Buscar

relatorio gestão escolar


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
Maria Angélica Silva de Araújo
Nova Iguaçu 2013-2
MARIA ANGÉLICA SILVA DE ARAÚJO
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da Disciplina de Prática de Estágio Supervisionado de Gestão de Processos Educacionais na Escola sob a Orientação da Professora Zulmira Rangel Benfica
 
Nova Iguaçu 2013-2
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO
2-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
2-1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
2-2 CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS
3-DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
PLANO DE ATIVIDADES
1-INTRODUÇÃO: 
O referido estágio contemplou 50 horas em Gestão Escolar, sendo de suma importância para a conclusão satisfatória do curso de formação pedagógica conforme determinação legal para a graduação com habilitação plena em pedagogia. O objetivo é aprimorar a prática nas atividades extra-sala, assim como, conhecer os novos paradigmas da convivência da gestão com a comunidade escolar compreendendo lições do ensino infantil e fundamental. Durante o estágio (horas do estágio), foram desenvolvi das atividades de observação na gestão escolar na Escola Municipal Doutor Orlando Mello, cedente do referido estágio. 
Portanto o referido trabalho de estágio é acompanhado de um olhar observador dentro de uma perspectiva da educação enquanto instrumento de autonomia, o que posso afirmar ter encontrado no corpo de docentes da Escola Municipal Doutor Orlando Mello, através do pleno esforço no desenvolvimento e no envolvimento dos projetos da escola para tornar realidade os desafios da cidadania em uma comunidade de classe baixa. Pois é preciso considerar que a realidade do mundo globalizado chega nos recantos dos grandes centros como sonhos, algo distante que exige da escola empenho para acompanhar os movimentos da sociedade, para o bem da constituição da própria comunidade aprendente. 
É a luta de estar atualizada (mesmo sem os recursos necessários), no compromisso das questões que interferem na vida e na beleza dos sonhos dos educandos, afim de prepará-los para o exercício da cidadania e o mundo do trabalho, o que requer que a escola esteja situada na realidade que vai além do bairro, da cidade, do país, ou seja,  a escola de hoje vive o dilema de influenciar na comunidade local, e estar antenada com o mundo.     
O estágio compreendeu experiências de Gestão Escolar nas quais pude observar a dinâmica que compreende a Gestão Administrativa e Financeira, Gestão Pedagógica e de Recursos Humanos.
A Gestão Administrativa incumbem -se da parte física e burocrática da escola, que envolve o prédio, equipamentos, materiais, legislação e atividades de secretaria e responde pela parte de finanças da escola. 
A Gestão Pedagógica define a linha de ensino, as metas a serem atingidas, levando em conta os objetivos e o perfil de seus alunos. Deve avaliar o rendimento das práticas adotadas, para detectar e corrigir eventuais erros se necessário, juntamente com a equipe de professores envolvidos.
A Gestão de Recursos Humanos administra o bom andamento das atividades escolares focando em manter as pessoas envolvidas no comprometimento da rotina e das novidades da escola.
O estágio me fez refletir sobre a identidade da escola que queremos e a importância da mesma para a evolução da sociedade de forma igualitária, sendo motivada por uma escola que é para todos. 
Gestão Escolar é um tema novo, mas de suma importância estratégica, na transformação de uma escola que atenda as atuais exigências de uma sociedade cada vez mais atual em termos de conhecimento, em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.Para atender essas exigências o gestor em seu perfil de líder deverá ter uma noção de comportamento que é fundamental dentro de suas funções, o que consistirá na maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age, ou reage em suas inter-relações com o seu meio ambiente em resposta aos estímulos que dele recebe
Chiavenato(2002) nos mostra que o resultado ou efeito do comportamento tem como origem vários estímulos entre eles o estimulo do relacionamento com todos os envolvidos no ambiente escolar.
É através de um trabalho coletivo, coordenado pela equipe diretiva que envolve a todos: corpo administrativo, funcionários, professores,estudantes, Conselho Escolar,e outras instituições que mantêm relação direta ou indireta que permitirá que a instituição exerça um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e carências do meio em que estiver inserida,sendo uma fonte de conhecimento e informações para todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um aperfeiçoamento como indivíduo.
2-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:
A Escola Municipal Doutor Orlando Mello foi municipalizada no dia 16 de abril de 1985, no governo do Prefeito Paulo Antônio Leone Neto, e tem como Diretora Geral a Professora Dulce Pinheiro, graduada pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia. A escola funciona em um prédio próprio possuindo instalações físicas e adequadas ao ensino, com boas salas de aulas, onde as carteiras são novas e adequadas para o tamanho dos alunos. A escola possui uma quadra onde são realizadas as atividades de recreação para alunos inseridos no Projeto Mais Educação, e as aulas de educação física para os alunos do 2º segmento (6º ao 9º ano). A quadra é bem estruturada com dois vestuários, com banheiros, chuveiros com água quente. Os Professores de educação física tem material para ministrar suas aulas.
 A escola possui salas bem arejadas, com ventiladores em todas elas. A escola possui sala dos professores, da direção, das coordenadoras, e sala da orientadora pedagógica, onde ela recebe pais e alunos. Além destas salas tem a secretaria, cozinha, refeitório onde os alunos fazem suas refeições, tomam café pela manhã, almoçam e lancham antes de irem para casa. A escola tem dois
laboratórios de informática, biblioteca onde os alunos participam pegando livros para lerem em casa. Nesta escola funciona desde a Educação Infantil até, e a noite ao Ensino Fundamental e a noite o EJA, com turmas do 6º ano ao 9º ano.
 Em relação ao corpo discente, o que observei foi que a clientela da instituição do campo de estágio é composta por alunos de classe social baixa que residem em bairros próximos à instituição. Os alunos são filhos de população assalariadas, trabalhadores assalariados. No que se refere à higiene e organização, a escola mantém uma boa estrutura em todos os espaços, onde além de contar com os profissionais que trabalham para manter o asseio da instituição, as professoras e os alunos auxiliam mantendo suas salas de aula limpa.
2-1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
 A Escola Municipal Doutor Orlando Mello situada na Rua F, nº763 – Posse – Nova Iguaçu era uma escola do setor privado, que foi municipalizada no dia 16 de abril de 1985, passando pela escola apenas três diretoras nomeadas, sendo que a atual está em pleno exercício desde 1989. A diretora Dulce Pinheiro mudou totalmente a estrutura da escola, antes de sua gestão, a escola estava com as paredes com infiltração e algumas salas estavam interditadas. Construiu mais salas de aulas, banheiros, cozinha e quadra de esportes. A diretora Dulce Pinheiro é muito admirada e respeitada por toda sua equipe de funcionários, pelos alunos, pais e comunidade. Ela conhece todos os seus alunos e pais, estando sempre presente na escola. A escola possui serviços de água, luz, esgoto e coleta de lixo. O contexto socioeconômico da instituição é de classe social baixa, ficalocalizada em uma área urbana com residências e algumas casas comerciais próximos.
O quadro discente da escola é de 1096 alunos, que se dividem na Educação Infantil, Ensino Fundamental, e EJA, funcionando em três turnos, manhã, tarde e noite.
 No 1º segmento tem 560 alunos e no 2º segmento tem 356 alunos e no EJA 180 alunos. Sendo que no 1º turno estudam 520 alunos, no 2º turno estudam 356 alunos e no 3º turno 180 alunos.
 O quadro de pessoal é composto por:
50 professores
1 diretor geral
1 diretor adjunto
2 orientadores pedagógicos
2 orientadores educacionais
1 coordenadora de aprendizagem
1 coordenador político pedagógico
3 merendeiras
6 auxiliares de serviços
1 secretária
6 administrativos
3 porteiros
4 coordenadoras 
 Além deste pessoal tem o pessoal de apoio, que são 10 monitores que 
que trabalham no Projeto mais Educação.
 No aspecto estrutural e material verificou que a escola possui:
13 salas, todas com ventiladores.
2 salas de informática, com 6 ventiladores em cada sala
1 sala da direção
1 sala das coordenadoras
1 sala da orientação pedagógica
1 cozinha
1 refeitório
1 quadra de esportes
8 banheiros
1 sala de professores
1 biblioteca
1 secretaria
1 pátio.
