Buscar

educação continuada 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
NILCILEA BRAGA CAETANO SILVA
RIO DE JANEIRO
2016
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência De Disciplinas Pedagógicas E Educação Profissional sob a orientação da Professora Maria Imaculada Chao Cabanas.
 
 Curso: Pedagogia
 RIO DE JANEIRO
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.....................................................05
CAPÍTULO II – DIMENSÃO PEDAGÓGICA..............................................................07
CAPÍTULO III – DESENVOLVIMENTO E ANALISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS...............................................................................10
CAPÍTULO IIII - DESEVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS..............................................................................................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................................17
1. INTRODUÇÃO
 Este trabalho é um relatório de estágio do curso de pedagogia à distância da faculdade Estácio de Sá. O estágio supervisionado é um momento de fundamental importância no processo de formação do pedagogo. Este é obrigatório e garantido por lei em nossa formação acadêmica. O estágio foi realizada na Creche Escola Interativa, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, entre os dias 01/04 ate 19/04 de 2016, cumprindo 66 horas no total. Tem objetivo de relatar experiência pessoal, estando nesta escola como acadêmica do curso de Pedagogia.
No capítulo I estarei falando da caracterização da escola sua estrutura e do funcionamento da instituição, tentando fazer uma descrição geral do local, observando sua estrutura física, o histórico da fundação e o levantamento do quadro de profissionais da instituição.
No capítulo II falarei da dimensão pedagógica, focando principalmente na pesquisa sobre o PPP (Plano Político Pedagógico) da instituição, e a formação dos professores, sobre o planejamento do professor, metodologia, postura, conduta em sala de aula e forma de avaliação dos alunos, de modo a avaliar se estão de acordo com o Plano politico Pedagógico.
No capítulo III, relatarei as minhas expectativas ao começar o estágio, minhas experiências, minhas impressões e principalmente todas as atividades das quais participei e que desenvolvi durante o estágio através da descrição das atividades pedagógicas.
Ao iniciar esse estágio, acreditei conseguir ver e colocar na prática toda a
teoria na qual venho aprendendo no meu processo de formação. Na qual, cheguei
com muitas dúvidas e inseguranças referente às características da turma e recepção tanto das crianças quanto do professor.
2. CAPÍTULO I
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
 IDENTIFICAÇÃO/CARACTERIZAÇÃO
A Creche escola Interativa é uma entidade particular, fundada em 2014. Fica localizada na Rua Professor Taciel Cylleno, número 318, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro-RJ. As instalações físicas da creche interativa foram adaptadas ao fim a que se destina, o imóvel e amplo e apresenta condições adequadas de localização, acesso, segurança, salubridade e iluminação. A direção e funcionários da Creche Escola Interativa possui formação pedagógica com especialização em Educação Infantil. Presente em tempo integral na instituição acompanha de perto as atividades pedagógicas, desenvolvimento de cada aluno e está sempre disponível para atender as dúvidas e necessidades de cada família. A escola funciona de segunda a sexta – feira, das 07:00 às 19:00 em horário parcial, horário ampliado, horário integral. A escola esta dividida em 03 anexos, berçário que comporta 08 crianças a partir 04 meses, grupo 01 (educação infantil) que comporta 12 crianças de idade 1ano e grupo 03 que comporta 12 crianças de 02 anos, onde cada turma tem uma professora regente , uma estagiária e uma auxiliar de creche.
 A escola fica em uma casa de centro de terreno, muito ampla e aconchegante. A escola disponibiliza para os educandos 02 pátios sendo um coberto com brinquedos apropriados para faixa etária dos alunos, há também um grande gramado onde as crianças tem contato direto com a natureza, nesse espaço acontece várias brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora do aluno e contribui também para o desenvolvimento da cognição do educando, em uma parte do terreno ao lado do pátio coberto a uma pequena horta que foi construída pelos próprios alunos onde acontece as aulas de educação ambiental. Na entrada da escola a uma grande varanda que acomoda o Ateliê, é um espaço de criação e exploração. Na primeira infância a criança possui desejo inato de experimentar novas possibilidades, sem medo do certo, errado, feio ou belo. Os diferentes materiais, técnicos ou não, ampliam as possibilidades de elaboração das produções, que ficam em exposição para apreciação de todos.
As salas de aula foram pensadas para que as crianças possam circular por toda instituição estimulando diferentes áreas do conhecimento. O mobiliário e os brinquedos são organizados para estimular o desenvolvimento da autonomia do aluno.
Possui 01 biblioteca e 01 sala de leitura, onde encontramos livros disponíveis, há também livros disponíveis nas salas de aula, para acesso do educando e a disposição do educador que tiver necessidade de usá-los, todo o mobiliário no interior da escola e voltado para faixa etária do educando, os banheiros tem um mobiliário para faixa etária da criança projetada para a pré-escola. Mobiliário das salas destinadas para as aulas da educação infantil tem todo mobiliário adequado para faixa etária da criança. A escola possui um serviço de nutrição especializado, que acompanha a alimentação dos alunos desde a elaboração de cardápios balanceados, atividades de nutrição e treinamento dos funcionários da cozinha, as refeições acontecem nas próprias salas de aula. Nas paredes das salas de aula e corredores da escola, tem algumas atividades realizadas pelos alunos e de modo geral estão na altura das crianças, seguindo o método pedagógico utilizado.
Escola não possui sala dos professores para execução de reuniões, as reuniões acontecem na sala da direção. Há uma secretaria e uma recepção, nesta recepção que fica na entrada da escola encontra- se um banheiro social, destinados aos visitantes. A escola possui 1 refeitório para os funcionários onde há 1 banheiros destinados aos professores e outros funcionários da creche.
A equipe da creche escola interativa é formada pelos seguintes profissionais:
Área pedagógica 
Coordenador pedagógico
Professor 
Estagiários
Área administrativa:
Diretora 
Recepcionista 
Serviços gerais: porteiro e limpeza
Alimentação: nutricionista, cozinheira
Auxiliares de creche
Auxiliares de recreação
3. CAPÍTULO II
DIMENSÃO PEDAGÓGICA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
	Projeto político-pedagógico na Creche Escola Interativa, parte do principio de que a criança e um ser ativo na construção do seu conhecimento, é um sujeito social e histórico que ao mesmo tempo em que constitui o mundo, torna - se constituído por ele. A criança lida com o conhecimentode maneira dinâmica e intensa, desenvolvendo sua consciência, se constituindo enquanto ser pensante e cidadão que é no seu aqui e agora e não num futuro que ainda virá.
 Pensar a educação da criança e do ser humano de modo mais amplo e pensar num contexto de possibilidades de interações sociais estabelecidas, ou que se estabelecem em um processo de trocas mediadas pelo conhecimento, pela cultura e pela historia inerente a todos os seres humanos. 
 Esta concepção de criança e do ser humano de modo mais amplo é pensar num contexto mais de possibilidades de interações sociais estabelecidas, ou que se estabelecem num processo de trocas mediadas pelo conhecimento, pela cultura e pela historia inerentes a todos os seres humanos.
 Esta concepção de criança como sócio – histórica, que se constituiu como sujeito nas inter- relações mediadas pelas diferentes formas de linguagem, tem como base os pressupostos de Vygotsky ( 1988/1991/1993) que parte do principio de que o ser humano constitui-se como tal na sua relação como outro social e considera o desenvolvimento como um processo sócio – histórico, em que o acesso do sujeito aos objetos é mediados pelos sistemas simbólicos de que dispõe. De acordo com Vygotsky (2001,p. 70) , “Na educação não existe nada passivo, de inativo. Até as coisas mortas, quando se lhes incorporam ao círculo da educação, quando se lhes atribui papel educativo, adquirem caráter ativo e se tornam participantes ativos desse processo”. 
 O currículo e o processo educacional respeita o conhecimento prévio da criança e assume como responsabilidade ampliá – lo, através de projetos de trabalho que lidem com o conhecimento de maneira interdisciplinar, que partam do interesse das crianças e se abram ás novas descobertas.
Dois eixos perpassam e dão suporte ao trabalho:
Arte
Ecologia
Áreas do currículo
Linguagem, representação e expressão
Jogos e brincadeiras
Linguagem oral 
Linguagem escrita 
Linguagem corporal
Linguagem musical
Expressão plástica e visual
Representação matemáticas
 A metodologia da escola acredita que trabalhar com temas geradores seja uma forma de aproxima a realidade da criança com os conhecimentos apresentados na escola.
 Planejamento apoia numa organização por idades e por observações dos processos individuais de aprendizagem dos alunos. Os projetos definidos a partir estudos de temas. Quando um tema e definido cabe o professor criar atividades, materiais para mobilizar o interesse das crianças. 
