Buscar

Apresentação estudo de caso

Prévia do material em texto

Disciplina: Ensino clinico da saúde do adulto e do idoso
Acadêmicas: Débora Eduarda da Silva Souto
                           Yasmin Marcella Motta lima carvalho
                           Myllena Sofia santana da Hora
5° periodo de enfermagem 
Estudo de caso  
  
Introdução:
O presente trabalho visa a realização de estudo de caso feito na IUP Maria Julia de Miranda, Maceió-AL no dia 03/04/2018.
Durante a visita colhemos dados de uma das moradoras do local onde a mesma tem 102 anos,  relata ter hipertensão arterial e diabetes mielites tipo 2 e em alguns anos atrás sofreu um acidente vascular cerebral do lado esquerdo do cérebro deixando assim seu lado direito com pouca mobilidade. 
                    Metodologia:
Estudo de caso realizado com base na vivencia pratica-teórica 
Instrumento para coleta de dados: roteiro elaborado pelas autoras desse estudo 
Cenário: abrigo de idoso Maria Julia de Miranda 
Paciente: M.A.C de 102 anos de idade 
Anamnese: 
Nome: M.A.C
Idade: 102 anos 
Sexo: Feminino  
Estado civil: Viúva 
Residência: Abrigo para idosos – Maria Julia de Miranda
Natural de Palmeira dos Indios
Patologia principal: Hipertensão arterial e diabetes melitos
Histórico de doença atual:
Afirma ter quadro de hipertensão e diabetes melitos , não tem alergia a medicamentos ou alimentos , não possui passado cirúrgico , nunca fez uso de tabagismo ou bebidas alcoólicas.
Histórico de morbidade pregressa:
Paciente teve AVE a alguns anos atrás 
Histórico natural e sociológico:
mãe de uma filhas, parto normal e sem abortos, não alfabetizada. Afirma tem uma boa alimentação, mora em casa de alvenaria, rua asfaltada e água encanada.
faz uso de captopril via oral de 25 mg 2x ao dia. Sono prejudicado pelo barulho , não faz uso de medicamentos para ajudar a dormir.
Exame físico:
Bom estado geral ,boa expressão facial, pouco lúcida, orientada no tempo e no espaço, acianótica, hipocorada, anictérica, hipotérmica, respirando ar ambiente, pele bem higienizada , limpa , pouco desidratada (+/4+),elasticidade e tugor diminuído. 
Cabeça: cabelos grisalhos, couro cabeludo integro, cabelos bem implantados e higienizados. 
Sobrancelhas: simétricas, com bom implante capilar.
Olhos: abertura ocular espontânea, conjuntiva esclerótica normocoradas, pupilas fotoreagentes, cílios bem implantados. 
Nariz: simétrico, bem higienizado. 
Cavidade oral :lábios hidratados, arcada dentaria ausente, sem uso de próteses. 
Pescoço: rede ganglionar impalpável. 
Tórax: simétrico e expansivo, AP= MV+ bilateralmente s/RA, AC=RCR em 2T com BRNF Ø sopros. MMSS: membros simétricos , membro superior  direito com deficiência motora. MMII: membros inferiores simétricos, membro inferior direito com deficiência motora, com boa higienização. 
Abdômen: globoso, integro, indolor a palpação superficial e profunda , RHA+. 
Genitália: não inspecionados.
Sinais vitais: 
SSVV: 
PA: 120X100
Temperatura axilar: 34°C
Frequência cardíaca: 91 bpm
Respiração: 23 rpm 
Patologias:
Diabete Mielitis: Nível muito alto de açúcar no sangue (alto nível de glicose no sangue). Com o diabetes tipo 2, o corpo não produz insulina ou cria resistência à insulina.
Os sintomas incluem aumento da sede, micção frequente, fome, cansaço e visão turva. Em alguns casos, pode não haver sintomas.
Os tratamentos incluem dieta, exercícios físicos, medicamentos e terapia com insulina.
Fatores de risco: Idade acima de 45 anos, Obesidade e sobrepeso,
Hipertensão, sedentarismo,
Hipertensão arterial: Hipertensão arterial é uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Normalmente, a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 14/9 e é considerada grave quando a pressão está acima de 18/12. Em geral, a pressão arterial elevada não tem sintomas. Ao longo do tempo, se não for tratada, poderá causar problemas de saúde, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Adotar uma dieta saudável com menos sal, praticar exercícios físicos regularmente e tomar medicamentos pode ajudar a baixar a pressão arterial.