O Planejamento escolar é elaborado com a cooperação de todos os professores, coordenadores e direção escolar, mas cada professor é o autor do seu planejamento.
Tendo como foco a aprendizagem de todos os alunos, operacionalizando os conteúdos fundamentais para a escola. O planejamento é o produto de uma discussão que envolve toda a comunidade escolar, contem princípios pedagógicos que correspondam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores, prever tempo para a formação docente e para reuniões pedagógicas. É elaborado no início do ano letivo.
 O Projeto Político Pedagógico da escola tem o objetivo de formar cidadãos felizes e conscientes da sua importância na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Possui sintonia com a LDB, Diretrizes e PCN’s. Sua proposta possui clareza e objetividade.
 
“No contexto da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais se concebe a educação escolar como uma prática que tem a possibilidade de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.” (PCN’s – vol. 1-1997 pag.33).
 O Projeto Político Pedagógico é coerente com a realidade onde a escola está inserida, tendo a intenção de traduzir o exercício permanente de reflexão de uma comunidade escolar, sobre a sua realidade e necessidade, e a partir destas apontar ações e estratégias conjuntas, que favorecem uma prática educativa humanizada e comprometida com reais princípios de cidadania e bem comum.
 O projeto político pedagógico é realizado de maneira coletiva, envolvendo toda equipe escolar. Neste documento consta que acreditam que a construção do conhecimento e valores que garantem uma compreensão crítica e transformadora da realidade em que os alunos estão inseridos. Consta também neste documento que o princípio e finalidade do ensino cabem ao professor/as, funcionários/as, e especialista a tarefa de garantir a circulação do conhecimento, da multiplicidade de pensamento, bem como humanização nas relações decorrentes dos processos de ensino e de aprendizagem.
“A qualidade da atuação da escola não pode depender somente da vontade de um ou outro professor”. É preciso a participação conjunta dos profissionais (orientadores, supervisores, professores polivalentes e especialistas) para tomada de decisões sobre aspectos da prática 
didática bem como sua execução. (PCN’s vol.1 -1997 pág.36).”
A Proposta Curricular do Projeto Político pedagógico é:
- Aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem;
- Diminuir o índice de reprovação;
- Garantir e ampliar o acesso á permanência na escola;
- Dar condições para que o aluno se aproprie da leitura e da escrita;
- Desenvolver no aluno o gosto pela escola e o interesse pelos estudos;
-Colaborar com a formação integral, social, física, cognitiva, ética, sexual e ecológica dos alunos;
- Incentivar atividades de cooperação e liderança;
- Tornar o aluno corresponsável pelo processo educativo;
- Promover a inclusão social;
- Promover o contato e conhecimento das novas mídias e tecnologias;
- Favorecer e estimular a participação de pais na vida escolar dos filhos;
- Incentivar e motivar a participação dos alunos em diversas atividades como: concursos, olimpíadas, feiras, exposições entre outros.
 A escola oferece para a comunidade Projetos do governo Federal com o Mais Educação e Escola Aberta:
No Mais Educação os alunos permanecem em horário integral, chegando á escola às 8hs e permanecendo até às 16hs, sendo oferecido aos alunos atividades como recreação, aulas de informática, cantinho da leitura, aulas de reciclagem, trabalhos manuais e aulas de reforço escolar. O Programa Mais Educação é uma estratégia do governo federal para promoção da educação integral no Brasil. A proposta que este programa quer evidenciar é de uma educação que busque superar o processo de escolarização tão centrado na figura escola. A escola de fato é um lugar de aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e oficiais na sociedade, mas não devemos toma-la como única instância educativa. Deste modo integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos... é tentar construir uma educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa da qualidade cidadã.
 O Programa Escola Aberta é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a UNESCO, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz. Com objetivos específicos de promover e ampliar a integração entre escola e comunidade; oportunizar o acesso a espaços de promoção da cidadania; contribuir para redução das violências na comunidade escolar. Com oficinas de cultura, esporte, lazer, geração de renda, formação para a cidadania e ações complementares ás da educação formal.
	O Regimento Escolar é um documento legal, de caráter obrigatório e elaborado pela escola com a participação da comunidade escolar e, aprovado pela SEMED. 
