Buscar

Exercício 02-Aula 03 - Tipos de Contratos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL1329_EX_A3_201801075115_V2 
	07/09/2018 14:07:19 (Finalizada)
	Aluno(a): ANA PAULA CRUZ 
	2018.3 EAD 
	Disciplina: CEL1329 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS  
	201801075115
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	(Ueg 2011) Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhadas. CHARON, Joel. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103. Com base na afirmativa acima, é correto afirmar: 
		
	
	o time do Flamengo possui uma cultura de grupo, assim como a União Nacional dos Estudantes. Essa cultura de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneo
	
	a cultura é estática, por isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo. 
	
	o peso da tradição é muito forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo o globo. 
	
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens. 
	
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude relativista ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens. 
	
Explicação: 
O Etnocentrismo consiste em julgar o "outro" (cultura) como inferior, tomando como referência a própria cultura do julgador.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena.
Referindo-se ao indígena, ele afirmou: "Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (...). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz."
Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982.
Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius:
		
	
	desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a visão etnocêntrica da missão "civilizadora europeia", típica do século XIX.
	
	defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
	
	procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América.
	
	discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
	
	apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país.
	
Explicação: 
O autor parte de um juízo de valor, reforça uma superioridade da civilização europeia, como se está fosse o exemplo de processo civilizatório que todas as sociedades, em especial no caso citado, deveriam chegar. Martius desvaloriza as culturas que não sejam a sua, considera os índios como seres humanos inferiores, que necessitam de se integrar a um estado de progresso civilizador, a sua noção própria é tipicamente discriminatória.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Incapacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu nem reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, nem como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos. Tal incapacidade está expressa no (a): 
		
	
	Marxismo
	
	Relativismo cultural
	
	Cientificismo 
	
	Etnocentrismo 
	
	Organicismo 
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	No século XIX, os antropólogos não pesquisavam as novas culturas descobertas. No lugar deles, viajantes eram enviados e lhes enviavam relatos do que tinham visto e, só então, os antropólogos desenvolviam suas teorias. Essa forma de pesquisar ficou conhecida como: 
		
	
	Teoria pragmática
	
	Modelo de teleantropologia
	
	Antropologia de gabinete
	
	Escola da antropologia antiga
	
	Teoria do não campo
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O homem é um ser predominantemente cultural. Graças à cultura, ele superou sua limitação biológica. A partir desta afirmação pode-se afirmar que: 
		
	
	O homem nasce com a cultura.
	
	A natureza humana determina ações humanas.
	
	O homem determina suas ações pelo equipamento biológico.
	
	Todos os animais produzem cultura.
	
	O homem adquire cultura se tornando um ser social.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O criminoso nato seria caracterizado por uma cabeça com pronunciada assimetria craniana, fronte baixa e fugidia, orelhas em forma de asa, zigomas, lóbulos occipitais e arcadas superciliares salientes, maxilares proeminentes (prognatismo), face longa e larga, apesar do crânio pequeno, cabelos abundantes, mas barba escassa, rosto pálido". (Cesare Lombroso, psiquiatra italiano.) A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características biológicas (fenotípicas, somatológicas) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento? 
		
	
	Determinismo cultural
	
	Determinismo econômico
	
	Determinismo biológico
	
	Determinismo geográfico
	
	Determinismo social
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Considere as afirmativas a seguir: 
I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir; 
II- Tudo o que for expressivo (simbólico) no corpo cumpre funções exclusivamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica; 
III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade instrumental (fisiológica), significando dizer que o universo simbólico/ cultural não exerce qualquer poder sobre o mesmo; 
IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial. 
Marque uma letra a seguir  que indica quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas: 
		
	
	I, II e IV.
	
	I e II.
	
	II e III.
	
	II e IV.
	
	I e IV.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	"A questão fundamental da antropologia foi sempre, desde o seu surgimento, estabelecer as bases científicas do conhecimento da relação entre o eu "o pesquisador" e o "outro" o pesquisado, encarados, por princípio, como entidades diferentes e autônomas". (Cristina Costa. Sociologia: uma introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2000). O fragmento de texto acima expressa a necessidade, por parte do antropólogo, do exercício da alteridade, que pressupõe a valorização do(a):
		
	
	Senso comum 
	
	Preconceito 
	
	Diversidade cultural 
	
	Padronização cultural
	
	Etnocentrismo

Continue navegando