AVE (Acedente vascular encefálico)
O acidente vascular encefálico é a interrupção brusca do fluxo de sangue para alguma região do cérebro, o que causa sintomas como paralisia de parte do corpo, dificuldade para falar, desmaio, tontura e dor de cabeça, dependendo do local afetado.
Este derrame cerebral pode ser do tipo isquêmico, que é mais comum e acontece quando há perda do fluxo de sangue por um coágulo, por exemplo, ou do tipo hemorrágico, quando um vaso se rompe e provoca sangramento dentro do cérebro ou nas meninges, que são as películas que envolvem o cérebro.
Ambas as condições devem ser tratadas com urgência e podem deixar sequelas, como dificuldades na movimentação ou na comunicação. Assim, o ideal é que se previna o surgimento do AVE, o que pode ser feito com hábitos de vida saudáveis, alimentação equilibrada, prática de atividades físicas
Evolução de enfermagem:
M.A.C 102 anos de idade , sexo feminino ,branca, mãe de uma filhas, parto normal e sem abortos, não alfabetizada. Reside no lar para idosos Maria Julia Miranda em Maceió, natural de Palmeira dos Índios. Afirma ter quadro de hipertensão e diabetes melitos , não tem alergia a medicamentos ou alimentos , não possui passado cirúrgico , nunca fez uso de tabagismo ou bebidas alcoólicas, faz uso de captopril via oral de 25 mg 2x ao dia. Sono prejudicado pelo barulho , não faz uso de medicamentos para ajudar a dormir, sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico) do lado esquerdo do crebro e ficou com deficiência motora nos membro superior e inferior direito.
Ao exame físico: bom estado geral ,boa expressão facial, pouco lúcida, orientada no tempo e no espaço, acianótica, hipocorada, anictérica, hipotérmica, respirando ar ambiente, pele bem higienizada , limpa , pouco desidratada (+/4+),elasticidade e tugor diminuído. SSVV: PA: 120X100, T: 34°C, FC: 91 bpm, R: 23 rpm Cabeça: cabelos grisalhos, couro cabeludo integro, cabelos bem implantados e higienizados. Sobrancelhas: simétricas, com bom implante capilar. Olhos: abertura ocular espontânea, conjuntiva esclerótica normocoradas, pupilas fotoreagentes, cílios bem implantados. Nariz: simétrico, bem higienizado. Cavidade oral :lábios hidratados, arcada dentaria ausente, sem uso de próteses. Pescoço: rede ganglionar impalpável. Tórax: simétrico e expansivo, AP= MV+ bilateralmente s/RA, AC=RCR em 2T com BRNF Ø sopros. MMSS: membros simétricos , membro superior  direito com deficiência motora. MMII: membros inferiores simétricos, membro inferior direito com deficiência motora, com boa higienização. Abdômen: globoso, integro, indolor a palpação superficial e profunda , RHA+. Genitália: não inspecionados.
Plano de cuidados:
Conclusão 
Concluímos que a enfermagem é uma área muito abrangente e tem que ficar atenta a cada queixa e relato do paciente, para que seja provido um bom tratamento clinico. Porem a finalidade principal de estudo é que seja feita uma coleta de dados, exame físico e observação geral do paciente eficaz para que cada patologia seja identifica e cada queixa seja solucionada a fim de ter um bom diagnostico.
Referencias:
https://www.google.com.br/search?rlz=1C1RRWD_enBR786BR786&ei=_PfwWpupLoSMwwTrgpz4CQ&q=hipertens%C3%A3o+arterial&oq=hipertens%C3%A3o+ar&gs_l=psy-ab.3.0.0l10.39510.45075.0.46028.10.8.0.2.2.0.223.982.0j5j1.6.0....0...1c.1.64.psy-ab..2.8.1010...0i131k1j0i67k1j0i131i67k1.0.T1JH-NhHvYA
https://www.youtube.com/watch?v=3fiIKhpS3Cw
https://www.tuasaude.com/ave-acidente-vascular-encefalico/
https://www.google.com.br/search?q=Abrigo+de+Idosos+Maria+J%C3%BAlia+Miranda+-+Rua+Engenheiro+Ot%C3%A1vio+Cabral+-+Farol,+Macei%C3%B3+-+AL&rlz=1C1RRWD_enBR786BR786&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwiJhMXY5fTaAhVMHpAKHdUGCPUQ_AUICSgA&biw=1366&bih=613&dpr=1
https://www.google.com.br/search?q=diabete+mellitus&rlz=1C1RRWD_enBR786BR786&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwjcwo6q9PTaAhVBl5AKHXHtC70Q_AUICSgA&biw=1366&bih=613&dpr=1

Continue navegando