	O Regimento fixa a organização administrativa, didático-pedagógica e disciplinar da escola. Estabelece a forma de trabalho, as normas dentro das quais o trabalho será realizado, bem como os direitos e deveres dos integrantes da escola, incluindo a comunidade interna e externa.  O Regimento Escolar contém: a identificação da escola, os objetivos, as etapas da educação básica que a escola oferece, a organização administrativa e técnico-pedagógica (atribuições da direção, o corpo técnico-pedagógico, a secretaria, os serviços auxiliares, o corpo docente e discente), a organização da escola – órgãos colegiados (conselho escolar, associação de pais e mestres, grêmio estudantil etc.), a organização didática (estrutura do ensino), a organização da vida escolar (calendário, matrícula, transferência, cancelamento de matrícula, frequência), as normas de convivência escolar, as sanções para alunos e funcionários da escola, o rendimento escolar e seus aspectos didáticos, a promoção do aluno (cálculo de notas e médias, organização de boletins, certificados etc.), a recuperação paralela, os exames, os anexos, os apêndices, as disposições finais, entre outros. 
A Visão de Futuro da Instituição é de ser reconhecida como uma das escolas do município de Nova Iguaçu com o melhor desempenho em leitura e raciocínio lógico.
Sua proposta é de oferecer aos alunos uma educação de qualidade com altos níveis de aprendizagem, desenvolvendo suas competências para atuação na sociedade por meio de um, trabalhocoletivo e sistemático. Algumas das regras para o coletivo que contam no regimento escolar são: Assinar o ponto diariamente; zelar pela aparência física e moral; manter seus diários de classes atualizados; conduzir-se á fila após o sinal; tratar todos com respeito; comparecer as reuniões ou atividades nos dias escolares; comparecer as atividades de caráter cívico e culturais; jamais deixar os alunos sozinhos na sala de aula.
Organograma:
DIRETORA
Diretora Adjunta
02 Orientadora Pedagógica
02 Orientadoras Educacionais
Secretária
06 administrativos
01 Coord. De aprendizagem
01 coord. político pedagógico
50 professores
03 merendeiras
06 auxiliar de serviço
1096 alunos
2-2 CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS:
O corpo técnico-administrativo tem buscado alternativas possíveis para os avanços no aspecto pedagógico, bem como a administração da política educacional numa busca constante pela interação entre todos que compõe a comunidade escolar. Para isso assumem suas funções de acordo com as disposições das mesmas, assumem papéis distintos na falta de alguns profissionais relevantes para o bom andamento do processo educativo.
O corpo técnico-administrativo é composto por uma diretora com formação superior e pós graduada em psicopedagogia , um vice-diretor com formação superior em Pedagogia, uma orientadora pedagógica capacitada para a função com Pedagogia e uma coordenadora político pedagógica, também com formação superior.
A orientação pedagógica exerce função fundamental dentro da escola no que diz respeito às atividades pedagógicas, onde sua atuação de fato se faz necessário.
Sendo o planejamento anual e o Plano de Desenvolvimento da Escola um referencial importante na execução de projetos e ações da escola e estando os coordenadores cientes de suas funções junto à equipe docente, verifica-se a preocupação dos coordenadores em basear-se pelos mesmos.
Dentro da escola organizam-se os conteúdos de forma a unificar e nivelar as turmas num contexto de unidade, para que bimestralmente se faça uma prova única, contextualizada e adotada por todos da mesma série ou ano. O que a escola executa é um parâmetro baseado numa perspectiva de integração e seguindo o perfil de unificação das atividades e eventos escolares da rede municipal.
As alternativas são explicitas nas organizações dos horários, cronogramas e atividades dos alunos, no revezamento de espaço e de material, materiais alternativos da própria vivência do aluno, pesquisa panorâmica do espaço do aluno através da visualização, convívio e conhecimento. O professor que percebe a dificuldade na sistematização e no repasse de seus conteúdos busca meios, interage, pesquisa e encontra no mundo do seu aluno e nos conhecimentos do mesmo as soluções mais criativas para superar questões relacionadas ao espaço físico, de processos e de aprendizagem.
