Buscar

ed02_ metabolismo do carboidrato.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cite as funções do carboidrato para o organismo e suas principais fontes
O carboidrato é utilizado no organismo como substrato energético, sendo utilizado como fonte energética principalmente em exercícios de alta intensidade, sua presença regula o metabolismo de proteína e gordura. As principais fontes da dieta são os cereais como arroz, trigo e aveia, vegetais principalmente raízes e tubérculos, frutas como a manga, maçã e banana e leguminosas como feijão e grão de bico, existem ainda os carboidratos adicionados às preparações como o açúcar de adição (sacarose) e os carboidratos dissolvidos em bebida.
Em relação ao exercício físico e o metabolismo, assinale a premissa verdadeira:
O exercício físico aumenta a expressão de receptores de glicose e pode aumentando a captação desta para órgãos específicos, diminuindo a glicemia.
O exercício físico diminui a expressão de receptores de glicose e pode diminuindo a captação desta para órgãos específicos, aumentando a glicemia. (o exercício físico aumenta a expressão de receptores de glicose, como, por exemplo, o glut4, aumentando o transporte da glicose do sangue para as células, por isso também a atividade física ser indicada para pacientes diabéticos)
O exercício físico não influencia na captação de glicose nem na glicemia. (O exercício físico influencia aumentando a expressão de receptores de glicose além de mobilizar taxas significativas de glicose do sangue para o tecido muscular)
Durante exercício a glicose muscular é liberada para manter os níveis normais de glicemia (a glicose muscular é liberada durante exercício físico apenas para manter o músculo ativo, ela em nada influencia na glicemia do atleta)
Defina índice Glicêmico (IG) e dê exemplos de alimentos de baixo e de alto IG.
O índice glicêmico é a velocidade em que o alimento é digerido no trato gastrointestinal e absorvido para a circulação após a refeição, dependendo da quantidade e tipo de carboidrato na composição do mesmo vai afeitar a glicemia de diferentes maneiras. Se esse processo ocorre de forma rápida significa que o alimento tem alto índice glicêmico, como ocorre com os carboidratos refinados, se o alimento é digerido e absorvido de forma lenta significa que tem baixo índice glicêmico, como ocorre com os carboidratos complexos.
Cite os principais efeitos da insulina
Estimula a captação de glicose pelas células; estimula armazenamento de glicogênio hepático e muscular; estimula armazenamento de aminoácidos (fígado e músculos) e ácidos graxos (adipócitos).
Defina carga glicêmica 
A carga glicêmica de um alimento depende de seu índice glicêmico e do porcionamento do mesmo na refeição. Ela é definida como o IG/100 X CHO (g) por porção. É usada para medir a resposta glicêmica (a alteração na glicemia causada pela porção de determinado alimento) e a demanda de insulina (a quantidade de insulina que o organismo vai ser estimulado a liberar após a ingestão da porção desse alimento específico).
Defina os movimentos metabólicos característicos do momento logo após a refeição
Após a refeição a glicemia aumenta, estimulando a liberação de insulina pelo pâncreas. Ocorre então o estímulo a glicólise (quebra da glicose para fornecer energia), glicogênese (formação de glicogênio no organismo que a forma em que a glicose é armazenada no fígado e nos músculos), e lipogênese (conversão do excesso de glicose em ácidos graxos que serão armazenados no fígado e no tecido adiposo).
Em relação à resposta glicêmica dos alimentos assinale a alternativa incorreta
Quanto maior a quantidade de monossacarídeo na composição de um determinado alimento, a tendência é que maior será seu IG.
O cozimento de um alimento tende a aumentar sua resposta glicêmica no organismo porque as altas temperaturas facilitam a digestão e absorção do mesmo, seja pelo abrandamento de fibras como também pela quebra de polissacarídeos em porções menores.
O processo de corte tende a aumentar a resposta glicêmica de um alimento porque o corte aumenta a superfície de contato do alimento, facilitando e aumentando a atuação enzimática nas diferentes porções do trato gastrointestinal.
Alimentos gordurosos tem digestão mais rápida no organismo, por causa disso, alimentos cuja composição tem alto teor de gordura tendem a ter maior resposta glicêmica. (Falso: alimentos gordurosos tem digestão mais lenta e diminuem a velocidade de absorção de carboidratos)
Em relação ao uso de substâncias como substrato energético assinale a alternativa incorreta
Altas taxas de glicogênio muscular permitem que atividades de alta intensidade sejam praticadas por mais tempo
A oxidação de lipídeos não fornece ATP suficientemente rápido para apoiar exercícios de alta intensidade
Em exercícios de baixa intensidade o substrato utilizado exclusivamente para a produção de energia são os ácidos graxos livres (falso: também se mobiliza proteína).
Antes do exercício o ideal é o consumo de alimento de baixo IG para que não seja causado pico de insulina evitando a hipoglicemia de rebote

Continue navegando