Buscar

Avaliação - História e Politica do Ens. Superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: NPG1005_AV1_201405226013 » HISTÓRIA E POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 201405226013 - WELINGTON DA SILVA BARTELS 
	Professor:
	DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 4,8 de 6,0         Nota do Trab.: 1,5        Nota de Partic.: 1        Data: 27/09/2014 14:29:38 
	
	 1a Questão (Ref.: 201405829601)
	sem. N/A: Aula 5
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	Em 1968, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) para estudar a reforma universitária. Nele, o Ensino Superior privado não foi alvo de discussão propriamente dita, mas, a partir desse momento, os estabelecimentos isolados de ensino ¿ aqueles de pequeno porte ¿ foram se consolidando para, em seguida, servirem de apoio às instituições educativas de então. Com relação ao Ensino Superior Privado podemos destacar:
		
	
	No novo modelo educacional brasileiro, a seleção para o Ensino Superior público passou a ser definida com base em dois planos, o econômico e o seletivo.
	
	O fato é que, nesse período, o ensino privado não conquistou seu lugar na Educação Superior brasileira.
	
	No plano social, as vagas passariam a ser ocupadas por um grupo restrito de estudantes somente da classe pobre.
	
	A partir dessa divisão, o Ensino Superior público começou a crescer bastante e atendia a demanda de alunos que desejavam estar matriculados.
	
	Em função da escassez de recursos que deviam ser direcionados ao setor público, nesse caso, a educação de caráter privado foi caracterizada como complementar ao tipo de ensino já existente no Brasil.
	
	 2a Questão (Ref.: 201405829594)
	sem. N/A: Aula 1
	Pontos: 0,0  / 0,6 
	Observe o trecho que segue: ¿O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. (Bertolt Brecht retirado de O Pensador). Hoje, utilizamos a palavra Política para nos referirmos a inúmeras ações. Marque a resposta que justifica o sentido utilizado no trecho acima:
		
	
	O sentido de política está relacionado aos papeis do Estado
	
	O sentido de política como organização social dentro de várias instituições e instâncias considerando a participação dos indivíduos em sua organização.
	
	O sentido de política está relacionado às ações de determinado tipo de governo e de administração estatal.
	
	O sentido de política está relacionado aos papeis desempenhados pelos homens na polis.
	
	O sentido de política está em dominar pela força e orientar pela persuasão.
	
	 3a Questão (Ref.: 201405829599)
	sem. N/A: Aula 3
	Pontos: 0,0  / 0,6 
	O Estatuto das Universidades Brasileiras foi criado por meio do Decreto-Lei nº 19.851/31 que esteve vigente por 30 anos, somente deixou de vigorar a partir da primeira LDB, lei 4024/61. A partir de seus inúmeros objetivos, que extrapolam o limite de atuação de uma instituição educativa, afirma que: I- As bases da Educação Superior transcendem ao exclusivo propósito do ensino, envolvendo preocupações de pura ciência e de cultura desinteressada. II- Pela primeira vez, a necessidade de existência da Reitoria, do Conselho e da Assembleia Universitários. III- Passam a atuar, na área de Docência, as figuras de Auxiliar de ensino, Chefe de clínica ou de laboratório, assistente ou preparador e Catedrático IV- Deveria haver uma mudança de paradigma. 
		
	
	I, II e III 
	
	III, IV e V 
	
	I, III e IV 
	
	I, II e V.
	
	II, III e IV 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405829604)
	sem. N/A: Aula 7
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	Em nossa aula discutindo sobre o fazer da Universidade diante das demandas da sociedade atual, fizemos a seguinte indagação: ¿Considerando a complexidade desse processo, qual seria, então, o compromisso da Graduação na formação do jovem de hoje? Marque a resposta certa:
		
	
	Preparar o jovem para o mundo do trabalho, a fim de que possa desempenhar determinadas atividades. Mas também, cultivar o raciocínio, a reflexão e a capacidade de (re)criação do que está posto como verdade absoluta e inquestionável.
	
	Informação, treinamento, razão instrumental, saber fazer utilitário e pragmático, transmitindo o saber como algo pronto e acabado.
	
	Ensinar teorias e explicar conceitos.
	
	A formação profissional coerente sem suas possibilidades de mudança.
	
