Buscar

Aula 8 Ensino Fundamental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. DOCÊNCIADOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PEDAGOGIA– MARIA INMACULADA CHAO CABANAS
AULA 8
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE 
DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS NO CAMPO DE ESTÁGIO
Nesta aula vamos abordar situações 
que favoreçam a aprendizagem
com recortes de relatórios
*
*
	O significado do que seja a construção do conhecimento nas diferentes áreas
 no Ensino Fundamental 
*
*
	A escola tem a responsabilidade de ensinar a língua oral e escrita para que a participação do aluno na sociedade se efetive, ou seja, é uma das condições necessárias para o exercício da cidadania.
		O domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade 	de plena participação social, pois é por meio dela que o 	homem se 	comunica, tem acesso à informação, expressa e 	defende pontos de 	vista, partilha ou constrói visões de 	mundo, produz conhecimento 	(BRASIL, 1997, p. 26).
*
*
	Além de ler e escrever, no sentido de codificar e decodificar, a escola tem a função de ensinar o uso dessas habilidades em práticas sociais. 
Em outras palavras, o aluno precisa perceber que ler e escrever são necessários para a sua qualidade de vida.
*
*
	O ensino de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental propicia ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação do aluno. Essa disciplina é permeada pelas seguintes linguagens: artes visuais, música, dança e teatro. 
*
*
	O objetivo da disciplina de ciências é colaborar para que o aluno compreenda as transformações que ocorrem no mundo. Por meio de aulas teóricas e práticas, alunos e professores podem ampliar o conhecimento a respeito dos fenômenos da natureza e desenvolver competências que possibilitem utilizar conhecimentos científicos e tecnológicos no seu dia a dia.
*
*
	Precisa ser considerado, ao se ensinar ciências, tudo o que o aluno sabe ou pensa sobre o assunto, não podendo faltar na metodologia do professor: observação, experimentação e pesquisa em textos.
*
*
	O ensino de geografia deve possibilitar a compreensão de espaço, tempo, transformações e criação de necessidades. Deve ter como objetivo mostrar ao aluno que cidadania é também o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado, constantemente em transformação, do qual ele faz parte.
*
*
	O professor, ao trabalhar a matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, precisa considerar que não se trata de uma disciplina pronta, acabada e perfeita, tampouco pode pensar que é um critério avaliador da inteligência. Trata-se de uma disciplina em construção, e todos os alunos podem aprendê-la por meio de um processo de interação, reelaboração, complementação
 	e sistematização 
	de conhecimentos.
*
*
	A educação física nos anos iniciais é muito importante, pois possibilita aos alunos desenvolverem a socialização, atividades corporais e culturais. Além disso, também tem a finalidade de lazer, estimulando a afetividade e o trabalho com as emoções.
*
*
	As aulas de história não devem ser reduzidas à memorização de datas e acontecimentos passados, mas devem, sim, buscar integrar o passado com o presente, ajudando o aluno a compreender como a sociedade chegou a ser o que é hoje. “Passado e presente se integram através das permanências e mudanças que caracterizam cada espaço social.” (NEMI, 1996, p. 80).
*
*
Da teoria para a prática
Uma situação 
de sala de aula
Situações que comprometem e aprendizagem a partir de recortes feitos de relatórios
*
*
ESTA É A PARTE MAIS IMPORTANTE DO RELATÓRIO! Deve conter a DESCRIÇÃO, ANÁLISE/CRITICA E FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO pelo estagiário e pelo professor observado.
É a parte mais importante do relatório! Deve conter a DESCRIÇÃO, ANÁLISE/CRITICA E FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO pelo estagiário e pelo professor observado.
*
*
CASO 1:
	Na semana da comemoração do dia da árvore, a professora fazendo o trabalho de colagem de papel crepom e folhas secas para homenagear , ela me mostrou como deveria ser feita e depois me entregou para que eu pudesse dá continuidade do trabalho com a turma. 
	Eu perguntei a professora que além de homenagear a semana da árvore, esse tipo de atividade estava sendo desenvolvido o que na criança? 
	Ela explicou que ali estava sendo desenvolvido a psicomotricidade, a percepção do tamanho do papel e as cores, e que esse tipo de atividade é uma das que sempre é colocada no planejamento, justamente pelas funções que ela promove na criança.
*
*
Análise dessa situação 
Esse tipo de resposta e argumentos apresentado pela professora podemos dizer que é Clássico, reproduzir o que já está feito é ideal para uma professora que não quer ter esforço e nem tão pouco trabalho. Segundo Piaget: “As funções essenciais da inteligência consistem em compreender e inventar, em outras palavras, construir estruturas estruturando o real. E, de fato, é cada vez mais patente que estas duas funções são indissolúveis e que, para compreender um fenômeno ou acontecimento, é preciso reconstruir as transformações de que elas são resultantes, e ainda, para reconstituí-las, faz-se mister primeiramente elaborar uma estrutura de transformação, o que supõe uma parte de invenção ou de reinvenção” (PIAGET. 1969, p.36) 
*
*
CASO 2:
	Sexta feira a turma tem aula de música. É sempre a mesma coisa, o professor entra e começa a cantar tocando um violão, quando não, são vídeos do “youtube”. Essas aulas raramente acontecem porque às sextas feiras sempre é feita a festa de aniversário, da escola, exposições, outros eventos que sempre surgem e, além disso às vezes o professor está doente. Por esses motivos as aulas de música são escassas. Ao observar algumas aulas do professor, analisei certa inadequação no planejamento no que diz respeito às características dessa turma. As crianças não conseguem ficar concentradas por 40 minutos, e precisam assistir vídeos que tem duração muito longa. Dessa forma, elas começam a ficar dispersas e a aula perde o objetivo, deixando de promover o contato da criança com a música. Além disso, materiais como : violão, chocalho, pandeiro e outros mais, não são utilizados. 
*
*
	“A criança nessa idade não tem interesse de ouvir por muito tempo e sim o prazer de sentir o concreto em suas pequeninas mãos. Como diz Vygotsky: “ o brinquedo ajudará a desenvolver uma diferenciação entre a ação e o significado. A criança, com o seu evoluir, passa a estabelecer relação entre o seu brincar e a ideia que tem dele, deixando de ser dependente dos estímulos físicos, ou seja, do ambiente concreto que a rodeia.” 
(Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 177, jul./dez. 2008. Disponível em: <www.unifor.br/joomla/joomla/images/pdfs/pdfs_notitia/2633.pdf> Acesso em 20 nov. 2010)
Análise dessa situação 
*
*
VOLTAMOS A LEMBRAR QUE:
	ESTE É O ITEM 3 DO RELATÓRIO E A PARTE MAIS IMPORTANTE DESSE DOCUMENTO! 
	Deve conter a DESCRIÇÃO, ANÁLISE/CRITICA E FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO pelo estagiário e pelo professor observado.
*
*
	Vimos, nesta aula, a partir de recortes feitos em relatórios de estágio, relatos professores que têm dificuldade em desenvolver situações que favoreçam a aprendizagem. 
	Na próxima aula iremos analisar situações que favorecem a aprendizagem a partir de outros recortes feitos de relatórios.
Até a aula 9!
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais