Buscar

Testes de conhecimentos das aulas 6 a 10 de competências gerenciais

Prévia do material em texto

Testes de conhecimentos das aulas 6 a 10 de competências gerenciais.
AULA 6 GERENCIAMENTO DE EQUIPES DE TRABALHO
	
	Ref.: 201301606331
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Existem cinco características de equipes, denominadas disciplinas, que favorecem o alto desempenho. Assinale aquela que não faz parte dessas características
		
	 
	Equipes de tamanho médio ou grande
	
	Normas e abordagens de trabalho produtivas
	
	Metas e objetivos de desempenho compartilhados
	
	Responsabilidade mútua
	
	Participantes capazes e complementares
	
Explicação:
Equipes de tamanho médio ou grande acabam atrapalhando o desempenho dos participantes que não se envolvem tanto como em equipes de pequeno tamanho que é o ideal para equipes de alto desempenho.
	
	 
	Ref.: 201302113534
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para que o Gestor possa atuar e obter os melhores resultados da equipe, algumas ações precisarão ser adotadas, segundo o que estudamos nesta disciplina. Assinale a resposta que indica, corretamente, quais são estas ações mencionadas pelo enunciado
		
	
	Conhecer o perfil dos membros da equipe
	
	Reduzir a ociosidade da equipe
	
	Propiciar e valorizar a coesão do grupo
	 
	O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	Revisar e verificar os processos sempre que possível
	
Explicação:
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	Conhecer o perfil dos membros da equipe: isso é importante, pois somente assim o Gestor poderá aproveitar os talentos nos locais certos, distribuindo tarefas de acordo com os mesmos;
Propiciar e valorizar a coesão do grupo: um grupo coeso tende a produzir mais.
Revisar e verificar os processos sempre que possível: o Gestor deve acompanhar de perto os processos e não deixar de lado e nem dar apoio, qualquer anomalia dará tempo de corrigir ha tempo.
Reduzir a ociosidade da equipe: é importante todos trabalharem ninguém ficar ocioso, parado para não sobrecarregar o colega.
	
	 
	Ref.: 201301986944
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo os autores Baldwin, Rubin e Bommer, estudiosos da temática relacionada à formação de equipes, o desenvolvimento típico de uma equipe ocorre em quatro fases principais. Dentre as alternativas abaixo, assinale a opção correta sequencial que destaca essas fases:
		
	
	Formação, Avaliação, Agitação e Normatização.
	
	Inclusão, Avaliação, Agitação e Desempenho.
	 
	Formação, Agitação, Normatização e Desempenho.
	
	Inclusão, Recepção, Normatização e Desempenho.
	
	Formação, Familiarização, Agitação e Desempenho.
	
Explicação:
Formação é a fase em que a equipe está se conhecendo;
Agitação é a fase onde acontecem confrontos de poder, as pessoas marcam status;
Normatização é a fase onde as normas são ditadas e devem ser distribuídas as tarefas;
Desempenho nessa fase a equipe está mais madura e pode desempenhar tarefas mais complexas.
	
	 
	Ref.: 201301942698
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Pode-se considerar que as equipes de trabalho são instâncias inerentes à vida organizacional e a forma como desenvolvem-se interfere no processo produtivo e na qualidade do resultado final alcançado. Neste caso, identificamos a fase de desenvolvimento conhecida como:
		
	
	Agitação
	 
	Desempenho
	
	Formação
	
	Aceitação
	
	Normatização
	
Explicação:
Na fase do Desempenho é que além de termos os participantes mais amadurecidos e conseguindo realizar tarefas mais complexas, poderemos avaliar se o resultado alcançado foi o esperado.
	
	 
	Ref.: 201301942721
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Fazer com que todas as pessoas da organização caminhem na mesma direção não é tão difícil quanto parece. É necessário muita estratégia, objetivos definidos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas. Este é o ideal de toda equipe e caracteriza a equipe de alta performance, onde todas as potencialidades são usadas da melhor forma. Neste caso, para o melhor desempenho das equipes é necessário realizar quatro ações. Uma delas é:
		
	
	aprender a viver com diferenças e extrair do ambiente a diversidade que existe dentro de organização.
	
	perceber a satisfação a fim de que pessoa esteja ligada ao significado maior do trabalho, que é o diferencial, e ver o mesmo como um desafio.
	
	ser baseada nas habilidades que agregam valor aos produtos da empresa
	
	entender que trabalhando em equipe temos menos chances reais de superar nossos limites
	 
	respeitar a individualidade e estimular a diversidade da equipe, conhecer o perfil dos integrantes da mesma.
	
Explicação:
Além dos do gabarito temos ainda: quantidade menor de participantes numa equipe assim é melhor para dividir tarefas e darem conta; evitar a ociosidade na equipe.
	
	 
	Ref.: 201301596434
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quais são as quatro fases do desenvolvimento das equipes segundo Baldwin, Rubin e Bommer?
		
	
	Formação, Agilidade; Atitude; Desinteresse;
	
	Compromisso; Agitação; Desempenho; Ação;
	 
	Formação; Agitação; Normatização; Desempenho;
	
	Atitude, Desempenho; Agilidade; Ação;
	
	Comportamento; Atitude; Normatização; Desempenho;
	
Explicação:
Agitação - predomina a ansiedade das pessoas, que terão muitas perguntas. É uma fase de exploração, em que todos estão se avaliando e a insegurança predomina. Nesse estágio, a produtividade é baixa e não se pode esperar que as pessoas realizem muito. O foco é montar a equipe, estabelecer objetivos, papéis e regras; fazer o time interagir e fazer as pessoas ¿vestirem a camisa¿
Normatização - a equipe começa a desenvolver suas regras próprias para realizar o trabalho em conjunto e as pessoas param de querer ¿chamar atenção¿ e passam a perceber que ¿todos estão no mesmo barco¿. Começa a ficar mais evidente o espírito de cooperação, ao invés de competição. Existe um ambiente de confiança e compromisso, pois a produtividade começa a aparecer. A preocupação nesta fase é manter a visão crítica do time (não entrar na zona de conforto)
Desempenho - o grupo se torna uma equipe, "o todo é maior do que a soma das partes". A equipe ganha confiança, chega a um consenso sobre o que é a equipe e o que se busca. Mais madura, começa a utilizar procedimentos estruturados para se comunicar, resolver conflitos, alocar recursos e relacionar-se com a organização.
 
	
	 
	Ref.: 201301419250
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando uma equipe esclarece aos membros o que ela pode oferecer e quais as contribuições que serão solicitadas a cada um de seus participantes, no sentido de atender às expectativas geradas inicialmente, ela está passando por uma fase típica do seu desenvolvimento, onde existe familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados. De qual fase estamos nos referindo?
		
	
	Desempenho.
	
	Agitação
	
	Produção.
	 
	Formação
	
	Normatização.
	
Explicação:
Fase de formação:
Essa fase por ser a inicial de uma equipe os membros estão se conhecendo, portanto, percebendo o que cada um poderá fazer, distribuindo tarefas de acordo com talentos de cada um.
	
	 
	Ref.: 201301942628
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Indicada como uma das estratégias para execução do trabalho, as equipes são tema de discussão de estudiosos na área. Acerca desse tema, identifique a afirmativa que o complementa:
		
	
	os participantes devem atentar para a necessidade de desenvolver a percepção e sensibilidade em relação ao universo a sua volta, com o objetivo único de fazer julgamentos através das diferenças.
	
	o trabalho de equipe nem sempre é adequadoa qualquer situação, independentemente de fatores como prazo e tipo de demanda.
	 
	o trabalho em equipe pode trazer algumas vantagens, tais como sinergia, eficiência, eficácia e clima saudável de trabalho.
	
	a composição das equipes deve buscar a disciplinaridade, uma vez que os trabalhos desenvolvidos podem ser específicos das áreas envolvidas.
	
	os elementos considerados essenciais ao trabalho em equipe incluem responsabilidade mútua, objetivos comuns e falta de dependência dos membros.
	
Explicação:
O trabalho em equipe trás harmonia para a empresa, pois os membros voltam-se para conseguir alcançar os mesmos objetivos e metas e a empresa sai ganhando com isso.
AULA 7 AUTOCONHECIMENTO
	
	Ref.: 201301600732
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O pesquisador Albert Bandura formulou a teoria do aprendizado social através da relação e interação entre três fatores principais. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Pessoa, Comportamento, Atividade.
	
	Pessoa, Proteção, Ambiente.
	
	Pessoa, Inversão, Ambiente.
	
	Padrão, Comportamento, Ambiente.
	 
	Pessoa, Comportamento, Ambiente.
	
	 
	Ref.: 201301983586
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em nossa aula sobre Autoconhecimento temos um conceito sobre diferenças individuais. A inteligência cultural é capacidade de agir frente a diferenças, selecionando as indústrias e as atividades relevantes à própria capacidade. Influencia o julgamento de diferenças nos outros e a criação de relacionamentos, E pode ser definida ainda por quatro quocientes culturais. Assinale a alternativa de resposta que indica quais são, respectivamente, estes quocientes culturais citados pelo enunciado:
		
	
	Realista, social, empreendedora e convencional
	 
	Estratégia, conhecimento, motivação e comportamento
	
	Aplicação, conhecimento, motivação e comportamento
	
	Valores, inteligência, personalidade e congnição
	
	Metas, gerenciamento, pensamentos positivos e autorecompensa
	
	 
	Ref.: 201301419291
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Como são definidos os principais componentes do aprendizado por observação, que facilitam a conversão entre o conhecimento e a manifestação do conhecimento, abordados na 'Teoria do Aprendizado Social'?
		
	
	Atenção, conduta, atitude, e modificação.
	
	Conduta, atenção, atendimento e atitude.
	
	Atitude, reprodução, atenção e atendimento.
	
	Atendimento, conduta, confiança e motivação.
	 
	Atenção, retenção, reprodução e motivação.
	
Explicação:
Os principais componentes do aprendizado por observação, que facilitam a conversão entre o conhecimento e a manifestação do conhecimento, abordados na Teoria do Aprendizado Social, são:
Atenção
A Teoria da Aprendizagem Cognitiva afirma que é necessário prestar atenção para aprender. 
Retenção
É fundamental que ocorra a efetiva retenção do novo comportamento. Sem a retenção, o aprendizado sobre o comportamento não estará estabelecido
Reprodução
Quando um indivíduo obtém êxito ao prestar atenção e reter informações relevantes, torna-se então necessário demonstrar este comportamento. Isso significa praticar o comportamento aprendido de forma repetida para aprimorá-lo.
Motivação
Sentir motivação para repetir um comportamento é um fator fundamental para qualquer indivíduo. 
	
	 
	Ref.: 201302346558
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), CONHECIMENTO ____________________________ é aquele que está com as pessoas e não se encontra formalizado em meios concretos. É formado pelo indivíduo durante as experiências vividas, condiz às suas habilidades e não pode ser expresso em palavras, pois está na cabeça das pessoas. Marque a alternativa correta:
		
	
	É aquele que é formal e objetivo, podendo ser armazenado.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	Tácito.
	
	Explícito.
	
	Com certa facilidade ser transmitido e representado por textos.
	
Explicação:
Conhecimento tácito é um modelo subjetivo e individual de conhecimento, adquirido ao longo das experiências e vivências particulares de cada pessoa.
	
	 
	Ref.: 201301941108
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Mateus está conversando com Lucas, seu colega de trabalho, sobre a classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert que compreende três tipos de tarefas unitárias. Aponte-as:
		
	
	aditiva, conjuntiva e dispersa.
	
	aditiva, diferente e independente.
	
	disjuntiva, incompleta e inadequada.
	
	alternativa, interpretativa e ausente.
	 
	aditiva, conjuntiva e disjuntiva.
	
	 
	Ref.: 201301942096
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Observar e colher informações sobre os comportamentos escolhidos para melhorar/desenvolver, refere-se:
		
	
	Pensamentos positivos e ensaios
	 
	Auto-observação/ exploração,
	
	Autorrecompensa e punição
	
	Gerenciamento de sugestões
	
	Metas autoestabelecidas
	
	 
	Ref.: 201301419272
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O supervisor para ter um bom desempenho gerencial quanto à diferenciação entre indivíduos deve considerar o que uma pessoa é capaz de fazer e os padrões de como a pessoa pensa, age e se comporta. Assim, ele estará avaliando as duas categorias de diferenciação que são chamadas de:
		
	
	Identidade e Capacidade.
	 
	Capacidade e personalidade.
	
	Identidade e habilidades.
	
	Capacidade e Habilidades.
	
	Identidade e personalidade.
	
	 
	Ref.: 201301942062
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na Teoria do Aprendizado Social cria-se uma distinção entre conhecimento e manifestação do conhecimento. Mas, o desafio do aprendizado para fazer essa conversão pode ser facilitado através de componentes analisados como principais no aprendizado por observação, são eles:
		
	
	Retenção, reprodução e motivação.
	
	Atenção, reprodução e motivação.
	
	Atenção, concentração, retenção e reprodução.
	
	Atenção, retenção, reprodução e resiliência.
	 
	Atenção, retenção, reprodução e motivação.
AULA 8 AUTOCONHECIMENTO II
	
	Ref.: 201301609846
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Estudos de Khan e da AT&T na década de 80, isolaram três fatores que estão presentes nos indivíduos com vigor psicológico, segundo o que estudamos na aula 8. Assinale a resposta que indica, corretamente, quais são estes fatores mencionados no enunciado desta questão
		
	
	Desafios, Controle e Flexibilidade
	
	Adaptabilidade, Controle e Desafios
	 
	Comprometimento, Controle e Desafios
	
	Idoneidade, Compromisso e Controle
	
	Coerência, Senso de observação e, Capacidade de análise
	
Explicação:
Os três fatores que estão presentes nos indivíduos com virgos psicológicos são:
Comprometimento: perseverando em tempos difíceis, comprometido com resultados;
Controle: evitando o desespero e a falta de esperança;
Desafios: considerando problemas como desafios e não como ameaças.
	
	 
	Ref.: 201301934968
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Há três fatores que estão presentes nos indivíduos com vigor psicológico, quais são eles?
		
	
	Compromisso, Fé e Perseverança;
	 
	Comprometimento, Controle e Desafio;
	
	Auto avaliação, Desejo, e Auto controle;
	
	Comprometimentos, Carisma e Desejo em vencer;
	
	Auto Controle, Expectativa e Esperança;
	
Explicação:
Estudos de Kahn e da AT&T na década de 80 isolaram três fatores que estão presentes nos indivíduos com vigor psicológico: comprometimento, controle e desafios.
comprometimento: perseverando em tempos difíceis, comprometido com o resultado.
controle: evitando o desespero e falta de esperança
desafios:considerando problemas como desafios e não como ameaças.
	
	 
	Ref.: 201302026457
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Um dos grandes problemas de executivos, ou mesmo de indivíduos, é a ação de procrastinar (adiar) tarefas. Ainda que sejam capazes de assinalar algumas tarefas como prioritárias, é comum preteri-las a outras menos complexas ou que lhes tome menos tempo. No ambiente online ficamos conhecendo três métodos (ou técnicas) para se evitar o adiamento (evitar a procrastinação) e aumentar o desempenho. Uma delas é descrita como sendo aquela que "envolve criar 'pequenos buracos' lentamente em tarefas importantes e complexas. Ao invés de uma tarefa de duas horas, o indivíduo divide a tarefa em pequenos blocos de cinco a dez minutos, todos realizáveis instantaneamente". A seguir, assinale a única opção que identifica o método descrito:
		
	
	Regra dos Dois Minutos
	
	Método de Charles Schwab
	
	Método de Herbert Simon
	
	Modelo de Mudança de Kurt Lewin
	 
	Método do Queijo Suíço de Alan Lakein
	
Explicação:
Método do Queijo Suíço
Uma estratégia para facilitar a execução sem adiamento consiste em subdividir tarefas prioritárias que causem ansiedade em componentes pequenos acionáveis e fáceis.
Esse método, popularizado por Alan Lakein como o Método do Queijo Suíço (Swiss Cheese Method), envolve criar ¿pequenos buracos¿ lentamente em tarefas importantes e complexas.
Ao invés de uma tarefa de 2 horas, o indivíduo divide as tarefas em pequenos blocos de 5 a 10 minutos, todos realizáveis instantaneamente. Não é necessário mapear todos os processos, apenas alguns para iniciar atividades.
	
	 
	Ref.: 201302031817
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A falta de habilidade em gerenciar o tempo está associada às maiores fontes de estresse, já o contrário, ou seja, a capacidade de gerenciar bem o tempo é sinal de boa capacidade cognitiva. Com essa prática é possível conseguir...
		
	
	Execução sem planejamento;
	
	Planejamento e arquivamento;
	
	Falta de execução;
	 
	Efetividade
	
	Desenvolvimento;
	
Explicação:
Uma abordagem efetiva é focada em metas e não em interrupções e urgências que aparecem.
Peter Drucker, em seus estudos sobre administração, frisa que é preciso ¿fazer a coisa certa antes de fazer certo a coisa¿. 
Sendo assim, quanto melhor o gerenciamento do tempo, melhor a efetividade.
 
	
	 
	Ref.: 201302056657
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Conforme estudado, autoeficácia refere-se a quanto a pessoa acredita ser capaz de agir de acordo com os resultados que deseja obter com êxito. A autoeficácia positiva é a convicção de que alguém está apto a ter sucesso em um comportamento, e a autoeficácia negativa pode levar o indivíduo a ser mais propenso a sequer tentar manifestar um comportamento (FRIEDMAN; SCHUSTACK 2004). Quando a pessoa acredita ser capaz de agir de acordo com os resultados que deseja obter com êxito, ela determina tentar agir de alguma forma . Assinale a forma (opção) correta.
		
	
	Autocontrole = atitude
	 
	Autoeficácia = expectativa de sucesso no resultado
	
	Autodesempenho = ¿comportamento¿
	
	Auto realização = ¿resultado¿
	
	Autoeficiência = processos
	
Explicação:
Os sujeitos devem ter a crença básica de que são capazes de perseguir e alcançar seus objetivos, isto é, de que têm poder para produzir efeitos por meio das próprias ações; a esse fenômeno dá-se o nome de auto eficácia. As crenças de auto eficácia são percepções que os indivíduos têm sobre suas próprias capacidades. Essas crenças de competência pessoal proporcionam a base para a motivação humana, o bem-estar e as realizações pessoais. 
	
	 
	Ref.: 201302026773
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Existem muitos estímulos que podem desencadear o estresse, entre eles, estar exposto a condições como:
		
	
	ambientes de trabalho sem problemas de relacionamento interpessoal ou que não garantam a saúde, o bem-estar e a segurança do trabalhador
	
	o trabalhador precisa se sentir como parte do processo, não apenas como mais um posto de trabalho
	
	o gestor ouvir com respeito e serenidade os questionamentos dos funcionários e se possível apresentar respostas concretas
	
	uma boa comunicação que é um item importante que gera confiabilidade e credibilidade, que ajuda no dia a dia do trabalho
	 
	falta de recursos materiais, exigência física e psíquica superior ao que corresponde à função
	
Explicação:
Estresse é causado pela forma como enfrentamos e resistimos aos eventos diários.
Quase toda estratégia de gerenciamento de estresse deve partir do pressuposto que é necessário melhorar os sistemas pessoais e resistência própria. 
O estresse é uma resposta do organismo (física ou mental) a um evento de esforço extremo ou importante, geralmente quando se sente ameaçado ou sob pressão. Essa resposta libera uma série de reações químicas no seu organismo, o que provoca reações fisiológicas.
Algumas situações são desencadeadoras de estresse no ambiente de trabalho, como por exemplo:
Falta de recursos materiais, exigência física e psíquica superior ao que corresponde à função
 
	
	 
	Ref.: 201301942154
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Diversos estudos apontam para uma relação direta entre condição física e desenvolvimento mental, assim como a capacidade de processar informações. Christopher Neck desenvolveu estudos dessa associação onde destaca três elementos da boa condição física, são eles:
		
	 
	Boa condição do corpo, boa condição de nutrição e boa condição mental.
	
	Sedentarismo, boa condição de nutrição e boa condição mental.
	
	Boa condição do corpo, boa condição de nutrição e insanidade.
	
	Excesso de atividades físicas, boa condição de nutrição e boa condição mental.
	
	Boa condição do corpo, desnutrição e boa condição mental.
	
Explicação:
Christopher Neck desenvolveu estudos dessa associação onde destaca três elementos da boa condição física, são eles: boa condição do corpo, boa condição de nutrição e boa condição mental.
O vigor físico é essencial para a realização de tarefas no ambiente de trabalho, também vale destacar a importância do desenvolvimento interdisciplinar entre nutrição, educação física e administração para a manutenção do desempenho dos gerentes e executivos.
	
	 
	Ref.: 201301419841
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo a pesquisa de Baldwin, Rubin e Bommer, para um bom gerenciamento do tempo um dos itens mais importantes é a capacidade de execução sem adiamento. Frequentemente encontramos gerentes que no dia a dia acabam procrastinando, isto é:
		
	
	Dedicam seu tempo a categorias mais importantes e prioritárias de projetos administrativo-financeiros
	
	Dedicam seu tempo à resolução de questões gerenciais em detrimento a questões técnicas.
	
	Dedicam seu tempo à resolução de questões menos importantes e mais prioritárias.
	
	Dedicam seu tempo a resolução de questões técnicas em detrimento a questões gerenciais.
	 
	Dedicam seu tempo a categorias menos importantes e menos prioritárias de projetos, evitando o projeto principal.
	
Explicação:
Procrastinar consiste em adiar uma tarefa ou compromisso importante. Quando o gestor dedica seu tempo a categorias menos importantes e menos prioritárias de projetos, evitando o projeto principal ele está procrastinando algo que é maior e mais relevante. isso pode ocorrer em função de algum problema relacionado, de uma resistência em função da percepção de dificuldade, dentre outros.
AULA 9 LIDERANÇA I
	
	Ref.: 201301390209
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Para White e Lippit, apud Chiavenato (2004, p. 186), existem três tipos de liderança. São elas?
		
	 
	autocrática, liberale democrática
	
	Ocupacional, relacional e interpessoal.
	
