Buscar

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
	
	
	
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	05/04/2018 13:09:47 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201703459636)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(NUTRICIONISTA-PREF. DE ACARAPE/ CE-2012-PRÓ- MUNICIPIO). Relacione os indicadores de antropométricos com os seus respectivos significados e assinale a sequência correta: I. Peso/Idade; II. Estatura/Idade; III. IMC; IV. Relação cintura-quadril; V. Circunferência Muscular do Braço. ( ) Indicador de estado nutricional atual, seu uso tem sido observado em todas as faixas etárias dos distintos ciclos de vida, da infância à senilidade, com exceção dos menores de dois anos de idade; ( ) Expressa a quantidade de massa muscular do braço; ( ) Se acompanhado com certa periodicidade, pode diagnosticar precocemente as alterações de crescimento ponderal, possibilitando a triagem dos casos de desnutrição atual ou aguda; ( ) A OMS recomenda o seu uso como indicador de obesidade abdominal e, consequentemente, de risco para doenças cardiovasculares em adultos; ( ) Afeta-se de forma negativa quando existem deficiências nutricionais por longos períodos ou durante períodos críticos de crescimento.
		
	 
	III, V, I, IV, II
	
	I, II, III, IV, V
	
	III, V, II, IV, I
	
	IV, V, II, III, I
	
	I, V, III, II, IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703706637)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Diversos estudos têm indicado que a deficiência de Vitamina A é um problema mundial de saúde pública em crianças, principalmente nas regiões mais pobres. De acordo com FERRAZ, I. S., 2004, no Brasil, cerca de 70% das crianças em idade pré-escolar apresentam deficiência de vitamina A. Considerando os sintomas, sinais, conseqüências dessa deficiência, avalie as asserções a seguir: O sinal clínico mais específico da deficiência dessa vitamina é a xeroftalmia, que é caracterizada por cegueira noturna (danos na adaptação noturna devido a redução da regeneração da rodopsina), xerose conjuntival, mancha de Bitot, xerose corneal e ulceração da córnea PORQUE Além das alterações oculares, o retardo do crescimento, o aumento do risco de infecções respiratórias e gastroentéricas são outras graves conseqüências dessa deficiência vitamínica A esse respeito, pode-se concluir que:
		
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
	as duas afirmações são falsas
	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira
	
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa
	 
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703706695)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O xantoma é uma espécie de tumor benigno de pele que pode aparecer em qualquer parte do corpo, especialmente em cotovelos, joelhos, mãos, pés, coxas e glúteos. Consiste em uma manifestação aparente do distúrbio no metabolismo de lipídios. A única manifestação do xantoma é estética, pelo surgimento de lesões indolores na pele, muitas vezes em regiões da face e áreas expostas. Estes nódulos surgem como manchas em alto relevo, que podem ser percebidos pelo tato e como erupções. Independentemente de sua apresentação, são caracteristicamente macios á palpação e possuem coloração amarela ou castanha, superfície plana e bordas bem definidas. Já as dimensões variam bastante, mas particularmente os nódulos e as placas podem atingir mais de sete centímetros. De posse dessas informações, o xantoma pode decorrer do excesso de qual substância na circulação, solicito assinalar a alternativa correta:
		
	
	carnitina
	
	ômega 6
	
	bilirrubina
	 
	Colesterol
	
	ácido úrico
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703237446)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Há vários métodos de avaliação das mudanças ponderais. Assim, o índice que melhor as correlaciona com a morbidade e a mortalidade de cada paciente é:
		
	
	Perda de peso tardia
	
	Peso corporal habitual
	
	Peso corporal ideal
	
	Peso corporal atual
	 
	Perda de peso recente
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703619699)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Sinal de Godet é um achado encontrado na presença de:
		
	
	Hipertireoidismo
	
	Ascite
	 
	Edema
	
	Hipotireoidismo
	
	Úlcera por pressão

Outros materiais