Controle de avaliação:
	Em relação a avaliação que a escola propõe visa especialmente acompanhar ao aluno e o aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem. A avaliação é contínua e cumulativa, observando a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Os professores verificam o conhecimento prévio de seus alunos,para conseguir planejar seus conteúdos e detectar o que o aluno aprendeu nos anos anteriores. Também identifica as dificuldades de aprendizagem, diagnosticando e tentando identificar e caracterizar as possíveis causas. O professor estabelece ao iniciar o período letivo, os conhecimentos que seus alunos devem adquirir bem como as habilidades e atitudes a serem desenvolvidas. Esses conhecimentos e habilidades devem ser constantemente avaliados durante a realização da atividade, fornecendo informações tanto para o professor como para o aluno sobre o que já foi assimilado e o que ainda precisa ser dominado. Caso o aluno não consiga atingir as metas propostas, cabe ao professor organizar novas situações de aprendizagem para dar a todos, condições de êxito nesse processo.
	O ato de avaliar fornece dados que permitem verificar diretamente o nível de aprendizagem dos alunos, e também, indiretamente determinar a qualidade do processo de ensino. Ao avaliar o progresso de seus alunos na aprendizagem, o professor pode obter informações valiosas sobre seu próprio trabalho. Nesse sentido a avaliação tem uma função de retroalimentação ou feedback, porque fornece ao professor dados para que ele possa repensar e replanejar sua atuação didática, visando aperfeiçoá-la, para que seus alunos obtenham mais êxito na aprendizagem. 
Nesta escola as relações entre os docentes e a coordenação são pautadas pelo respeito ás diferenças e na troca de experiências. As decisões em relação ao currículo acadêmico são tomadas coletivamente. 
3-DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
4-CONSIDERAÇÕES FINAIS
Realizar um estágio de gestão escolar é uma oportunidade maravilhosa e imprescindível, para um futuro pedagogo. Nada melhor do que ter uma experiência com o dia a dia de quem gerencia uma instituição de ensino para perceber o que realmente acontece,como são geridas as decisões.
Meu objetivo na realização desse estágio foi cumprido, pois consegui ver como é a atuação do gestor escolar, da coordenação pedagógica e de toda sua equipe quanto ao desempenho frente aos problemas administrativos pedagógico,ao nível de formação profissional e emocional para enfrentarem com tranquilidade as diversas situações do cotidiano escolar.
	Deparei-me com uma realidade conhecida e aceita que é o de traçar planos, discutir teorias a serem postas em práticas, não funcionar tão bem quanto se espera. Quando isso acontece, as práticas devem ser revistas peça equipe gestora e pedagógica com responsabilidade, equilíbrio e coragem para que se possa fazer uma mudança de estratégia e corrigir o que não deu certo.
Ser responsável em cuidar de uma instituição de ensino não é fácil, seja ela pequena ou grande Em uma instituição de ensino tem muitos problemas e carências e quem trabalha lá tem compartilha das dificuldades e esperanças da comunidade. Mais do que nunca é preciso que a gestão e sua equipe seja capaz, equilibrada, preparada, corajosa e acima de tudo, Democrática, discuta os problemas com a comunidade, escute o que as pessoas têm a dizer, as críticas e sugestões. Pois é através do diálogo, de um diagnóstico do que ocorre que se corrigem os erros e se acerta o caminho.
	Concluo o estágio dizendo que as referências de gestão encontradas aqui na Escola Municipal Doutor Orlando Mello foi para mim, um momento de crescimento profissional, constituindo-se numa atividade interativa e participante, considerando principalmente o acompanhamento da diretora no seu dia – a –dia dentro da escola, me proporcionando compreendendo o funcionamento escolar:. Tornando o estagio muito mais que o estudo de documentos. Entendemos que para termos uma escola reconhecida e de qualidade tem que ter uma escola unida, ou seja, com uma gestão escolar participativa, onde a comunidade (professores, alunos, pais e direção) trace metas e objetivos comuns. 
Esta experiência proporcionada através do estágio amplia o significado da construção e formação de um profissional da área da educação, acrescentando pontos positivos ao meu currículo acadêmico e oferecendo subsídios para uma atuação efetivamente democrática e transformadora.
 
 
Referências:
CHIAVENATO,Idalberto.Teoria Geral da Administração,Rio de Janeiro;Campus,2002,537p.