	Financeira, autocrática e pessoal
	
	Religiosa, politica e neutra
	
	Intimidatória, forçada e aceita
	
Explicação:
Liderança autocrática -  A liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe.
Liderança liberal - Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo.
Liderança democrática - A Liderança Democrática envolve os subordinados nos planos, políticas, procedimentos e metas empresariais. Trata-se do processo de conduzir pessoas, transformando-as em uma equipe e gerando resultados.
	
	 
	Ref.: 201301390201
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	É um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais, e pode ser defnida como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
		
	
	Recompensa social
	
	Recompensa monetária
	 
	Liderança
	
	Lazer e trabalho
	
	Perseverança
	
Explicação:
Para CHIAVENATO (1994) a Liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Pode-se defini-la como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos.
	
	 
	Ref.: 201301606100
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A liderança, ou mais propriamente, o estilo de liderança adotado pelos líderes diferencia as organizações.As empresas modernas precisam de líderes que ajudem a estabelecer a visão, que gerenciem pessoas fornecendo feedback constante, que têm um papel de facilitador, onde a equipe analisa os fatos e cria as respostas mais eficazes e inovadoras. No caso, este estilo refere-se a liderança:
		
	
	com foco na nas decisões
	 
	centrada nas pessoas
	
	centrada no poder legal
	
	centrada nas tarefas
	
	com foco na sugestão
Liderança liberal - Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo;
- Liderança democrática - A Liderança Democrática envolve os subordinados nos planos, políticas, procedimentos e metas empresariais. Trata-se do processo de conduzir pessoas, transformando-as em uma equipe e gerando resultados;
- Liderança autocrática -  A liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe;
	
	 
	Ref.: 201301419898
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Como é denominada a teoria contingencial que considera a eficácia da liderança dependente do ajuste entre o líder e a situação para maximizar seu poder de influência?
		
	
	Caminho-meta.
	
	Ciclo de vida da liderança.
	 
	Teoria contingencial de Fielder.
	
	Abordagem sistêmica.
	
	Teoria da imaturidade-maturidade.
	
	 
	Ref.: 201301599447
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo estudos realizados e apontados por Bruce Tulgan, bons gerentes apresentam cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho, de acordo com esta explanação, marque a opção incorreta:
		
	
	Fazer declarações claras de desempenho.
	
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria.
	 
	Estabelecer metas mensuráveis e não responsabilizar as pessoas por essas metas.
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça.
	
	Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho.
	
	 
	Ref.: 201302343077
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Partindo do pressuposto de que é possível aperfeiçoar habilidades de gerenciamento, Baldwin, Rubin e Bommer (2008), apresentam quatro aspectos fundamentais, para que se aprenda com base na observação de variadas situações gerenciais. São eles:
		
	
	Criatividade, retenção, reprodução e motivação
	
	Atenção, interpretação, reprodução e motivação
	
	Atenção, retenção, produção e motivação
	
	Atenção, retenção, reprodução e explicação
	 
	Atenção, retenção, reprodução e motivação
	
Explicação:
Atenção: para o aprendizado efetivo, é preciso que você mantenha o foco e que não se distraia ou fique nervoso.
Retenção: você precisa compreender e registrar aquilo que observou. Para isso, não se limite a observar, utilize códigos, símbolos ou imagens capazes de documentar o que foi visto.
Reprodução: não basta ler e observar, é fundamental que você utilize imagens ou descrições capazes de evocar os comportamentos observados.
Motivação: além da atenção, retenção e reprodução da habilidade a ser aprendida, é importante que você esteja motivado para mantê-la.
	
	 
	Ref.: 201302025900
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	John Kotter realizou uma pesquisa com objetivos diversos com vários gestores em diversas indústrias. Seus resultados, próximos aos de Mintzberg, não conseguiram mapear as características clássicas de gestão às ações reais.  Seus achados apontavam para dois desafios e dilemas básicos no trabalho de gestão: 1 - Conceber o que fazer apesar da incerteza e ambiguidade de informações. 2- Realizar ações com grupos grandes e diversos de pessoas sobre as quais se tem pouco controle direto. A perspectiva funcional ou comportamental para solucionar esses dilemas fizeram com que os líderes se focassem em:
		
	
	estabelecer e implantar agendas
	
	bastava estabelecer uma agenda rígida
	 
	estabelecer agendas, construir redes de pessoas e implantar agendas
	
	networking
	
	agendas frequentes e networking
	
	 
	Ref.: 201302056709
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As teorias contingenciais pressupõem que não existe um traço ou um comportamento de liderança que sirva para absolutamente todas as situações, sendo um posicionamento contrário às teorias dos traços e às teorias comportamentais. Assim, os teóricos dessa corrente (teorias contingenciais) pressupõem que, dependendo de alguns fatores (ambiente, urgência da situação, grau de maturidade dos liderados), o estilo do líder deve ser:
		
	 
	O estilo do líder deve se ajustar à ocasião; em vez de se prender a um estilo único.
	