 A avaliação do desenvolvimento da criança e feita através de observação contínua, mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento em função da oportunidade e qualidade das vivências proporcionadas na Creche e na Pré- escola, sem objetivo de promoção para acesso ao Ensino Fundamental.
Os educadores demonstram ter muito interesse PPP, e entende que ele deve ser pensados e valorizados aos alunos, desenvolvendo valores de cuidados, respeito ao próximo ao meio ambiente em que vive. A escola oferece conforto e busca o bem estar para os educandos que lá ingressarem. Com objetivo de garantir aprendizagem e desenvolvimento psíquico (cognitivo), físico, emocional e social, articulando o cuidar e o educar, respeitando os níveis de desenvolvimento de cada criança. 
Os professores conhecem e tem acesso ao PPP da escola que prioriza as experiências da vida do aluno; utiliza como instrumento mediador os jogos, ludicidade e a linguagem simbólica. Estimula e utiliza desde o Berçário, função social de leitura e escrita, dentro de um ambiente educativo; Favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, por meio da busca e construção de soluções para situações-problema de acordo com o nível operacional da criança; Proporciona a investigação e a pesquisa; Incentiva a formação de hábitos e normas de convivência; cidadania e a ética, por meio de atividades culturais e ecológicas incluídas em seus programas; Promove aulas de campo, incentivando uma expansão dos conhecimentos em construção; Trabalha a partir da ação espontânea da criança utilizando (entre outras) uma pratica psicomotora que contribua para o desenvolvimento harmônico e integral dela, atendendo assim aos interesses da educação infantil.
Observei e em conversas com os professores tem um bom manejo e respeito da turma, dentro de todas as limitações normais, pois criança precisa e pode se expressar. As atividades discentes contribuem efetivamente para a participação na construção do conhecimento, pois os alunos são muito participativos e a proposta pedagógica lhes permite uma ótima participação.
4. CAPÍTULO III – DESENVOLVIMENTO E ANALISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADASOS
	Realizei o meu estágio com A coordenadora Raquel Fernandes.A coordenadora é Pedagoga com Pós-Graduada em Educação infantil. A coordenação acontece quinzenalmente e há um debate para que todos os professores exponham seus questionamentos e vivências que ocorreram durante suas aulas.
 A escola é um lugar destinado ao aprendizado e por isso deve ser administrado da melhor forma possível, pois neste espaço, estão concentrados vários mundos e vivências. Podemos perceber que a função de escola de maneira geral é muito ampla e tem participação direta na vida de toda a comunidade.
Ela supervisiona o trabalho das professoras e estagiárias, mas desempenha um papel diferencial quando o assunto é o comportamento social do aluno, e a integração desses. 
Quando há atendimentos com os pais para falarem sobre a socialização da criança, ela é a coordenadora preparada e responsável por isso.
 Equipe gestora procura traçar metas e objetivos para que a escola esteja presente 100% na vida de cada aluno, funcionários e familiares.
	A escola segue um calendário que é planejado no início do ano letivo, e conta com comemorações e festividades que tem a participação dos pais dos alunos que contribuem e participam dos eventos, é mais uma forma de estarem todos reunidos.
A coordenação criou um Plano de ações anual que tem procurado cumprir:
 Criar momentos prazerosos de leitura na biblioteca;
Oferecer aos alunos o acesso à informatização;
Avaliar as ações realizadas ao longo do semestre;
 Replanejar as ações sempre que possível;
  Oportunizar momentos de reflexão e aprofundamento sobre a caminhada pedagógica;
  Organizar reuniões de Pais e Mestres para avaliação e construção de propostas que favoreçam um bom desempenho da nossa prática educativa;
 Construção coletiva de projetos pedagógicos visando à melhoria do ensino-aprendizagem;
Oferecer aos alunos portadores de necessidades especiais momentos prazerosos;
  Cumprir o Regimento Escolar;
Atualização do corpo docente;
 Promover debates, seminários, palestras e oficinas pedagógicas;
Trabalhar com o meio ambiente que nos cerca e nos proporciona grandes aprendizados;
OBSERVAÇÃO SOBRE PLANEJAMENTO, CURRICULO E AVALIAÇÃO
Na instituição, as reuniões de planejamento acontecem às terças-feiras, após o horário de trabalho onde todos participam somente. As coordenadoras e suas assistentes estão sempre à disposição para orientá-las em algum aspecto e também para acompanhar e orientar os trabalhos a serem desenvolvidos, como por exemplo, decidir os projetos para cada segmento ou tratar de um assunto de interesse dos docentes. Nessas reuniões são colocadas em questão assuntos que os professores devem abordar durante seus próximos planejamentos.
