Buscar

Questões sobre Fisiologia do Exercício


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201301168338)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João M.D. ao acordar pela manhã realizou uma atividade física de longa duração (2h) e de alta intensidade em estado de jejum (jejum de 8h). Durante o exercício João sentiu-se tonto e posteriormente verificou-se que ele tinha experimentado um episódio de hipoglicemia. De acordo com esse relato podemos estimar que a base fisiológica para o ocorrido foi:
		
	
	João ainda possuia boas reservas de glicogênio hepático mesmo ao final do exercício, entretanto, a não ativação da gliconeogênese resultou na hipoglicemia.
	
	o glicogênio hepático e muscular já estavam depletados previamente ao exercício. Como ambos possuem função da manutenção da normoglicemia o indivíduo teve uma hipoglicemia durante o exercício
	
	A lipólise e a proteólise diminuíram ao longo do exercício dificultando a manutenção da glicemia
	 
	o glicogênio hepático foi depletado e a taxa da ativação da gliconeogênese não foi suficiente para atender a demanda de glicose pelas células
	
	O glicogênio muscular foi depletado o que induziu diretamente a hipoglicemia durante o esforço
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201301157606)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A desidratação é uma das causas mais comuns que levam o atleta a fadigar durante eventos sob alta temperatura ambiente. Dessa forma é recomendável a ingestão de liquidos por parte do atleta. Nesse contexto marque a opção correta com relação a água no nosso organismo:
 
I - Por conter vitaminas e minerais a água auxilia na reposição energética do atleta durante os exercícios.
II - O nosso organismo é composto majoritariamente por água.
III - A água auxilia nos processos de digestão, absorção, transporte e excreção de moléculas e metabólitos produzidos pelo nosso organismo.
 
IV - Nosso organismo é capaz de produzir água em pequenas quantidades.
 
V - A água contribui para a lubrificação das nossas articulações.
 
		
	
	somente as alternativas II, IV e V estão corretas
	
	somente as alternativas II e III estão corretas
	 
	somente as alternativas II, III, IV e V estão corretas
	
	todas as alternativas estão corretas
	
	somente as alternativas II, III e V estão corretas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201301944648)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	João é um atleta amador de 42 anos que treina triatlo regularmente há 3 anos e está prestes a participar do primeiro IronMan. A prova terá duração aproximada de 12h. Qual é o sistema que predomina nessa modalidade esportiva.
		
	
	Sistema ATP - ADP
	 
	Sistema glicolítico
	 
	Sistema Oxidativo
	
	Sistema anaeróbio
	
	Sistema ATP-CP
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201301168349)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A prática de exercícios físicos em ambientes quentes é comum no Brasil. Nessas situações questões como a reposição de fluidos, eletróitos e energia devem ser levados em consideração. Nesse contexto marque a opção correta:
		
	
	A hidratação apropriada só é necessária em ambientes quentes não sendo necessária em ambientes frios
	
	A condução é o principal mecanismo de termorregulação durante o exercício em ambientes quentes
	
	A ingestão de sódio, comumente encontrado em repositores hidroeletrolíticos, durante o exercício se faz necessária para a manutenção do status energético do atleta
	 
	O intuito da utilização de glicerol previamente ao exercício é induzir uma hiperidratação no indivíduo
	
	A ingestão apenas de água pode induzir ao quadro de hipernatremia
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201301168347)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A bioenergética é a parte da ciência que estuda a conversão da energia química contida nos nutrientes provenientes da alimentação em energia sob a forma de ATP. Uma das vias metabólicas capaz de realizar tal conversão é a glicólise. Com relação ao metabolismo glicolítico marque a opção correta.
 
I. A glicólise anaeróbia sintetiza como saldo liquido 2 moles de ATP
II. A função da síntese do lactato é regenerar o NAD+ a partir do NADH sintetizado na glicólise
III. O lactato é sintetizado na matriz mitocôndrial
IV. O maratonista utiliza preferencialmente a glicólise anaeróbia para obter fonte de energia sob a forma de ATP durante a maratona
V. A glicólise aeróbia ocorre exclusivamente no citosol das células
		
