Buscar

Consultoria de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico

Prévia do material em texto

¿Define o que a organização pretende ser no futuro, onde ela deseja chegar, que tamanho almeja ter¿. Esta definição refere-se a:
	
	
	
	 
	Valor
	
	
	Planejamento estratégico
	
	
	Objetivo organizacional
	
	 
	Visão
	
	
	Missão
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Em relação à consultoria de recursos humanos, analise as assertivas abaixo. I - A Consultoria Interna de Recursos Humanos é um processo que exige que cada profissional de RH atue de forma interdisciplinar na estrutura organizacional. II - A Consultoria Interna de Recursos Humanos tem como um dos objetivos principais prover a organização de informações centralizadas. III - A Consultoria de Recursos Humanos é um processo dinâmico tanto na sua implantação quanto durante a gestão. IV - Políticas de Recursos Humanos definidas, desburocratização e racionalização são algumas das diretrizes para a implantação de um projeto de consultoria interna. Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	 
	( ) I, III e IV, apenas.
	
	 
	( ) I, II e IV, apenas.
	
	
	( ) II e III, apenas.
	
	
	( ) I , apenas
	
	
	( ) III e IV, apenas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		O processo de implantação e implementação do modelo de gestão de pessoas com o apoio da Consultoria Interna de RH pedem, antes de tudo, uma cuidadosa pesquisa sobre o que tem sido feito, pelas empresas que se destacam como proativas no campo da administração de RH. Com base na afirmativa, assinale a única alternativa que atende plenamente aos conceitos estudados na disciplina:
	
	
	
	
	Providências facilitadoras do processo como desburocratização e racionalização dos processos e procedimentos, onde for conveniente, devem ser realizadas preventivamente. As políticas referentes à gestão de RH devem necessariamente ser revistas e atualizadas. E, como medida indispensável, há a qualificação do consultor interno para que possa exercer o seu papel com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes necesssárias ao consultor profissional. Agir de forma autoritária, independente da aceitação dos funcionários da empresa.
	
	 
	Agir de forma autoritária, independente da aceitação dos funcionários da empresa. Uma vez assumida a decisão de implementar a CI de RH, cumpre que sejam feitas a ampla divulgação e conscientização de todos na organização sobre a nova política de RH a ser adotada. Providências facilitadoras do processo como desburocratização e racionalização dos processos e procedimentos, onde for conveniente, devem ser realizadas preventivamente. As políticas referentes à gestão de RH devem necessariamente ser revistas e atualizadas.
	
	
	As políticas referentes à gestão de RH devem necessariamente ser revistas e atualizadas. E, como medida indispensável, há a qualificação do consultor interno para que possa exercer o seu papel com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes necesssárias ao consultor profissional. Agir de forma autoritária, independente da aceitação dos funcionários da empresa. Providências facilitadoras do processo como desburocratização e racionalização dos processos e procedimentos, onde for conveniente, devem ser realizadas preventivamente.
	
	 
	Uma vez assumida a decisão de implementar a CI de RH, cumpre que sejam feitas a ampla divulgação e conscientização de todos na organização sobre a nova política de RH a ser adotada. Providências facilitadoras do processo como desburocratização e racionalização dos processos e procedimentos, onde for conveniente, devem ser realizadas preventivamente. As políticas referentes à gestão de RH devem necessariamente ser revistas e atualizadas. E, como medida indispensável, há a qualificação do consultor interno para que possa exercer o seu papel com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes necesssárias ao consultor profissional.
	
	
	Como medida indispensável, há a qualificação do consultor interno para que possa exercer o seu papel com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes necesssárias ao consultor profissional; Uma vez assumida a decisão de implementar a CI de RH, cumpre que sejam feitas a ampla divulgação e conscientização de todos na organização sobre a nova política de RH a ser adotada. Providências facilitadoras do processo como desburocratização e racionalização dos processos e procedimentos, onde for conveniente, devem ser realizadas preventivamente. Agir de forma autoritária, independente da aceitação dos funcionários da empresa.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		O papel de um Consultor Interno de RH é iminentemente estratégico. Considerando que ele deve agir como facilitador das transições internas, ele deve estar plenamente atualizado quanto à:
	
	
	
	 
	Evolução do negócio da empresa de modo que possa agregar conhecimentos e propor ações eficazes para resolver os problemas identificados.
	
	 
	Evolução da Sociedade para entender a dinâmica do mercado.
	
	
	Evolução dos clientes finais da empresa para satisfazê-los.
	
	
	Evolução de determinada área da organização para assertivamente atender esta área.
	
	
	Evolução da tecnologia em geral para oferecer opiniões adequadas às estruturas do negócio.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Genésio, na função que exerce, tem um papel eminentemente estratégico, age como um facilitador das transições internas. Para tanto, se mantém plenamente atualizado quanto à evolução do negócio da empresa, agregando conhecimentos e propondo ações eficazes para resolver os problemas identificados. Aponte a função de Genésio:
	
	
	
	 
	Auxiliar de elétrica.
	
	
	Auxiliar de produção.
	
	 
	Consultor interno de RH.
	
	
	Operador de caixa.
	
	
	Auxiliar de serviços gerais.
	
	
	
		
	
		6.
		Em nossa disciplina Consultoria Interna de Recursos Humanos, dentro dos conceitos abordados, é pontuada em toda sua extensão, a importância do papel do Consultor Interno para que haja êxito em toda a vida útil da Consultoria dentro da organização. Diante desta informação, assinale a única questão que melhor responde sobre o papel do consultor interno de Recursos Humanos.
	
	
	
	 
	O consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de consultoria, conforme a necessidade específica de cada cliente, aliando o saber técnico e a vivência organizacional.
	
	
	O consultor define todos os processos da organização, e define o processo de gestão e realiza cortes no orçamento da organização.
	
	 
	O consultor viabiliza que a empresa construa seja planejamento estratégico, sendo responsável pelo resultado gerado pela equipe de colaboradores e pelo desempenho organizacional.
	
	
	O consultor desestrutura as equipes formadas e determina as novas atividades a serem desenvolvidas por cada colaborador da empresa, sendo o principal responsável pela organização.
	
	
	O consultor desenvolve, via de regra, todos os processos da empresa, e fica responsável por determinar a estratégia empresarial a ser adotada pela organização.
	
	
	
		
	
		7.
		A implantação de um processo de Consultoria Interna de RH requer algumas diretrizes para sua eficácia. Assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	 
	Centralização das decisões no RH.
	
	 
	Políticas de RH bem definidas
	
	
	Definição do papel do Consultor Interno.
	
	
	Acompanhamento constante.
	
	
	Desburocratização e racionalização.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Com base nos conceitos estudados em nossa disciplina, assinale a única alternativa correta. Em recente entrevista, a professora Elizenda Orlickas, consultora de RH e autora do livro "Consultoria Interna de RecursosHumanos", ao ser questionada sobre a importância de se preparar um profissional de RH para o trabalho de consultor interno, afirmou que:
	
	
	
	 
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	 
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos não interfere na qualidade técnica e comportamental do colaborador, não gerando na verdade, diferencial neste indivíduo¿.
	
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão especialista de sua área. Assim, podem atuar de forma não estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	
	¿A capacitação dos profissionais de qualquer área da empresa, para se tornar um consultor interno de RH, para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão específic de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão especialista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.

Continue navegando