Buscar

Avaliação Gestão de Desempenho 13-11-2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0342_AV_201301586803 » GESTÃO DE DESEMPENHO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301586803 - SOLANGE GUEDES
	Professor:
	MARCELO EDGARD DE CASTRO FARIA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 13/11/2014 10:00:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201301881882)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As estruturas organizacionais podem ser divididas em três níveis. O nível responsável por identificar no ambiente externo as oportunidades de novos negócios e, ao mesmo tempo, verificar internamente a capacidade da organização em absorver e atender essas oportunidades é:
		
	
	Nivel Tático
	
	Nível Gerencial
	
	Nivel Operacional
	 
	Alta Administração
	
	Nível Execução
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302211889)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os processos permeiam toda a organização e são interligados de forma que um alimenta outro. Podemos dizer que um processo é fornecedor quando o produto de suas atividades serve como insumo para outro processo, que neste caso é o cliente. Com base nessa afirmativa, podemos dizer que:
		
	
	Somente o processo que atende aos fornecedores externos é fornecedor
	
	Somente o processo que atende ao cliente externo é cliente
	 
	Um processos é clientes ou fornecedor
	 
	Todos os processos funcionam como clientes e fornecedores nas suas diversas relações
	
	Alguns processo podem ser clientes e fornecedores e outros não
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301789369)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As metas associadas às inovações são estabelecidas a partir de necessidades de mudanças/inovações identificadas pela organização. Escolha entre as opção apresentadas a resposta que melhor representa uma meta de inovação
		
	 
	Criar uma nova linha de produtos
	
	Efetuar vendas de um produto de linha
	
	Montar um balancete
	
	Montar uma folha de pagamento
	
	Eliminar erros de um sistema informatizado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301882204)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos citar como ferramentas fundamentais para o exercício das funções diárias de um profissional de cargos e salários e que são provenientes da implantação de um PCS:
		
	
	Analise de Cargos, Políticas de C&S e Descrição de Cargos
	
	Pesquisa salarial , Políticas de C&S e Descrição de Cargos
	 
	Tabelas Salariais, Pesquisa salarial e Descrição de Cargos
	
	Analise de Cargos, Políticas de C&S e Manual de Cargos
	 
	Tabelas Salariais, Políticas de C&S e Manual de Cargos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301784145)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hatz e Kahn descreveram na teoria do sistema aberto que o ambiente exerce influência direta sobre os sistemas, assim como os sistemas também influenciam o ambiente. Eles construíram um modelo de organização amplo e complexo, onde se procura:
		
	
	Apontar sua convergência rumo à teoria geral das organizações
	
	Apontar sua divergência rumo à teoria das organizações
	 
	Aplicar a teoria geral dos sistemas à teoria das organizações
	
	A tendência de integração das várias ciências sociais
	
	Aplicar a teoria geral dos sistemas às ciências sociais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301915279)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fernanda trabalha numa empresa moderna que utiliza a avaliação de 360 graus como técnica de avaliação de desempenho. Significa que, nesta empresa, a avaliação de desempenho é feita:
		
	
	Pelo gerente, que funciona como o elemento de guia e orientação, e pelo funcionário, que avalia o seu desempenho em função da retroação fornecida pelo gerente.
	 
	Por todos os elementos que mantêm alguma interação com o avaliado, de forma circular.
	
	Por cada pessoa que, para evitar a subjetividade implícita no processo, toma por base alguns referenciais como critérios
	
	Pela própria equipe de trabalho que se torna responsável pela definição de metas e objetivos a alcançar.
	
	Pelo gerente de linha ou supervisor, com assessoria do órgão de RH.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301741346)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que os recursos humanos são o principal ativo das organizações. Para que esse ativo gere bons resultados as organizações devem cuidar de algun aspectos importantes. Esciolha, entre as opções a seguir, a mais adequada em termos de resultados planejados.
		
	
	Pagar bons salários e benefícios para que os empregados vistam a camisa da empresa
	 
	Alinhar as metas individuais às metas organizacionais e manter seus colaboradores motivados e qualificados para suas atividades
	
	Adotar um sistema de gestão participativa, onde todos possam dar sugestões e sejam remuneradas por elas
	
	Manter total controle sobre os empregados, reprimindo as ações que não contribuem para o lucro da empresa
	
	Cuidar do clima organizacional e do meio ambiente
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301798126)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Escolha entre as opções apresentadas a resposta que melhor representa as vantagens de se usar um modelo de avaliação de múltiplas fontes.
		
