Buscar

QUEST ES DE ESTAT STICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE ESTATÍSTICA
1- Em um porto, os funcionários procedem a conferência e pesagem de volumes de cargas diariamente. Sabendo que certo produto é acondicionado em 3 tipos de volumes diferentes que contém respectivamente 10, 20 e 40 unidades de certo produto. Cada unidade pesa 10, 15 e 18 kg na mesma ordem dos volumes. Assim, podemos dizer que a média aritmética ponderada aproximada para estes volumes de carga é: 
2- Uma embalagem contém celulares em perfeitos estados de funcionamento e celulares defeituosos, do mesmo tipo. Escolhendo ao acaso dois celulares dessa caixa, a probabilidade de obtermos pelo menos um celular defeituoso é 13/15.Qual é a probabilidade de tirarmos 2 celulares perfeitos da embalagem?
3) Retirando-se uma carta de um baralho de 52 cartas, qual a probabilidade da carta retirada ser uma carta de paus?
4- 0 quadro abaixo representa o consumo diário de alimento, em quilos, de dois casais, em um período de quatro dias. Determine o desvio padrão do consumo de alimentos década casal.
	Casais
	segunda
	Terça
	Quarta
	Quinta
	A
	12
	10
	22
	14
	B
	15
	19
	10
	30
5- Sabendo-se que a produção diária de um determinado produto, nos cinco primeiros meses do ano de 2017, foi de : 35, 15, 40, 35 e 25 quilos. Encontre, respectivamente, a média, a moda e a mediana para a produção mensal deste produto.
6) Em uma fábrica de peças automotivas, certa máquina produz porcas sextavadas para parafusos de diferentes tamanhos, em milímetros. O gerente de qualidade na produção observou uma encomenda deste produto e anotou as informações em um quadro como segue.
	  Ordem
	    Milímetros 
	 Nº de peças
	       1
	      3 a 5
	         1
	       2
	      5 a 8
	       10
	       3
	      8 a 11
	         8
	       4
	    11 a 14
	         1
	 
	 
	 
No quadro, encontra-se o que chamamos em Estatística de “distribuição de frequências”. Desta forma, podemos estabelecer análises pormenorizadas acerca da quantidade de peças produzidas conforme a milimetragem. Nestas condições, qual o valor da média?   
7- Uma empresa resolve realizar uma rifa em prol de seus funcionários. A probabilidade de um funcionário ganhar uma moto numa rifa de 100 números da qual você comprou 8 números é?
8) Qual a parte da estatística que se preocupa somente com a descrição de determinadas características de um grupo, sem tirar conclusões sobre um grupo maior?
9) Suponha que uma pesquisa de opinião pública deve ser realizada em um estado que tem duas grandes cidades e uma zona rural. Os elementos na população de interesse são todos os homens e mulheres do estado com idade acima de 21 anos. O tipo de amostragem seria
Amostragem Estratificada? Justifique sua resposta.
10- A distribuição de freqüências nos fornece, por faixa etária, a freqüência com que ocorre determinada doença, para um grupo de 100 pessoas estudadas, com idade entre 16 e 48 anos. Calcule a média, moda e mediana.
	Idade
	Fi
	16 20
	9
	20 24
	18
	24 28
	26
	28 32
	14
	32 36
	10
	36 40
	9
	40 44
	8
	44 48
	9
	
	100
11- Planeja-se um levantamento por amostragem para avaliar diversas características da população de torcedores de três clubes de futebol da cidade A. Estes parâmetros são: idade média, renda per capita, local de origem etc. Utilizando a tabela a seguir com dados referentes a 2016, qual o tamanho mínimo de uma amostra aleatória simples, por clube (estrato), tal que possamos admitir que o risco de estarmos errados não ultrapasse a 5% (erro amostral)?
TABELA – CLUBES DE FUTEBOL PROFISSIONAL DOS HABITANTES DA CIDADE A - 2016
	CLUBE
	TORCEDORES
	AMOSTRA
	A
	870
	?
	B
	662
	?
	C
	1555
	?
	TOTAL
	3087
	
