Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA AVALIAÇÃO VIRTUAL – PESO 3
 
Atividade SEM 1ª Versão
 
	DISCIPLINA
	OS          PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
	PROFESSOR
	Cláudia Vaz
	ATIVIDADE ESCRITA
	VALOR: 7,0
NÚMERO DE QUESTÕES: 04 (quatro)
	ATIVIDADE ESCRITA - Prazo do ALUNO
	Até 17 de abril/14 (às 23:55)
	INSTRUÇÕES DO(A) PROFESSOR(A)
	1) A Atividade Escrita deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE.
2) O arquivo deve ser postado no formato pdf ou word. Não serão aceitos outros formatos.
3) Utilize a ABNT
 Textuais: para a fundamentação teórica, caso utilize CITAÇÕES.
 Pós-textuais: liste as referências utilizadas, seguindo as normas da ABNT.
 Utilizar o "Manual de Normalização para Trabalhos Acadêmicos", que está
disponível no site da Unifacs:
http://www.unifacs.br/main/biblioteca/biblioteca.aspx?s=SONLINE&p=SO
NLINE.
	ATIVIDADE COMPLEMENTAR - FÓRUM AVALIATIVO 01
	VALOR: 3,0
 
PRAZO para o Fórum Complementar 01:
Até 17 de abril/14 (às 23:55)
	ATIVIDADE COMPLEMENTAR - FÓRUM AVALIATIVO 02
	Não haverá Fórum Avaliativo Pontuado 02.
	ORIENTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE CURSO
	a) Configuração de plágio (cópia sem referenciar autor e obra, de acordo com a ABNT) levará o aluno a ter sua Atividade Escrita zerada. Consulte o "Manual de Normalização para Trabalhos Acadêmicos", no site da Unifacs.
 
	AVISO IMPORTANTE
	Esta Avaliação Virtual vale 7,0 e tem peso 3 e sua nota será composta pela soma da Atividade Escrita e Atividade(s) Complementar(es).
	PLANTÃO REMOTODO(A)
TUTOR(A) WEB
	Não esqueçam que (a) Tutor(a) estará sempre disponível para elucidar suas dúvidas de forma mais direta. Verifique o dia/horário do PLANTÃO REMOTO dele(a), se conecte ao SKYPE e tire suas dúvidas através do contato por voz (sistema VoIP) e também de mensagens instantâneas.
 
Aluna: Carolina Freitas Gonçalves Campos Polo: Santo Amaro
QUESTÕES ATIVIDADE VIRTUAL
Questão 1 – Quais as contribuições de Bronfenbrener e Vigotski para os estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem? (2,0)
Vários são os fatores que influenciam nos resultados do desenvolvimento humano, a transição biológica e social relacionada aos aspectos culturalmente definidos como: idade, expectativas de papeis e de oportunidade ao longo da vida. As transições podem ser normativas: a entrada da criança na escola, o inicio da atividade ocupacional, entre outros, e as não normativas: uma doença na família, uma morte, perda de um emprego entre outros. Sendo assim a vida dos membros de um mesmo sistema, são interdependentes, sendo afetados pela maneira como reagem às transições. Bronfenbrener propõe então uma pesquisa observacional, propondo a interação de diferentes esferas do funcionamento psicológico e de desenvolvimento. Leva-se em conta a importância das pesquisas por descobertas, não verificando simplesmente hipóteses. A observação, por meio do modelo bioecológico, promoveu consideráveis mudanças em nosso olhar. De uma base de criticas, não verbalizadas, quanto as reações dos alunos no seu dia-a-dia escolar que não eram compatíveis para uma sala de aula, passamos para uma nova base, que permitirá com o olhar atento nos contextos e nas interações que cada um dos alunos possuem, administrar e/ou gerenciar novos modelos de aprendizagem que possam proporcionar em seu substrato de experiências, valores e modelos de operacionalizar a vida, buscando atenuar os golpes das interferências intra extra individuo, que fomentarão a eles força e coragem para o enfrentamento das adversidades que são comuns a todas as pessoas, mas que podem ser superadas com o olhar do educador, dos pais, da sociedade como um todo, por aquelas crianças e adolescentes que vislumbram por uma vida melhor.
Para Vigotski, o homem possui natureza social, visto que nasce em um ambiente carregado de valores culturais. Nesse sentido, a convivência social é fundamental para transformar o homem de ser biológico em ser humano social. O ensino-aprendizagem deve ter como ponto de partida o desenvolvimento real da criança, e como ponto de chegada, os conhecimentos que estão latentes, mais ainda não desabrocharam, nesse processo o professor deve ser o estimulador da zona de desenvolvimento proximal, provocando avanços nos conhecimentos que ainda não aconteceram. Segundo Vigotski, o erro deve ser visto pelo professor como parte do processo ensino-aprendizagem, mas jamais deve ser ignorado. A correção é importante para que o aluno perceba a necessidade de melhorar e de dedicar-se mais aos conhecimentos que ainda não domina.
 
