual a pontuação de acordo com a ECG para este paciente?
		
	
	15
	
	9
	
	8
	
	11
	 
	10
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403113590)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sara, 42 anos, foi submetida à craniotomia para clipagem de aneurisma em hemisfério cerebral esquerdo. Após a cirurgia, os sinais vitais estavam estáveis e ela se recuperava bem da anestesia geral. No quarto dia, Sara apresentou um quadro de cefaléia, confusão e perda de força em mão direita. Seu nível de consciência deteriorou de forma acentuada e ela foi entubada e encaminhada à unidade de cuidados intensivos. No momento encontra-se em ventilação mecânica, em jejum, SNG aberta, sonda vesical e cateter central. Dentre as intervenções de enfermagem, qual é a indicada para Sara?
		
	
	Fechar SNG, se apresentar desequilíbrio hidroeletrolítico;
	
	Realizar limpeza da incisão cirúrgica com clorexidina alcoólica a 4%;
	 
	Manter a cabeceira elevada a 30° e alinhamento mento-esternal, com monitorização dos sinais vitais e manutenção das vias aéreas;
	
	Promover aspiração endotraqueal em horários fixos;
	
	Manter decúbito lateral com flexão de quadril superior a 90°;