Buscar

Aula 2 Supervisão e orientação pedagogica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Aula 2
		1.
		Saviani (2008) nos lembra que a questão da identidade do supervisor pedagógico continua em discussão e o desafio que se coloca hoje para a Supervisão pedagógica, vai além do contexto pedagógico, dessa forma o Supervisor pedagógico:
	 
	Deve buscar realizar um trabalho educativo que contribua para desenvolvimento da consciência necessária à transformação das relações sociais.
		2.
		Na década de 60, a educação se reduziu ao aspecto exclusivamente técnico. Nesse período a Supervisão pedagógica desempenhou a função de:
	
 
	controle;
		3.
		Segundo Saviani (2008), são dois os requisitos fundamentais para se caracterizar uma atividade como profissão. De acordo com a realidade enfrentada pela Supervisão pedagógica um dos requisitos já foi alcançado, sendo a necessidade social. Dessa forma, temos que ainda cumprir:
	 
	A construção da identidade da Supervisão pedagógica.
		4.
		A pedagogia tecnicista que se instalou no Brasil, na década de 60 tinha como objetivo:
	 
	Garantir a eficiência e a produtividade do processo educativo com a aplicação da taylorização no trabalho pedagógico.
		5.
		CEPERJ/2015: "Todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente." (LIBÂNEO, José Carlos). Sobre a formação do Pedagogo, Libâneo defende que o curso de Pedagogia:
	
 
	deve formar um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos
		6.
		Nos anos 60 o autoritarismo e a repressão são os alicerces da pedagogia, o trabalho é fragmentado e mecanicista, da mesma forma que numa fábrica, busca-se a burocratização, a eficácia e resultados imediatos. Em que modelo pedagógico se dava o trabalho da Supervisão neste período?
	 
	Pedagogia Tecnicista
		7.
		Na década de 60 o Parecer nº 252/1969 reformulou o curso de Pedagogia e diferenciando as funções do educador denominando-as habilitações. Dentre as habilitações do curso de Pedagogia foram previstas quatro habilitações na área técnica. Como podemos explicar essa diferenciação das funções?
Assinale a alternativa correta:
	
 
	Pela necessidade de identificar elementos que sejam responsáveis por cada área na escola.
		8.
		Observando a construção histórica da ação supervisora no Brasil, podemos afirmar que encontrarmos pela primeira vez:
	 
	Com os jesuítas, através da figura do Prefeito de estudos.
		1.
		O Parecer nº 252/1969 na década de 60, reformulou o curso de Pedagogia e buscou especializar o educador diferenciando suas funções e denominando-as habilitações. As quatro habilitações previstas na área técnica, foram:
	 
	Administração; Inspeção; Supervisão e Orientação.
		2.
		Quando afirmamos que na década de 60 a figura do Supervisor pedagógico aparece com a função de ¿guardião do currículo¿, estamos nos referindo a uma atuação:
	 
	Onde, somente, cabia orientar pedagogicamente aos professores, para que a organização curricular prevista para a escola alcançasse seu maior nível de materialização, ou seja, ele cuidava da viabilização do currículo na escola.
		3.
		A Supervisão Pedagógica no Brasil, historicamente, tem sido desenvolvida em contextos de compromissos e responsabilidades, mas também de equívocos. Essa afirmativa envolve a seguinte observação:
	
 
	A Supervisão pedagógica nem sempre cumpriu o compromisso de garantir a qualidade do ensino, da educação, da formação humana, trabalhando muitas vezes, para a manutenção das políticas ideológicas do Estado
		4.
		Com as reformas que acontecem nos Estados, na década de 1920, também ocorre uma mudança que altera a função da supervisão. Essa mudança pode ser observada na afirmativa:
	 
	O surgimento da figura do supervisor distinta do diretor e também do inspetor
		5.
		A Lei Geral de 1827 instituiu as escolas de primeiras letras, o seu artigo 5º da determinava que o estudo deveria se desenvolver a partir do ¿Método de Ensino Mútuo¿. Esse método tinha como premissa:
	 
	Trabalhar com monitores, onde os alunos em estágios mais ¿avançados¿ de aprendizagem ensinavam aos outros alunos.
		6.
		Segundo Saviani (2008), existem dois requisitos fundamentais para se caracterizar uma atividade como profissão, a necessidade social e identidade própria. Neste especial a Supervisão pedagógica:
	
 
	Ainda está construindo sua identidade
		7.
		Para Saviani (1999, p. 106) (...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica. Sendo assim, podemos identificar como ação política
	
