Buscar

Avaliando aprendizado 4º CICLO Dieto l

Prévia do material em texto

A desnutrição proteico-calórica ocorre quando há demanda aumentada e oferta inadequada de energia e proteína. Acerca da ocorrência de desnutrição em pacientes hospitalizados, assinale a opção correta.
		
	
	A desnutrição reduz a taxa de mortalidade.
	
	A desnutrição tem baixa prevalência nos pacientes hospitalizados no Brasil.
	
	Os pacientes desnutridos não apresentam disfunção orgânica e recebem alta precocemente.
	
	A desnutrição reduz os custos de internação hospitalar.
	 
	A desnutrição correlaciona-se ao aumento dos índices de infecção em pacientes internados.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601924597)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Terapia de Nutrição Enteral consiste em um conjunto de procedimentos terapêuticos empregados para manutenção ou recuperação do estado nutricional por meio de nutrição enteral. A respeito deste tipo de nutrição, assinale a opção correta.
		
	 
	A nutrição enteral é um procedimento complexo, mais caro que a nutrição parenteral e com índices maiores de complicações.
	 
	Ofertar nutrientes pela via enteral colabora para a manutenção da arquitetura e da microbiota intestinal e modula o sistema imunológico intestinal.
	
	Devido à sua importância e relevância, a nutrição enteral deve sempre ser prescrita, mesmo com o trato gastrintestinal não íntegro, como nas fístulas intestinais de alto débito.
	
	A nutrição enteral somente deve ser administrada com a extremidade da sonda nasoenteral localizada no jejuno, pois a localização da sonda em posição gástrica não é mais utilizada.
	
	A nutrição enteral, independentemente da situação clínica e do diagnóstico, sempre atinge 100% das necessidades calóricas estimadas, sendo desnecessário suplementar nutrição parenteral.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601259586)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma carga osmolar adequada garante a tolerância da terapia nutricional, independente do seu acesso e permite o sucesso do plano dietoterápico. O ideal é utilizar uma dieta enteral isosmolar, ou seja, com a osmolaridade próxima a do plasma, que é de aproximadamente:
		
	
	330-340 mOsm/ L
	 
	280-290 mOsm/ L
	
	480-490 mOsm/ L
	
	420-430 mOsm/ L
	
	610-620 mOsm/ L
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601267783)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente, sexo feminino, 52 anos, apresentando obesidade grau III e diabetes tipo 2 descompensado realizou cirurgia bariátrica, sendo a técnica Gastroplastia Redutora com By Pass Gástrico em Y de Roux (GRBGYR). Em relação ao paciente e à técnica citados acima:
I) Consiste em uma técnica mista, ou seja restritiva e disabsortiva;
II) Consiste em uma técnica exclusivamente disabsortiva, não apresentando alterações na digestão dos nutrientes e sim, na absorção desses;
III) O paciente à longo prazo poderá apresentar deficiência de vitamina B12, necessitando de controle rigoroso.
		
	
	Apenas II é correta;
	
	II e III são corretas;
	 
	I e III são corretas;
 
	
	Apenas III é correta;
	
	Apenas I é correta;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601259502)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As fibras alimentares podem ser classificadas segundo o papel que elas cumprem nos vegetais (polissacarídeos estruturais e polissacarídeos não estruturais), de acordo com o grau de solubilidade (solúvel, insolúvel) e de fermentação. Uma classificação recente inclui também os oligossacarídeos e outros carboidratos não-digeríveis/ frutanos. Considerando o grau de solubilidade, pode-se afirmar:
		
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	
	As principais funções da fibra solúvel são: aumentar o volume do bolo fecal; favorecer o peristaltismo; prevenir a constipação.
	 
	A fibra solúvel é degradada pelas bactérias colônicas, favorecendo a formação de ácidos graxos de cadeia curta: butírico, acético e propiônico.
	
	Uma das recomendações diárias propostas para a fibra alimentar é de 20-30g/dia (relação 3-5:1 solúvel: insolúvel).
	
	As principais funções da fibra insolúvel são: intervir no metabolismo de lipídios e glicídios (ação hipocolesterolêmica); assegurar uma absorção mais lenta dos nutrientes; favorecer um maior tempo de trânsito intestinal (indicada para quadros de diarréia).

Continue navegando