	
	Melhora no clima organizacional, uma vez que a avaliação deixa de se referenciar em uma só pessoa e passa a integrar a percepção de pares, clientes e fornecedores (internos e/ou externos) e subordinados, além do gestor. Maior credibilidade, devido à sensação de que os processos de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, sucessão e carreira, reconhecimento e recompensa) são alimentados por informações mais fidedignas, que por sua vez passam a definir ações mais assertivas. Motivação para manter comportamentos e buscar o aprimoramento profissional
	 
	Maior credibilidade, uma vez que a avaliação deixa de se referenciar em uma só pessoa e passa a integrar a percepção de pares, clientes e fornecedores (internos e/ou externos) e subordinados, além do gestor. Melhora no clima organizacional, devido à sensação de que os processos de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, sucessão e carreira, reconhecimento e recompensa) são alimentados por informações mais fidedignas, que por sua vez passam a definir ações mais assertivas. Motivação para mudar comportamentos e buscar o aprimoramento profissional, devido à pressão que os resultados da avaliação causam nos avaliados.
	
	Pouca credibilidade, uma vez que a avaliação deixa de se referenciar em uma só pessoa e passa a integrar a percepção de pares, clientes e fornecedores (internos e/ou externos) e subordinados, além do gestor. Manutenção do clima organizacional, devido à sensação de que os processos de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, sucessão e carreira, reconhecimento e recompensa) não são alimentados por informações mais fidedignas e não passam a definir ações mais assertivas. Motivação para mudar comportamentos e buscar o aprimoramento profissional, devido à pressão que os resultados da avaliação causam nos avaliados.
	
	Motivação, uma vez que a avaliação deixa de se referenciar em uma só pessoa e passa a integrar a percepção de pares, clientes e fornecedores (internos e/ou externos) e subordinados, além do gestor. Melhora no clima organizacional, devido à sensação de que os processos de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, sucessão e carreira, reconhecimento e recompensa) são alimentados por informações mais fidedignas, que por sua vez passam a definir ações mais assertivas. Maior credibilidade para mudar comportamentos e buscar o aprimoramento profissional, devido à pressão que os resultados da avaliação causam nos avaliados.
	
	Menor credibilidade, uma vez que a avaliação deixa de se referenciar em uma só pessoa e passa a integrar a percepção de pares, clientes e fornecedores (internos e/ou externos) e subordinados, além do gestor. Piora no clima organizacional, devido à sensação de que os processos de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, sucessão e carreira, reconhecimentoe recompensa) são alimentados por informações mais fidedignas, que por sua vez passam a definir ações mais assertivas. Desmotivação para mudar comportamentos e buscar o aprimoramento profissional, devido à pressão que os resultados da avaliação causam nos avaliados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301799252)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Na questão da competitividade das organizações nos referimos a necessidade de monitorar o ambiente externo e o ambiente interno. O que representa o ambiente externo e o ambiente interno?
		
	
Resposta: O ambiente interno trata-se dos processos dentro da organização propriamente dito, como os departamentos, a linha de produção, os colaboradores e o ambiente externo está relacionado na localização geografica da organização, nos clientes que compram produtos e serviços da organização e concorrentes, ou seja fora da organização.
	
Gabarito: O ambiente externo representa o mercado (tudo que está a volta da organização) e o ambiente interno a organização
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301855484)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Ana vai participar de um plano de ação de sua empresa. Sua responsabilidade será de treinar toda a equipe de vendas sobre as características dos novos produtos que serão lançados no ano seguinte. O objetivo é fazer com que os vendedores entendam as vantagens dos novos produtos e usem isso como argumento de venda. Ana terá 60 dias para realizar o treinamento e conta com um orçamento de R$ 10.000,00 (dez mil reias). Em que situação Ana será eficaz e eficiente?
		
	
Resposta: Ana será eficiente (processo) Se ela conseguir fazer com que os vendedores entendam quais são as caracteriscas dos novos produtos que serão lançados e consigam alicar esse entendimento em suas vendas e será Eficaz(produto) se ela gastar bem menos de 10,000.00, sobrando recursos, e se tiver vendas significativamente as dos novos produtos que foram lançados.
	
Gabarito: Ana será eficaz se o seu treinamento conseguir fazer com que os vendedores entendam as vantagens dos novos produtos. Será eficiente se fizer isso em no máximo 60 dias e gastar até, no máximo, R$10.000,00.

Outros materiais