 
	O desafio de ir além do contexto pedagógico, contribuindo para o desenvolvimento da consciência necessária à transformação das relações sociais.
		8.
		A função social dos Especialistas em Educação, dentre eles o Supervisor Escolar, nem sempre foi vista de acordo com a concepção pedagógica atual, que concebe o supervisor como elemento de articulação do dinamismo do projeto político-pedagógico da escola e parte integrante do coletivo dos professores. Em sua origem, a supervisão esteve identificada com:
	 
	a fiscalização e a padronização das rotinas escolares às normas oficiais, e à organização e planejamento do trabalho do professor.
		1.
		(QUESTÃO ADAPTADA - CONSULPLAN/2015) No século XX, a educação brasileira passou por vários processos de mudanças, em diversas áreas afins. Em meados do século passado a pedagogia tradicional começa a perder força no Brasil em virtude do movimento da educação nova, advinda de influências dos movimentos sociais e políticos do século XIX e do desenvolvimento da biologia, psicologia e sociologia, tendo como base teórica a concepção científica da educação. Considerando a história da supervisão educacional no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(     ) Na década de 70, surge a nomenclatura ¿Supervisor Escolar¿ com a Lei nº 5.692/1971 onde se acentua a ideia do gerenciamento dos sistemas escolares e escolas, com tentativas de dar um cunho empresarial à administração escolar e à sala de aula. 
(     ) Em termos teóricos, os supervisores não dispunham de um corpo próprio de conceitos, sendo, por exemplo, a chamada teoria da supervisão, um arranjo de conceitos que integravam às áreas básicas como sociologia da educação, filosofia da educação, psicologia da educação, história da educação ou didática. Em termos práticos, essa falta de especificidade se traduzia na reversibilidade com que os diferentes ¿profissionais¿ ocupavam os postos da burocratização educacional, independentemente do tipo de habilitação constante de seus diplomas.
(     ) Durante muitos anos, os supervisores eram vistos como controladores das ações dos professores, sua função era de fiscalizar o trabalho do professor; e, nesse processo, os planos de aula e diários de classe deveriam estar estruturados conforme as ideias propostas pelo supervisor. O supervisor desenvolvia mais um trabalho burocrático do que articulador do processo educacional
(     ) A ideia de supervisão tem origem desde o período colonial, quando foi organizado o primeiro sistema educacional brasileiro. No entanto, as conquista no âmbito educacional vieram contribuir para a reflexão do papel social e político do supervisor, atribuindo‐lhe mais responsabilidade para desenvolver suas habilidades e competências, tendo sido reconhecida oficialmente apenas através da publicação da nova Lei de Diretrizes e Bases ¿ LDB,nº 9.394/1996.
A sequência está correta em:
	 
	V, V, V, F
		2.
		Para Saviani (1999, p. 106) ¿(...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica.¿ O que significa dizer que
	 
	A função supervisora apresenta um caráter técnico quando atua na mediação do processoensino aprendizagem, mas também pode ser eficaz na defesa dos interesses socialmente dominantes.
		3.
		O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) formulou um plano conjunto para reconstrução educacional no país; nesse contexto de maior valorização dos meios na organização dos serviços educacionais,  ganham relevância os técnicos, também chamados de especialistas em educação.
Marque a alternativa correta:
	 
	Dentre os especialistas estava a Supervisão pedagógica.
		4.
		Ato Adicional faz a descentralização da educação, cada província passa a ser responsável por sua própria educação. Naquele momento o ministro do Império reclamava a necessidade da criação do cargo de Inspetor de Estudos. Estamos tratando aqui de que período?
	
 
	Periodo da regencia
		5.
		Com a vinda dos primeiros jesuítas em 1549 dá-se inicio à organização das atividades educativas em nosso país. O Plano de Ensino formulado por Manuel da Nóbrega está presente a função da supervisora, mas não se manifesta , ainda, a ideia de supervisão. Esse plano de ensino denominado Ratio Studiorum destaca-se a ideia de supervisão das demais funções educativas e representada na mente como tarefa específica para a qual, em consequência, é destinado a um agente denominado
	
	
	
	 
	Prefeito de estudos
		6.
		- Data de 1931 o primeiro registro legal sobre a atuação do Supervisor Escolar no Brasil. Neste período estes profissionais executavam as normas prescritas¿pelosórgãos⊇riores,eeramchamadosdeorientadores pedagógicosouorientadores de escola.
Qual a função a função básica do Supervisor neste período?
	
 
	Inspeção
		7.
		Márcia é uma supervisora educacional recém contratada de um colégio na cidade de São Paulo. Ainda em dúvida sobre as suas funções, limites e possibilidades de atuação, Márcia sabe que trabalhará com os professores e que atuará junto ao planejamento educativo. Das respostas abaixo, qual das alternativas responde corretamente sobre a função de Márcia envolvendo as três categorias importantes no cotidiano educativo: formação de professores, reflexão sobre o currículo e planejamento educacional?
	 
	Márcia vai propiciar oportunidades de estudos e a interlocução entre os professores, para reflexão e reavaliação de programas, conteúdos e material didático, e para a definição de ações curriculares inovadoras que atendam às demandas da sociedade.
		8.
		Na década de 60 o Parecer nº 252/1969 reformulou o curso de Pedagogia e buscou especializar o educador diferenciando suas funções, dessa forma o curso passou a formar especificamente:
	 
	O administrador, inspetor, supervisor e orientador.

Continue navegando