Os planejamentos dos professores devem ser feitos e entregues antes de começar a aulas e deve sempre ser apresentados por email para as orientadoras pedagógicas.
	FORMAÇÃO CONTINUADA
Um dos focos dessa formação continuada é a “Didática Construtivista”, na maioria das vezes ministradas às quintas-feiras e fala sobre o ensino da matemática, arte, biologia e Português, numa perspectiva construtivista na Educação Infantil e Fundamental I. É promovido por profissionais de cada área, podendo ser integrante do corpo docente da Escola ou profissionaisconvidados especialmente para tal evento. Geralmente, somente os professores são convidados a participarem dessa formação.
A gestão da escola é baseada na democracia, os professores, os pais dos alunos, enfim, todos têm seu espaço e podem conversar com a equipe gestora a qualquer momento. Para ser gestor é necessária muita liderança e firmeza, diante dos contratempos que surgem no caminho. 
 5. CAPÍTULO IIII - DESEVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS
 	Ao falar de cada aluno, todos se referem com amor e confiança de que aquele aluno vai superar seus problemas e dão a maior importância para cada detalhe daquele aluno que avançou mais um passo. A equipe gestora sempre oferece cursos e momentos de leituras com os professores e os deixa com autonomia para ministrarem suas aulas.
 Realizei meu estagio no mês de abril neste mês aconteceu à feira do livro em nossa escola para comemorar o dia do livro no mês de abril. A escola preparou uma grande feira de exposição de livros para as crianças os alunos tinham livro acesso aos livros que estava exposto por toda a escola. Onde cada criança escolhia um livro para poder levar para casa e ler com sua família. No evento também foi feito rodas de leituras com livros que as crianças escolheram na semana anterior. Também foi organizado um teatro onde os alunos do grupo 03 apresentaram a peça Da Chapeuzinho Vermelho para toda  escola. No final houve um grande piquenique no gramado de nossa escola para confraternizar com todos os amigos. E muito gratificante e prazeroso poder participar de um projeto para formação de novos leitores, pois e nesta faze de educação infantil que inspiramos nossos alunos o prazer da leitura. Também observei a coordenadora juntamente com os professores mediando todos os momentos e participando de forma integrada em todos os momentos no evento. 
Percebo que a educação infantil não deve ser vista como uma preparação para o ensino fundamental, a educação infantil deve ser vista como uma etapa de extrema importância na vida da criança, pois através de uma brincadeira da exploração do mundo do faz de conta da parte lúdica a criança será estimulada de forma prazerosa e contribuirá no seu desenvolvimento da aprendizagem, educação infantil e um momento de novas descobertas e o lúdico e as brincadeiras ajudam nesse processo do desenvolvimento da criança.
O coordenador pedagógico é um orientador e mediador ele integra toda a sua equipe, usa seus conhecimentos para poder mediar a aprendizagem do educando proporcionando ambiente favorável a aprendizagem.  Assiste sua equipe docente orientando como trabalhar para desenvolvimento do educando em todas as suas potencialidades de forma clara e objetiva. Supervisor pedagógico poderá contribuir com o professor mediando a melhor forma de estímulos adequados para cada educando, respeitando o ritmo de cada aluno, pois cada um de nos aprendemos de forma diferente. Visando assim a redução da evasão escolar e proporcionando uma educação igualitária a todos. Trazendo também para as escolas as famílias dos alunos para mostrar da importância da educação na vida de seus filhos, integrando a esses pais no cotidiano do aluno na escola.
Percebo assim, que a formação continuada contribui para uma atuação repleta de significação, possibilitando ao professor conhecimentos profissionais atualizando assim sua pratica, adequando sua formação as exigências do ato de ensinar, levando-os a reestruturar e aprofundar conhecimentos adquiridos na formação inicial. O professor que participa de atividades de formação continuada pode refletir sobre suas práticas em seu trabalho diário, resiguinificando assim seus métodos para melhor poder ensinar. Professor deve sempre ser um pesquisador ativo, trazendo sempre para sala de aula novidades que possa entusiasmar seus alunos na aprendizagem.
	Participei de algumas palestras sobre o cuidar e o educar onde cada professor pode adquirir informações sobre estas temáticas e expor suas duvidas e também deixar algumas contribuições para outros professores sobre o assunto.
