Buscar

LISTA MÉTODOS DE ANÁLISE CENTESIMAL CINZAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LISTA MÉTODOS DE ANÁLISE CENTESIMAL – CINZAS
Determine se as afirmações abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F)
( F ) O método está baseado na determinação do ganho de peso do material submetido à queima em temperatura de 550°C.
( V ) O resíduo obtido sempre representa toda a substância inorgânica presente na amostra, mesmo que alguns sais sofram redução ou volatilização.
( F ) A perda de massa representa o teor de matéria orgânica presente na amostra.
( V ) A diferença entre a massa original da amostra e a massa de matéria orgânica representa a quantidade de cinzas presente.
O método que é aplicado para alimentos em pó (sólidos triturados) também pode ser aplicado para alimentos líquidos e alimentos com alto teor de gordura e açúcares? Justifique sua resposta. Não, pois para alimentos em pó usa-se sempre a determinação de cinzas por via seca, ao contrário dos alimentos com alto teor de gordura e açúcar, que o uso do método pela via úmida é praticamente obrigatório.
Mariana analisou 93 g de uma amostra de alimento, para determinar qual seu percentual de cinzas. Após todo o procedimento, observou-se massa de 11 g. Qual o percentual de cinzas na amostra de Mariana?
11 x 100 / 93 = 11,82%
Faça um fluxograma de um dos métodos para obtenção de cinzas, explicando detalhadamente cada etapa.
Alcalinidade da cinza 
Por que processos de determinação de cinzas são de grande importância para a indústria de alimentos? Dê exemplos. 
 Pois com esses processos podemos ter controle sobre a qualidade de determinados alimentos como evitar a acidez de produtos cárneos, garantir que esteja presente nos alimentos componentes que beneficiem a saúde dos consumidores (ex: gelatina), garantir estabilidade microbiológica, e também conseguimos identificar através da determinação de cinzas se há adulteração no alimento a ser analisado (ex: presença de areia em alimentos em pó).
O que constitui as cinzas?
Os metais na cinza se apresentam na forma de: óxidos metálicos, sulfatos, fosfatos, nitratos, cloretos e outros halogenatos. 
A cinza é constituída principalmente de:
Grandes quantidades: Ca, Na, K, Mg
Pequenas quantidades: Al, Fe, Cu, e Zn;
O que são:
Macrominerais, Microminerais e elementos traços
Macrominerais. Necessidade individual acima de 100 mg/dia na alimentação: cálcio, fósforo, sódio, potássio, magnésio, cloro e enxôfre;
Microminerais. Necessidade individual entre 1 a 50 mg/dia na alimentação: ferro, zinco, cobre , manganês; 
3- Elementos traços. Necessidade individual inferior a 1 mg/dia na alimentação: iodo, cromo, antimônio, cobalto, selênio, alumínio, estrôncio, silício e estanho.
Os macrominerais são cálcio, sódio, fósforo, potássio, enxofre, cloro e magnésio. Eles são necessários em quantidades relativamente altas no nosso organismo. Já os microminerais são representados pelo ferro, cobre, zinco, iodo, flúor, cromo, cobalto, manganês, selênio, molibdênio.
Em quais classes podemos classificar a determinação dos constituintes minerais nos alimentos? Explique detalhadamente cada uma.
1) Determinação da cinza (total, solúvel e insolúvel) 
A determinação da cinza total em alimentos é importante pelos seguintes motivos: 
- Fornece informações sobre o valor nutricional do alimento, no tocante ao seu conteúdo 
em minerais e é o primeiro passo para aná lises sub seqüentes de ca racterização destes 
minerais. 
- É usado como índice de refinação de açúcares e farinhas. 
- É usado como indicativo de pureza e a dulteração em alguns alimentos (ex: presença de areia, talco, sujeira em condimentos, conteúdo de frutas em geléias ou doces). 
- Em águas: a presença de determinados m inerais (carbonatos) na água pode causar problemas de incrustações nas tubulações e caldeira ou diminuir a eficiência de produtos usados na limpeza e sanitização da indústria. 
Cinza solúvel e insolúvel em água: método bastante utilizado para a determinação da quantidade de frutas em geleias e conservas. 
Alcalinidade da cinza: as cinzas de produtos de frutas e vegetais sã o alcalinas, enquanto de produtos cárneos e certos cereais são ácidas. A alcalinidade das cinzas e de vido à presença de sais de ácidos fracos como o cítrico, tartárico e málico, que na incineração são convertidos no s carbonatos correspondentes. Esta técnica é utilizada p ara verificar adulteração em alimentos de origem vegetal ou animal. 
Cinza insolúvel em ácido: esta determinação é importante para a verificação da adição de matéria mineral em alimentos como sujeira e areia em temperos, talco em confeitos e sujeira em frutas. 
2) Determinação dos componentes individuais da cinza. 
Geralmente é realizada através da determinação de cinza por via úmida e utilizando posteriormente um método que dependerá dos minerais a serem determinados. Os métodos que são empregados nesta análise são: absorção atômica ; emissão de chama;colorimetria; turbidimetria; titulometria. Todos o s métodos, com exceção do último, são métodos instrumentais em que os equipamentos utilizados são sofisticados e caros. A determinação de cinza por via úmida envolve a digestão ácida da amostra em temperaturas entre 150 e 350º C (temperaturas menores às utilizadas na via seca, evitando a decomposição de alguns minerais), decompondo a matéria orgânica. Para esta análise é utilizado um equipamento chamado digestor.

Outros materiais