	
	Todas são verdadeiras
	
	Apenas I, II e V são verdadeiras
	
	Apenas I e V são verdadeiras
	 
	Apenas I e II são verdadeiras
	
	Apenas III e IV são verdadeiras
	A desidratação é uma das causas mais comuns que levam o atleta a fadigar durante eventos sob alta temperatura ambiente. Dessa forma é recomendável a ingestão de líquidos por parte do atleta. Nesse contexto marque a opção correta com relação a água no nosso organismo:
I - Por conter vitaminas e minerais a água auxilia na reposição eletrolítica do atleta durante os exercícios.
II- Perdemos calor por várias formas tais como condução, convecção e evaporação cutânea.
III - O nosso organismo é composto majoritariamente por água.
IV - Nosso organismo é capaz de produzir água em pequenas quantidades.
V - A água auxilia nos processos de digestão, absorção, transporte e excreção de moléculas e metabólitos produzidos pelo nosso organismo.
		
	 
	somente as alternativas III, IV e V estão corretas
	
	somente as alternativas I e V estão corretas
	
	todas as alternativas estão corretas
	
	somente as alternativas I e II estão corretas
	
	somente as alternativas II, III e V estão corretas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201301168773)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa CORRETA pertinente as Vitaminas e Minerais para performance.
		
	
	A suplementação de vitaminas com função antioxidante poderia ser desejável em exercícios realizados em baixas altitudes devido ao estresse oxidativo diminuído.
	
	A deficiência do ferro pode levar a osteoporose
	
	A vitamina E ativa uma enzima que regula a síntese de carnitina, que por sua vez, transporta os ácidos graxos para a mitocôndria, onde são oxidados.
	 
	A suplementação de dieta com nutrientes antioxidantes (particulamente vitamina C e E) tem sido proposta como forma de reduzir os efeitos maléficos do exercício.
	
	As grandes altitudes podem prejudicar o atleta pela combinação de vários efeitos, como o aumento do apetite, mal-estar e náusea, que acabam por levar a uma perda de massa corporal.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201302080068)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São considerados micronutrientes antioxidantes.
		
	
	Cálcio, selênio, vitamina E, vitamina C, cromo
	 
	Zinco, vitamina C, selênio, vitamina E, vitamina A
	
	Zinco, potássio, selênio, vitamina E, vitamina C
	
	Zinco, cromo, cobre, potássio, vitamina C
	 
	Fósforo, cálcio, vitamina A, vitamina C, vitamina E
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201301168766)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Avalie as afirmativas a respeito dos Carboidratos e performance física. I - CHOs nos exercícios intensos: Devido a sua capacidade de fornecer energia sem oxigênio, o glicogênio muscular armazenado constitui o principal fornecedor de energia nos primeiros minutos de exercício, quando a utilização do oxigênio não satisfaz as demandas energéticas. II - CHOs nos exercícios moderados e prolongados: A medida que o exercício continua e as reservas de glicogênio são reduzidas, a glicose sanguínea passa a constituir a principal fonte de energia proveniente dos carboidrato, sendo que um percentual cada vez maior da energia total é proporcionado pela desintegração das gorduras. III - A SBME recomenda que 60 a 70% das calorias ingeridas pelo atleta devem vir dos CHOs e que nas refeições anterior aos exercícios devem-se consumir alimentos ricos em CHOs com alto índice glicêmico. IV - A ingestão de CHOs durante o exercício está associada à manutenção dos níveis sanguíneos de glicose, prevenindoa fadiga observada nos últimos 30 minutos de exercício. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I, II e IV
	
	II, III e IV
	
	II e IV
	
	I e II
	
	I, III e IV
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201301939160)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	3) Um episódio agudo de exercício desvia temporariamente o liquido do plasma para os espaços intersticiais e intracelulares, graças a uma pressão hidrostática aumentada dentro do sistema circulatório. Esse seria um dos motivos para que a ingestão de água seja bem acompanhada pelos atletas. Em relação à ingestão de água e os processos termorregulatorios envolvidos durante a atividade física podemos afirmar:
		
	
	Quanto maior a ingestão de água pelo atleta durante e depois da competição, mais escura fica a sua urina, portanto mais hidratado.
	 
	Em ambientes quentes e com umidade elevada, a desidratação e a hipertermia são as principais causas de fadiga durante o exercício.
	
	A sudorese implica em perda de calor por meio da eliminação de água e eletrólitos pelo organismo, ela não esta associada com o processo de manutenção da temperatura corporal.
	
	O mecanismo de sudorese não pode resultar em consequências negativas, pois o próprio corpo tem a capacidade de produzir água durante o processo de respiração aeróbica, e essa produção é suficiente para repor a água perdida.
	
	O Atleta altamente desidratado não sente nenhum sintoma da desidratação, pois ela é silenciosa e não interfere na atividade física.