	A escola investe na educação continuada de seus professores oferecendo palestras e dando cursos para seus funcionários se qualifique em suas profissões. A diretora ofereceu para seus professores um curso que será pago pela instituição sobre Educação Especial para que seus professores tenham orientação para melhor assistir seus alunos. Oferecendo um ensino de qualidade com respeito. Fiquei bastante feliz, pois faço parte desta equipe de professores e vou fazer este curso ofertado pela minha diretora, sei certamente ira contribuir em minha formação e na minha pratica em sala de aula e também para minha vida.
		Ficou claro para mim que uma gestão democrática onde há respeito para com professor e para com os alunos e muito importante. 
A escola se mostrou comprometida em investir na qualidade de vida, em
formar cidadãos críticos, que convivem em sociedade e habitam o mundo. O PPP da
escola é completamente vivo e está sempre presente em todas as atividades realizadas na turma . É possível ver tudo acontecendo entre murais, trabalhos
expostos por toda escola. Coordenação, direção e professores estão em total sintonia para realizar as atividades previstas no PPP. 
Outro aspecto importante que pude perceber, é que o “erro”, nesta escola não existe, ele se transforma em aprendizado, portanto, não se fala que o aluno errou algo, e sim que ele não avaliou de forma correta sua resposta e que precisa pensar mais um pouquinho. Isso estimula o aluno com certeza. Vemos que: 
 “O erro, portanto, passa a ter um novo status dentro do enfoque
 pedagógico e nos leva a pensar que ao invés de fechar
 portas pode contribuir para abri-las.” (Neves, 2013).
	 É importante observar a busca que a equipe gestora e o corpo docente fazem para se reinventarem, procurando meios de construir formas significativas na sua prática pedagógica percebendo o seu papel nesse contexto. Paulo Freire escreve em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, que: 
 “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua Própria produção ou sua construção.” (p. 25).
6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término do estágio exigido pela Universidade Estácio de Sá- como requisito à aprovação em Prática de ensino e estágio supervisionado em Docência das Disciplinas Pedagógicas e educação Profissional, foi possível confirmar o enriquecimento nas interações com os profissionais do meio, com a troca de informações e com isso ficou a importância de conhecer a realidade de uma instituição escolar, principalmente como funciona a coordenação de uma escola.
Dessa forma conclui-se que a mistura dessas novas teorias educacionais é muito eficiente no atendimento aos alunos, pois é colocado para os educandos tudo o que já foi aprovado nessas teorias, com isso, é certo um desenvolvimento melhor no processo de ensino-aprendizagem.
Quanto ao relacionamento com os profissionais foi de extrema importância para as observações aqui descritas, a interação e as trocas foram muito significativas, pois essa é a primeira vez que atuo na área da coordenação, vivenciando 	 a rotina do cotidiano escolar e realização de diversas atividades.
Esta experiência proporcionada pelo estágio amplia o significado da constituição de um profissional da área da educação, complementa a formação acadêmica e confere subsídios para uma atuação efetivamente democrática e transformadora.
 Enfim, considero o meu estágio como forma de reflexão crítica para minha atuação como profissional. Superou todas as minhas expectativas iniciais, pois tive receio quanto poderia contribuir e o quanto contribuiria para a minha formação. 
 Foi um período de aprendizagem e de desafios, quantoconcede as observações,
 Foi possível perceber que a escola busca desenvolver as competências e habilidades dos alunos para que possam ter a possibilidade de vivenciarem experiências fora dos muros escolares, pois o mundo vai exigir deles uma preparação para uma prática social mais consciente, mais humano, mais cidadão.
 Quanto às atividades propostas, foi possível constatar o interesse, o esforço e a dedicação no cuidar e no educar por parte de toda equipe pedagógica, funcionários e professores para que o período escolar seja bem aproveitado e estimulado. 
 A experiência de estágio foi excelente e uma lição de vida não só para a minha formação acadêmica, mas também como uma cidadã e como futura pedagoga. Respeitando as diferenças, valorizando o diálogo, valorizando o professor em todo o aspecto social e moral, minimizando as desigualdades sociais para que assim possamos alcançar uma educação de qualidade. 
 
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
VYGOTSKY, lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes , 5ª Reimpressão 1993; e
VYGOTSKY, lev. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 4ª Edição, 1991.
(1) FREIRE, Paulo. “Pedagogia da Autonomia”, São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1996, p. 25.
(2) LÜCK, Heloísa. “Dimensões da gestão escolar e suas competências”, Curitiba, Ed. Positivo, 2009, p.14.

Continue navegando