	O estilo do líder deve acompanhar as práticas de mercado; deve se prender a um estilo de mercado.
	
	O estilo do líder deve acompanhar as políticas da organização; deve se prender a um estilo interno.
	
	O estilo do líder não deve se ajustar à ocasião; deve se prender a um estilo único.
	
	O estilo do líder deve acompanhar as políticas do governo; deve se prender a um estilo nacional.
AULA 10 LIDERANÇA II
	
	Ref.: 201301942109
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Do ponto de vista do desempenho gerencial, existem duas categorias importantes que definem a diferenciação entre indivíduos, são elas:
		
	
	Entusiasmo e personalidade
	 
	Capacidade e personalidade
	
	Capacidade e entusiasmo
	
	Personalidade e comportamento
	
	Personalidade e identidade
	
Explicação:
Ao pensarmos na personalidade, já conseguimos identificar um elemento significativo do processo de diferenciação entre sujeitos: cada um possui uma personalidade específica e singular.
E ao lembrarmos da capacidade, precisaremos reconhecer que ela está articulada com estreita relação às características/competências que o sujeito possui - logo, se torna compreensível reconhecer o quanto é possívelconsiderá-la como elemento de distinção, também.
	
	 
	Ref.: 201302026748
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores. Atualmente, ela estabelece uma atuação que adapte uma gestão mais participativa, ou seja, com maior afinco às pessoas de modo a influenciar o alcance de objetivos e metas que são importantes para a organização e para si próprios. De acordo com a aula 10 qual o tipo de liderança que podemos atribuir a este contexto?
		
	
	Liderança Liberal
	
	Liderança por Resultados
	 
	Liderança Democrática
	
	Liderança Coercitiva
	
	Liderança Autocrática
	
Explicação:
A Liderança Democrática envolve os subordinados nos planos, políticas, procedimentos e metas empresariais, facilitando as discussões e a produtividade.
Esse perfil de liderança tem maior eficácia e traz bons resultados em situações como:
Na rotina de cada dia de trabalho;
Quando houver maior necessidade de comprometimento por parte das pessoas;
Desenvolvimento dos subordinados em termos de comportamento e no estabelecimento de um relacionamento baseado em confiança.
	
	 
	Ref.: 201302062400
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Da mesma forma que o mapeamento de Mintzberg, John Kotter realizou uma pesquisa com os mesmos objetivos com vários gestores em diversas indústrias. Seus resultados, próximos aos de Mintzberg, não conseguiram mapear as características clássicas de gestão às ações reais. Seus achados apontavam para dois desafios e dilemas básicos no trabalho de gestão. Aponte a única alternativa que apresenta 1(um) destes desafios:
		
	
	Elaborar previsão de produção de equipamentos, visando atender aos clientes das regiões sul e nordeste, até dezembro de 2020.
	
	Monitorar ações de prevenção de acidentes, visando a integridade física dos empregados das áreas administrativa e de produção.
	
	Prever o quantitativo de empregados necessários para a área de sistemas de informação, para os próximos 3, 6 e 12 meses.
	
	Estabelecer políticas referentes a área de cargos, salários e benefícios, visando a retenção de talentos.
	 
	Realizar ações com grupos grandes e diversos de pessoas sobre as quais se tem pouco controle direto.
	
Explicação:
Uma das características do processo coletivo de trabalho na contemporaneidade, está associada à possibilidade de grandes grupos de pessoas interagindo para a realização de uma única tarefa, ainda que dimensionada por etapas e cada uma deslas seja cuidada por um grupo específico.
Isto passa a ser um grande desafio para o gestor atual, já que ele precisará ter uma dimensão maior do seu envolvimento com estas pessoas e, efetivamente, contribuir para que elas conheçam o fluxo de todo o processo e saibam o valor do trabalho de cada uma/equipe, para a realização do todo.
	
	 
	Ref.: 201302063652
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamento real dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais: I - Interpessoal: lidar com relacionamentos. II - Informação: transferir informação. III - Decisão: tomar decisões. Dentre as alternativas propostas, assinale aquela que classifica corretamente estas proposições do enunciado.
		
