Buscar

Unopar - AV1 Análise e Pesquisa de Mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - 100% Online - Cst Marketing 5º Semestre - Análise e Pesquisa de Mercado
1) Um pesquisador resolveu realizar uma pesquisa utilizando as ferramentas da web. Considerou que uma pesquisa intermediada por tecnologia fosse muito mais fácil e econômico, pois encaminharia o questionário de perguntas através do e-mail. Ao calcular a quantidade de amostra necessária, enviou a pesquisa ao público de interesse. Porém, para a sua surpresa, obteve pouco retorno e resposta, invalidando a sua pesquisa. Considerando o caso, quando o pesquisador não obtém a quantidade de resposta suficiente para a sua pesquisa, pode-se considerar como:
Alternativas:
Erro de amostragem; 
Erro de resposta; 
Erro de não resposta; 
Erro de processamento; 
Erro de edição;
2) Luísa foi abordada para responder um longo questionário de pesquisa de marketing. Foram várias questões, das quais, ela só precisaria identificar entre as alternativas propostas a que melhor representaria a sua opinião. Porém, no final havia apenas uma questão que perguntava: "Quais são as melhorias necessárias no atendimento da nossa loja?" A resposta deveria ser preenchida no espaço em branco disponível no questionário. Considerando os vários tipos de perguntas utilizadas em uma pesquisa, esta é conhecida como:
Alternativas:
Pergunta de múltipla escolha;
Pergunta aberta;
Pergunta de escala intervalada; 
Pergunta encadeada;
Pergunta dicotômica;
3) Uma marca de cosméticos pretende fazer uma campanha de impacto para o dia das mães e decide fazer uma aprofundada pesquisa para descobrir qual a relação de uma mulher com a aparência física, principalmente após a chegada de um filho. Considerando aqui, uma pesquisa mais complexa e subjetiva que pretende entender o significado de um fenômeno não muito claro, o pesquisador obterá dados para compreender melhor a situação. Conforme essas características, pode-se dizer que a pesquisa é de natureza:
Alternativas:
Pesquisa de dados primários; 
Pesquisa de dados secundários; 
Pesquisa quantitativa;
Pesquisa qualitativa;
Pesquisa causal:
4) (EXAME) Imagine adquirir informações da situação do seu mercado, assim como dos planos dos seus concorrentes, juntando dados, aparentemente aleatórios, mas que se interpretados de maneira correta podem revelar algo capaz de mudar a sua empresa. (...) Com _______________ é possível conhecer o seu cliente e quem tem potencial para se tornar um. Pode-se descobrir as ameaças e fraquezas, quais as soluções para que a empresa não seja atingida por elas, entender como as pessoas enxergam a sua marca, acompanhar as tendências e aprender quais são os movimentos da concorrência.
Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/a-atividade-de-inteligencia-de-mercado-shtml/ Acesso em 23/07/2018.
Assim, conforme o contexto, essa reunião e análise das informações de mercado com o objetivo de monitorar e prever as ameaças e oportunidades de um negócio é conhecido como:
Alternativas:
a pesquisa de mercado;
o CRM- Customer Relationship Management;
a pesquisa de tendências;
a inteligência de marketing;
a pesquisa de comportamento de consumo;
5) Durante o desenvolvimento da pesquisa, os pesquisadores precisam definir a amostra de sua pesquisa. Por ser uma pesquisa de perfil do consumidor, o dono da loja definiu que a pesquisa poderia ser realizada na própria loja, pois ficaria muito mais fácil a aplicação da pesquisa. Considerando a forma como a amostra foi escolhida, a amostra aqui é considerada como:
Alternativas:
Pesquisa de amostragem probabilística;
Pesquisa não probabilística por conveniência;
Pesquisa não probabilística por julgamento;
Pesquisa não probabilística autogerada;
Pesquisa probabilística por estrato;

Outros materiais