Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA DA NUTRIÇÃO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201801312852)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a opção CORRETA quanto ao cultivo da batata. Podemos afirmar que é uma cultura oriunda:
		
	
	da Inglaterra
	
	do Oriente
	
	da África
	 
	da América do Sul
	
	Nenhuma das alternativas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201801310710)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As formas de ritual variam de acordo com a organização do culto. Consistem em atos religiosos como rezar, cantar, dançar aos deuses, ofertar coisas, inclusive alimentos, fazer sacrifícios etc. Há três formas principais de ritual: oração, oferenda e manifestações.
Avalie as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:
I - A oração ou prece é uma forma de invocação oral dirigida a seres sobrenaturais, feita pelos adeptos do culto, guiada ou não pelos oficiantes; 
II - A oração ou prece realiza-se em determinado momento e lugar, sendo acompanhada de prostrações, posturas especiais (ajoelhado, sentado, de pé curvado), de movimentos (danças, palmas, sapateados ) e de música; 
III - A oferenda consiste em ofertar alguma coisa aos seres sobrenaturais (alimentos, joias, flores, fruto de colheitas, bebidas, animais, etc); 
IV - No caso da oferenda ser um animal, este deve ser oferecido em um ritual específico, entregue totalmente à entidade sem se retirar nada do mesmo; 
V - As oferendas, quando em alimentos, podem ser ingeridas, em parte, pelos sacerdotes ou oficiantes, ou serem distribuídas entre os devotos.
		
	
	Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201801306866)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos. (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir.
I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano.
II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas.
III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos.
IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	I e II
	
	I, III e IV
	 
	I e IV
	
	II, III e IV
	
	II e III
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201802043044)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A culinária, como as outras artes, não é estática. A história de sua evolução, desde os tempos mais remotos, difere segundo a área geográfica e as épocas. Variações climáticas, abundância das colheitas e a estabilidade política, guerra ou paz, são fatores que influenciam o padrão de vida e consequentemente a quantidade e qualidade dos alimentos disponíveis. (Ariovaldo Franco, em Gastronomia: Uma Breve História Ilustrada) Assinale a alternativa que NÃO caracteriza um traço da culinária de um povo em relação à religião:
		
	
	c) A abstinência e proibição constante ou temporária de certos alimentos são muitas vezes considerados meios para se atingir o estado de graça e santidade.
	 
	d) Os homens desenvolveram utensílios de pedra e barro que contribuíram para o surgimento da culinária.
	
	b) Os alimentos em várias sociedades são ingeridos de forma ritualizada, podendo-se associar o preparo e consumo ao sagrado.
	
	e) A doutrina hindu proibiu o consumo de carnes em geral, baseada no princípio da reencarnação.
	
	a) Os hábitos culinários de uma região não decorrem somente de mero instinto de sobrevivência e da necessidade do homem de se alimentar. São expressões de sua história, geografia, clima, crenças religiosas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201802175881)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No texto de Érika Soares sobre Comida e religião : um estreito relacionamento , ela descreve que a relação das religiões com a comida é intensa nas mais diversas crenças. Inúmeras vezes a Bíblia Sagrada faz alusão à alimentação tanto de forma simbólica, como na expressão "uma terra onde mana leite e mel" ao referir-se à terra prometida dos hebreus, como quando fala dos rituais de sacrifício dos animais e das proibições de ingestão de um ou outro alimento, por ser ele considerado impuro. Nesse contexto assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Farofa e frango são alimentos que comumente são encontrados em oferendas no Candoblé
	
	A expressão Kosher no rótulo de alimentos representa que aquele alimento preenche todos os requisitos da dieta judaica.
	 
	O consumo de carne bovina pelos hinduístas é considerado sagrado.
	
	Para os judeus o leite remete a vida, enquanto a carne está relacionada à morte.
	
	No espiritismo quando o indivíduo vai participar da mesa de trabalho deve ter uma dieta de exclusão de qualquer tipo de carne.

Continue navegando