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
Explicação:
O texto apresentado pelo enunciado da questão, já apresenta a explicação contundente do que é proposto como opção correta de resposta.
	
	 
	Ref.: 201301418984
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Pelo que os gerentes são responsáveis nas organizações modernas?
		
	
	São responsáveis por monitorar e punir seus subordinados.
	
	São responsáveis pela aplicação de uma política agressiva de remuneração.
	 
	Os gerentes são responsáveis por garantir que suas equipes alcancem resultados.
	
	São responsáveis pela comunicação entre os objetivos empresariais e a operação da empresa.
	
	Não é possível determinar qual a função dos gerentes, pois cada empresa tem um negócio diferente e o papel do gerente é distinto em cada empresa.
	
Explicação:
São responsáveis por alcançar resultados através de suas equipes, ou seja, através das pessoas
	
	 
	Ref.: 201301936488
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Filipe é gerente de logística de uma multinacional de petróleo e gás. Em suas atividades diárias ele precisa se preocupar com a maneira que seus colaboradores se relacionam, além do seu relacionamento com eles. Está sempre exercitando nos seus colaboradores a capacidade de gerenciar e lidar com informações que permitirão melhorar os processos. Não apenas ele municia seus colaboradores com essas informações, mas também está sempre procurando novas informações, seja dos próprios colaboradores, seja do ambiente organizacional interno e externo. Acredita que é desta forma que pode melhorar a qualidade das suas decisões. Este perfil de gerente está de acordo com os principais papéis descritos por Henry Mintzberg identificados abaixo:
		
	
	Efetividade, informação e decisão
	
	Interpessoal, liderança e decisão
	 
	Interpessoal, informação e decisão
	
	Interpessoal, efetividade e liderança
	
	Liderança, efetividade e decisão
	
Explicação:
Ao estabelecer um processo relacional mais efetivo, amparando-se na busca e compartilhamento de novas informações, este Gestor consegue tornar a equipe mais pertencente ao processo e, tem melhores condições para assumir os riscos das decisões que precisar tomar - exercício de papéis identificados na pesquisa de Henry sobre os gestores atuais.
	
	 
	Ref.: 201302056755
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Pesquisas na área de liderança levaram a uma série de classificações sobre seus estilos. Kurt Lewin identificou três tipos de liderança distintos nas organizações em relação ao uso do poder e da autoridade (MAXIMIANO, 2006). Quais são os três tipos de liderança em questão? Marque a opção correta:
		
	
	Estilo visionário; Estilo democrático e Estilo afetivo.
	 
	Estilo autocrático; Estilo democrático e Estilo liberal.
	
	Estilo diretivo; Estilo participativo e Estilo modelador.
	
	Estilo coaching; Estilo autoritário e Estilo liberal.
	
	Estilo afetivo; Estilo coaching e Estilo autoritário.
	
Explicação:
Na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões, e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A figura do ¿chefe¿ se sobressai e as pessoas recebem ordens, possuindo pouco espaço para questionamentos ou sugestões. O líder autocrático costuma: Ser dominador
Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo. A Liderança Liberal permite que os indivíduos detenham a liberdade na execução dos seus projetos, já que o líder é visto como facilitador do processo sendo o responsável por transmitir as informações e estimular a criatividade dos membros. Dessa forma, a supervisão não constante permite que as pessoas possuam maior responsabilidade no projeto e o líder seja o agente transmissor de informações.
A Liderança Democrática envolve os subordinados nos planos, políticas, procedimentos e metas empresariais, facilitandoas discussões e a produtividade.
Esse perfil de liderança tem maior eficácia e traz bons resultados em situações como:
Na rotina de cada dia de trabalho;
Quando houver maior necessidade de comprometimento por parte das pessoas;
Desenvolvimento dos subordinados em termos de comportamento e no estabelecimento de um relacionamento baseado em confiança.
	
	 
	Ref.: 201301982888
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em Liderança, Teorias Contingenciais, o estilo do líder deve se ajustar à ocasião - em vez de se prender a um estilo único. Podemos dizer que esta afirmação é
		
	
	Inconsistente;
	
	Desatualizada;
	
	Parcialmente incorreta;
	
	Falsa
	 
	Verdadeira
	
Explicação:
A adaptabilidade é uma competência acentuadamente valorizada no contexto do mercado atual.
Ao vivermos em um momento de constantes transformações, faz-se necessário que o Líder aprenda ser contingencial - desenvolvendo elementos que favoreçam a potencialidade de agir contextualizado ao cenário em que estiver, mas tomando o cuidado para que a essência e a identidade de gestão eu já tenha estabelecido, não seja perdida.

Continue navegando