Buscar

2° Avaliação de Nutrição e D.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

a Questão (Ref.:201603425888)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As DRIs são usadas para a avaliação e planejamento de dietas de indivíduos e grupos de indivíduos saudáveis. O conceito das DRIs traz parâmetros que levam em consideração não apenas os valores de inadequação da ingestão, mas também a adequação do consumo de nutriente que leve à redução de DCNT, bem como os limites de toxicidade dos nutrientes(IOM,2000). Em relação a ingestão média estimada (EAR), um dos quatro valores de referência de ingestão de nutrientes que compõem as DRIs, é correto afirmar que:
		
	
	é o nível mais alto de ingestão diária continuada de um nutriente que aparentemente não oferece nenhum efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou gênero;
	 
	é um valor de ingestão diária de um nutriente que se estima que supre a necessidade de metade (50%) dos indivíduos saudáveis num estágio de vida e sexo;
	
	é o nível de ingestão dietética diária que é suficiente para atender às necessidades de nutrientes, de praticamente todos (97 a 98%) os indivíduos saudáveis de um determinado grupo de mesmo gênero e estágio de vida;
	
	é utilizada quando não há dados suficientes para a determinação das RDA.
	
	baseia-se em níveis de ingestão ajustadas experimentalmente ou em aproximações da ingestão observada de nutrientes de um grupo de indivíduos aparentemente saudável;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603850316)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	2. O planejamento dietético tem início no diagnostico nutricional do indivíduo. É a partir do diagnóstico nutricional que o nutricionista traça o objetivo da intervenção nutricional e a educação nutricional. Após esse procedimento é necessário saber o peso ideal do paciente. Sabendo disso qual o peso ideal de uma paciente de 25 anos, sexo feminino, com 1,68m e 70kg?
		
	
	54kg
	
	60kg
	
	52kg
	
	58kg
	 
	59kg
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603951489)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Food and Agriculture Organization (FDA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) da Organização das Nações Unidas estabeleceram normas internacionais em muitas áreas de qualidade e segurança alimentar, bem como recomendações dietéticas e nutricionais. As normas americanas de exigências nutricionais são conhecidas como cotas dietéticas recomendadas (RDA). Em 1993, a Food and Nutrition Board (FNB) criou um quadro paradesenvolvimento de recomendações nutricionais, as DRIs ¿ Ingestão Dietética de Referência. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) As DRIs são aplicadas apenas para 2 grupos populacionais: gestantes e lactantes.
( ) RDA e DRIs são sinônimos e visam manter a ingestão de micronutrientes adequada para populações de risco nutricional.
( ) As DRIs englobam quatro tipos de recomendações para indivíduos saudáveis: ingestão adequada (IA), necessidade média estimada (EAR), cota dietética recomendada (RDA) e grau de ingestão máxima tolerável (IM).
( ) O modelo DRIs amplia o RDA que apenas concentrava sobre teores de nutrientes para população saudável, visando prevenir doenças por deficiência.
( ) A cota dietética recomendada (RDA) de um nutriente deve servir como meta de consumo para indivíduos e não como referencial de adequação de dietas de populações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	
	V - V - F - F - F
	
	V - F - V - V - F
	 
	F - F - V - V - V
	
	F - V - V - F - V
	
	V - V - V - V - F
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603951480)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O planejamento da alimentação saudável não consiste somente na enumeração de um conjunto de quantidades de nutrientes, devendo também cumprir certas exigências, tais como o equilíbrio e adequação de nutrientes que compõem o plano alimentar. Nesse sentido, considere as afirmativas:
1. Pedro Escudeiro, nutrólogo argentino, em 1938, postulou as leis fundamentais da alimentação, seguidas até os dias de hoje.
2. A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas e manter em equilíbrio o seu balanço.
3. O plano alimentar só é completo quando todos os nutrientes são incluídos nas quantidades recomendadas para cada um deles.
4. As quantidades de nutrientes da dieta devem guardar uma relação de proporção entre si.
Assinale a alternativa correta.
		
	 
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603729392)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma adolescente de 17 anos foi atendido no ambulatório de nutrição apresentando fraqueza, sonolência, mucosa hipocorada e diagnóstico de anemia ferropriva. Sabe-se que a biodisponibilidade de ferro depende de alguns fatores. Dentre as refeições com menor biodisponibilidade de ferro que essa adolescente deve evitar podemos citar os itens: I- Peixe, purê de batatas, feijão, doce de goiaba e suco de manga. II- Almôndega de carne, arroz, feijão, gelatina e suco de acerola. III- Carne moída, macarrão, queijo ralado, brócolis e sorvete de creme. IV- Bife acebolado, arroz com espinafre, feijão, goiabada e suco de caju. V- Frango assado, arroz integral, feijão, cenoura e pudim de leite.
		
	
	II ; III e IV
	
	I ; IV e V
	 
	I ; III e V
	
	II e IV
	
	I ; II e IV

Outros materiais