	Classificação voltada para o mundo do trabalho.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405829598)
	sem. N/A: Aula 2
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	Quando D, João VI chegou ao Brasil, fugindo das conquistas de Napoleão, tratou de criar condições para sua estada nessas terras. Desta forma é correto afirmar: I ¿ O melhor para o povo nesse período seria cursar o Nível Superior na Europa. II ¿ Ao chegar D. João criou a primeira Universidade brasileira. III ¿ No ano de 1808, com a chegada de D. João ao Brasil, teve início a educação profissional; IV ¿ Foram criadas faculdades de educação profissional. V ¿ As aulas de ler e escrever foram implantadas em todas as províncias. Estão corretas: 
		
	
	I e V
	
	I e II 
	
	IV e V
	
	III e IV 
	
	II e III 
	
	 6a Questão (Ref.: 201405829600)
	sem. N/A: Aula 4
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	No período da ditadura militar o governo se preocupou com a capacidade subversiva dos estudantes. Sendo assim, o Estado resolveu adotar o projeto de reforma universitária e, em 1967, criou o Decreto nº 62.024, no projeto do governo voltado para o Nível Superior, tornou-se necessário ¿Fortalecer o princípio de autoridade e a disciplina nas instituições; Ampliar as vagas; Implantar o vestibular unificado; Criar cursos de curta duração; Enfatizar os aspectos técnicos e administrativos.¿ Algumas dessas demandas representavam as reivindicações dos estudantes, mas outras vieram do Estado, que insistia em manter o controle no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES). Articulada a outros movimentos, a UNE saiu, então, às ruas e continuou alimentando o debate no interior das universidades. Dessa forma, podemos afirmar: I - A crise universitária passou a ser um problema de caráter nacional. II - O governo criou o Decreto nº 62.937, que instituiu um Grupo de Trabalho para estudar a reforma da universidade brasileira. III - Prevalecia a ideia de que a solução para os problemas políticos do país podia ser fornecida pelo povo sob a influência socialista. IV - O Relatório do Grupo de Trabalho destacou inúmeras histórias de sucesso. V ¿ A falta de organicidade dos projetos universitários. Estão corretas: 
		
	
	I, II e III 
	
	I, II e V
	
	III, IV e V 
	
	II, III e IV 
	
	I, III e IV 
	 7a Questão (Ref.: 201405829605)
	sem. N/A: Aula 8
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	A EAD é nova forma de estudo, regulamentada pela lei que rege a educação nacional, por dois decretos e por uma portaria ministerial, e suas especificidades estão de acordo com as demandas sociais. Os cursos oferecidos por ela em Nível Superior, estão os de Graduação, extensão e Pós-Graduação. Em seu histórico, podemos dizer que teve três fases, sendo a primeira caracterizada por:
		
	
	Programas da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
	
	Sessões periódicas de tutoria presencial.
	
	Uso do computador, aliado à internet.
	
	Momento da geração analógica.
	
	Correspondência, por meio de material impresso.
	
	 8a Questão (Ref.: 201405829606)
	sem. N/A: Aula 8
	Pontos: 0,6  / 0,6A EAD surgiu para atender a uma demanda educacional, ou seja, às necessidades daqueles que não têm acesso aos grandes centros em que a possibilidade de ingresso no Ensino Superior é maior. Dessa forma, é preciso, então, pensar e planejar os mais variados tipos de suporte, do cognitivo ao afetivo, do social ao administrativo, do comunicacional ao pedagógico . Porém, as propostas em EAD se materializam, fixando suas diferenças muito mais no (a):
		
	
	Contato face a face.
	
	Disciplina de cada curso.
	
	Material escrito.
	
	Grau de interação professor-aluno.
	
	Relação da equipe à distância.
	
	 9a Questão (Ref.: 201405829603)
	sem. N/A: Aula 7
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	Observando a organização acadêmica das instituições de Ensino Superior que , de acordo com a legislação, estão divididas em CEFETs, Faculdades, Centros Universitários e Universidades, podemos afirmar que os CEFETs atuam como:
		
	
	Instituições com fins lucrativos.
	
	Instituições pluricurriculares, que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento, com autonomia semelhante a que possuem as universidades no que se refere à dispensa em solicitar autorização para a abertura de novos cursos.
	
	Instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.
	
	Instituições multicurriculares organizadas para atuar sob um regime comum, com base em um único plano de estudos submetido ao controle de uma administração central.
	
	Nível Básico, Técnico e Tecnológico em escola secundária e de capacitação pedagógica para professores e especialistas ligados diretamente ao MEC, sendo que quase todas as entidades educacionais foram extintas e passaram a compor algum Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) ¿ exceto o Minas Gerais e Rio de Janeiro, que reivindicam sua transformação em universidades tecnológicas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201405829602)
	sem. N/A: Aula 6
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	Com relação ao modelo de administração educacional zigue-zague que, de acordo com Cunha (2001), trata-se de uma administração na qual cada governo, assume uma política educacional de caráter salvacionista. Marque a resposta certa, apontando uma das três causas para esse tipo de gestão:
		
	
	Movimento no qual as propostas possuem fundamento científico.
	
	Descrença dos professores quanto à efetivação de projetos educacionais.
	
	A consolidação de novas proposições mais eficazes para a educação.
	
	A procura de políticas capazes de causar impacto nas urnas, aquelas que constituem formas de se eleger um político.
	
	A dualidade do sistema educacional.

Outros materiais