Questões Projeto Político Pedagógico
36 pág.

Questões Projeto Político Pedagógico


DisciplinaProjeto Politico Pedagogico131 materiais1.355 seguidores
Pré-visualização9 páginas
33 Questões Projeto Político Pedagógico.
Questão 1
Leia o fragmento do texto:
É necessário que se afirme que o projeto político -pedagógico exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que não deixa de lado uma reflexão sobre o homem a ser formado, as questões vinculadas à cidadania, ao trabalho e à consciência crítica. 
Fonte: VEIGA. I . P. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/viewFile/109/298>. Acesso em: 01 maio 2015.
Considerando que o Projeto Político Pedagógico deve ser concebido enquanto documento dinâmico no âmbito escolar, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. O PPP reflete o trabalho interno e as articulações entre as instâncias escolares, 
considerando a singularidade do contexto escolar, por isso é único, particular, atendendo a dinâmica de cada contexto. 
II. É um documento que vai além de um ajuntamento de planos de ensino ou de aula e de atividade planejada e\ou realizada, uma vez que supera a visão de cumprimento de determinação legais e burocráticas ou de arquivos para a posteridade. 
III. Ele deve ser concebido como um documento dinâmico, tanto em sua 
construção quanto nas constantes consultas e alterações diante das necessárias mudanças do viver escolar. 
IV. O PPP é um documento usado para referenciar as lutas da escola, sob o olhar atento do poder público, mas acima de tudo construído por especialistas como um elemento burocrático. 
São corretas as afirmativas:
A 
Afirmativas I, II e III, apenas. 
As afirmativas I, II e III são corretas, pois, o PPP de cada escola reflete seu trabalho interno e as articulações entre suas instâncias. Dessa forma, vai além de um ajuntamento de planos de ensino ou de aula e de atividade planejada e\ou realizadas, uma vez que supera a visão de cumprimento de determinações legais e burocráticas ou de arquivos para a posteridade. Ele deve ser concebido como um documento dinâmico, tanto em sua construção quanto nas constantes consultas e alterações diante das necessárias mudanças do viver escolar. (Livro-base, p .38). 
A alternativa IV é falsa porque, o PPP não é peça burocrática . (Livro-base, p. 19). 
B 
Afirmativas I, III e IV, apenas. 
C 
Afirmativas II, III e IV, apenas. 
D 
Afirmativas II e III, apenas. 
E 
Afirmativas I e IV, apenas.
Questão 2
A construção, a execução e a avaliação do projeto são práticas sociais coletivas, fruto da reflexão e da consistência de propósitos e intencionalidades. Para que a escola seja espaço e tempo de inovação e investigação e se torne autônoma é fundamental a opção por um referencial teórico-metodológico que permita a construção de sua identidade e exerça seu direito à diferença, à singularidade, à transparência, à solidariedade e à participação. 
Fonte: VEIGA. I . P. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009. Disponível em: 
<http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/viewFile/109/298>. Acesso em: 01 maio 2015. Sabendo que a construção do Projeto Político Pedagógico é um processo , Veiga (2004) apresenta os princípios norteadores desse instrumento. 
 Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir: 
1. Integração 
2. Consenso 
(2 ) Garantia da participação de todos na busca de uma solução que atenda às vontades da maioria. 
( 1 ) Aborda aspectos entre a pratica e a teoria, entre a escola e a comunidade. 
(2 ) Mecanismo que favorece a negociações de forma democrática e mais humana no processo educacional. 
(1 ) Envolve os profissionais que trabalham nos mesmos segmentos da escola: educadores docentes com educadores docentes, pedagogo com pedagogo , educadores não docentes, educandos com educandos. 
A 
1, 2, 2, 1 
B 
1, 1, 2, 2 
C 
2, 2, 1, 1 
D 
 1, 2, 1, 2 
 E 
2, 1, 2, 1 
A primeira grande integração seria entre a prática e a teoria, sendo que não podemos nos fixar somente nessa última, uma vez que ela é objeto intrínseco da escola. Muitos são os projetos bem elaborados, mas que não se realizam na prática, por isso a necessidade de refletirmos seriamente sobre esse ponto. Outro ponto de integração é entre os profissionais que trabalham nos mesmos segmentos da escola: educadores docentes com educadores docentes, pedagogo com pedagogo , educadores não docentes, educandos com educandos, assim por diante. Em seguida devemos nos debruçar sobre a integração entre os profissionais de diferentes segmentos e, por último não por isso menos importante a integração entre a escola e a comunidade. Não é demais lembrar que a integração é prevista na legislação atual. 
 
O princípio do consenso é a garantia da participação de todos na busca de uma solução que atenda às vontades, aos desejos e à necessidades da maioria. Esse mecanismo estabelecido favorecerá futuras negociações mais democráticas e mais humanas no processo educacional. (Livro-base, p. 39) 
 
Questão 3
Leia o fragmento a seguir: 
A educação não se confunde com a escolarização, que consiste em uma das modalidades da ação educativa, mas tem na escola o seu lugar privilegiado - espaço de institucionalização processual do pensar e do fazer. 
Fonte: DOURADO, L. F. Gestão da educação escolar. Rede e-Tec Brasil. 4 ed. Cuiabá: UFMG, 2012, p. 37. 
A escola na atualidade utiliza-se de uma organização composta por dois eixos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir: 
1. Horizontal 
2. Vertical 
( 1) Disposição espacial; ordena, separa, disciplina e qualifica os estudantes de forma concreta e simbólica. 
(2 ) Desconsidera os diferentes ritmos característicos do ser humano
1 ) Demonstra não as separações etárias mas as cognitivas. 
( 2 ) Disposição temporal; série, etapas de aprendizagem e sequência lógica de conteúdo. 
A 
1, 2, 2, 1 
B 
2, 1, 2, 1 
C 
2, 2, 1, 1 
D 
1, 1, 2, 2 
E 
1, 2, 1, 2 
Horizontal diz respeito a disposição espacial, a qual envolve a salas de aula, 
biblioteca, laboratórios, pátios, ginásios, mas que apresenta-se como categoria não neutra, afinal o espaço educa. O eixo horizontal ordena, separa, disciplina e qualifica os estudantes de forma concreta e simbólica. O espaço escolar demonstra não as separações etárias, mas as cognitivas, demonstrando a capacidade de estar em uma série ou em outra. 
Vertical refere-se ao tempo escolar, desconsiderando os diferentes ritmos característicos do ser humano, mas considera os tempos de aprendizagem, avaliação, recuperação. (Livro-base, p. 81) 
Questão 4
Participar efetivamente da gestão democrática da escola significa que todos são partícipes do sucesso ou d o fracasso escolar e m todos os seus aspectos: físico, educativo, cultural e político.
Fonte: LUCKESI, C. C. Gestão democrática da escola, ética e sala de aulas. Revista ABC Educacio. Editora Criart, São Paulo, n. 64, p. 12-15, mar, 2007. 
Considerando os princípios e os conceitos de Projeto Político Pedagógico , leia as sentenças a seguir, analisando-as: 
I. Toda forma de organização do trabalho pedagógico deve estar contemplada no PPP da escola. 
II. O PPP deve ser uma construção democrática, apresentando as decisões coletivas e as formas como estas foram eleitas. 
III. Deve estar explícito no PPP a s formas de superação dos conflitos existentes no âmbito escolar. 
IV. O PPP, ao ser reformulado, apresenta a inserção de novas regras a serem seguidas pelos docentes, ferramentas de avaliação e controle do processo
Conceição
Conceição fez um comentário
Muito bom. Estou gostando de estudar tem me ajudado muito
0 aprovações
Carregar mais