12) ESTATÍSTICA: UMA LEITURA DO MUNDO POR MEIO DE NÚMEROS
            Reportagens em jornais e revistas, assuntos tratados em livros, observações em pesquisas e vários outros assuntos utilizam números. Esses números são os dados estatísticos. 
Os dados estatísticos, observações em pesquisas transformadas em números para descrever fatos, podem ser organizados em diagramas, tabelas e gráficos que proporcionam uma leitura mais rápida e mais acessível dos fatos que estão sendo descritos. Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações sobre alguns conceitos fundamentais seguintes:
Amostra é o conjunto de elementos extraídos da população (pessoas ou objetos).
Censo é um levantamento completo sobre uma determinada população, ou seja, contemplando cada um dos seus elementos.
Dados é a característica de interesse que não desejamos avaliar.
 Pesquisa é o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico.
Variáveis são aquelas cuja realização apresenta um atributo (ou qualidade) do indivíduo pesquisado.(sexo, estado, civil, cor, religião, profissão etc.)
De posse desses conceitos, pergunta-se: quais das afirmações acima são verdadeiras?
13) De acordo com as normas para representação tabular de dados, quando o valor de um dado não existe, para ser expresso com o número de casa decimais utilizadas ou com a unidade de medida utilizada, como deve ser representado na célula?
14) Numa classe com 12 alunos de um curso de Análise e Redes, os alunos indicaram o número de outros programas (alémava e linux) com quem tinham alguma familiaridade. O resultado foi o seguinte: 0, 0, 0, 0, 1, 1, 1, 1, 1, 2, 2 e 4. Obtenha as medidas de posição (média, mediana e moda) e dispersão (variância e desvio padrão). 
15) Em um grupo de universitários, as idades são : 18, 20, 35, 30 e 47 anos. Caso uma pessoa de 42 anos junte-se ao grupo, o que acontece com a média das idades do grupo? 
15) Um pesquisador que classifica em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar uma lista de quatro cidades mais populosas de um país, está operando com qual nível de medida? 
16- Um jogador resolve lançar dois dados perfeitos. Pergunta-se: qual a probabilidade de que a soma dos resultados obtidos seja igual a 6? 13,88%
17) Suponha que seu despertador tenha uma probabilidade de 0,975 de funcionar. Qual é a probabilidade de que ele não funcione na manhã de um importante exame final? 
18) Uma urna contém, exatamente, vinte bolas numeradas de 1 a 20. Retira-se, ao acaso, uma bola da urna. Qual é a probabilidade de se obter uma bola com um número múltiplo de 2 ou 3?
19- Uma urna contém, exatamente, vinte bolas numeradas de 1 a 20. Retira-se, ao acaso, uma bola da urna. Qual é a probabilidade de se obter uma bola com um número múltiplo de 2 ou 3?
Nota: Queremos a probabilidade de ocorrer algum elemento de A ou de B, ou seja P(A B).
20) Em um treinamento para microempresários do ramo de alimentação “restaurantes” um consultor financeiro explicou aos participantes sobre receita, custos e lucros no mercado. Na ocasião, os dados utilizados para análise estabeleceram parâmetros um demonstrativo semestral de janeiro a junho. Nestas condições, podemos dizer que a série estatística e o gráfico mais adequado para simular os dados em questão, podem ser:
A) Série histórica e gráfico de linhas
B) Série de dupla entrada e gráfico de barras Múltiplas
C) gráfico de linha
21) Uma urna contém bolas coloridas. Retirando-se uma bola dessa urna, a probabilidade de se obter uma bola vermelha é de 0,64. Qual é a probabilidade de se obter uma bola que não seja vermelha?
 
22- Em uma instituição de nível superior, a direção decidiu observar a quantidade de alunos que apresentam todas as notas acima da média em todas as disciplinas. Para analisar melhor, o comando da instituição resolveu montar uma tabela com a quantidade de notas “azuis” em uma amostra de quatro turmas ao longo de um ano. Observe a seguir a tabela organizada pela diretora:
 QUANTIDADE DE ALUNOS ACIMA DA MÉDIA
	TURMAS
	10 BIMESTRE
	20 BIMESTRE
	30 BIMESTRE
	40 BIMESTRE
	10 ANO
	5
	8
	10
	7
	20 ANO
	8
	6
	6
	12
	30 ANO
	119
	5
	10
	40 ANO
	8
	13
	9
	4
Pergunta-se: qual a quantidade média de alunos acima da média do 1o ano por bimestre?
23- Suponha que pregos 3 por 9 a serem utilizados em uma construção são embalados em caixas rotuladas com 100 unidades. Em uma construção, 10 caixas de um lote tiveram o número de pregos contados, fornecendo os valores 98, 102, 100, 100, 99, 97, 96, 95, 99 e 100. Calcule a média, a mediana e a moda para o número de pregos por caixa.
24- Em um concurso para ingressar em uma universidade foi adotado sistema de pesos nas notas. Calcule a média ponderada de um candidato, levando em conta que ele alcançou as seguintes notas nas provas: 6,0 em português (peso - 3); 8,5 em matemática (peso – 4); 4,0 em língua estrangeira (peso – 1), e 8,0 em estatística (peso – 2). 
25- Foi feita uma pesquisa em um colégio com alunos de 12 a 15 anos sobre suas notas no primeiro bimestre. Verificou-se que cinco alunos alcançaram a nota 6,0; dez a nota 7,5; dois a nota 10, sete a nota 6,5, quinze a nota 7,5 e quatro a nota 3,5. Encontre a mediana e a moda.
26- Para empregar o método estatístico, deve-se utilizar cinco fases na seguinte ordem: coleta de dados, críticas dos dados, apuração dos dados, apresentação dos dados e análise dos dados. Então, qual a fase que corresponde a condensação e tabulação dos dados?
Coleta de Dados
Crítica dos Dados
Apuração dos Dados
_1565941244.unknown

Outros materiais