Questão 2- A partir da história da infância, Identifique as três principais representações das crianças ao longo da História (valor: 1,0)
Na idade média a criança era tratada como “criança má”, um ser inocente tratado como algo sem valor, responsável pelos erros dos pais e tratado como mercadoria para a igreja da época, em nome da ordem as crianças submetidas à cultura da violência e do silêncio.
No século XVIII à criança era considerada como “Criança inocente” considerava-se que os adultos deveriam deixar que a infância acontece-se no retorno as origens, em contato com a natureza.
Logo após ainda no mesmo século a criança era vista como um ser singular com características diferentes do adulto, mas que precisava ser percebida como o adulto de amanhã, um sujeito que se tornaria um ser de razão e para isso, precisava amadurecer de modo mais rápido.
Já na idade moderna a infância é percebida pela sociedade, em especial pela família, como uma fase de alegria, de brincadeiras e de inocência. Reconhecida como uma fase de extrema importância para a formação do futuro adulto.
Questão 3 – Construa um texto de 10 a 14 linhas sobre a sua concepção da adolescência, destacando os aspectos biológicos e socioculturais. Fundamente a sua resposta. (Valor 2,0)
A palavra “adolescência” vem da palavra latina “adolesço”, que significa crescer. É uma fase cheia de questionamentos e instabilidade, que se caracteriza por uma intensa busca de “si mesmo” e da própria identidade, os padrões estabelecidos são questionados, bem como criticadas todas as escolhas da vida feita pelos pais, buscando assim a liberdade e autoafirmação.
A adolescência é a transição entre a infância e a vida adulta. É nela que a pessoa descobre identidade e define sua personalidade. É na adolescência que surge o amor, a puberdade, os amigos, a “independência”, os hormônios, e as mudanças físicas no corpo do individuo. Muda-se também “as tribos” lugares frequentados e amizades diferenciadas, hoje em dia não podemos olhar o adolescente e julga-lo como pluralidade, que todo adolescente é igual, mas vamos ultrapassar esta visão de senso comum, vamos pensar no individuo de modo singular, em sua construção sócio-histórico cultural.
 
Questão 4- A partir do texto de Rubem Alves, responda:
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Quais as expectativas das famílias em relação a escola? Quais os principais problemas enfrentados? (valor: 1,0)
Em uma busca constante por uma educação de qualidade faz com que os pais desejem que a escola prepare seus filhos para alem do convívio social, ou seja, preparação para a vida, assim atribuindo à educação escolar a responsabilidade de formar cidadões críticos e responsáveis que adquiram valores pautados na construção da ética e do respeito para instituir o convívio harmonioso e uma sociedade mais justa para todos. Os problemas enfrentados são: infraestruturafalta de profissionais capacitados, fracasso escolar, e ate mesmo dificuldades no âmbito familiar.
Quais as intervenções dos professores diante das dificuldades de aprendizagem? (valor: 1,0)
Os professores tem que esta apto a mudança, se reciclar na forma de ensinar e de interagir com os alunos para que os mesmos sejam motivados a buscar novos conhecimentos, podendo o professor usar novos métodos pedagógicos, organização e relação, novas modalidades de avaliação, que correspondem a uma boa pratica docente.

Continue navegando