Buscar

Apanhadão Curriculo e cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apanhadão turma 2011 - Escola Currículo e Cultura
Resposta em azul - Oficiais
Respostas em vermelho - apostila
Respostas verde colegas
Questão 1: Silva (2003)* afirma que, depois das teorias críticas e pós-críticas, não podemos mais olhar para o currículo com a mesma inocência de antes, pois ele passou a ter significados que vão muito além daqueles presentes nas teorias tradicionais. Nesse sentido, é correto afirmar:
I. O currículo é lugar, espaço, território.
II. O currículo é texto, discurso e documento.
III.  O currículo visa prioritariamente à preparação para as competências profissionais.
IV.  O currículo é relação de poder.
São corretas:
C)I, II e IV.
Questão 02: Para Michael Appple, a problemática do conhecimento veiculado pelas escolas é a pedra angular para o estudo da escolarização como veículo de seletividade. A manutenção da ideia de conhecimento como um artefato relativamente neutro tem permitido uma falasiosa e letal despolitização da cultura que as escolas distribuem.
Articule o trecho acima com a proposta da teoria  crítica do currículo.
1. As diretrizes curriculares para a Educação Básica, aprovadas pela Resolução n 4,de 13 de julho de 2010, definem objetivos para a formação básica das crianças. Esses objetivos não incluem:
a) A atenção especial a alfabetização durante os três primeiros anos.
b) O domínio pleno da leitura, da escrita e do cálculo.
c) O enfraquecimento dos laços familiares e de solidariedade e humana.
d) A compreensão do ambiente social e natural em que se fundamenta a sociedade.
e) A formação de atitudes e valores.
Questão 03: Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010), na “organização da proposta curricular, deve-se assegurar o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdbram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos.”
Podemos inferir que a organização curricular assim concebida:
a) Permite abarcar a multidimensionalidade das realidades humanas e integrar os saberes hoje dispersos em disciplinas.
b) Supõe a seleção adequada de conteúdos atividades de aprendizagem, métodos, procedimentos, técnicas e recursos didáticos pedagógicos.
c) Estrutura eixos de formação que levam a um desenvolvimento coerente e gradual, de modo a garantir a complexidade da formação pretendida.
d) Estabelece expressamente as condições para a sua efetiva conclusão e para a intregalização curricular, de acordo com os regimes que a adotarem.
e) Contempla o desenvolvimento de competências profissionais em consonância com o perfil profissional de cada curso, cuja identidade define e caracteriza o compromisso ético da instituição com os seus alunos e a sociedade.
Questão 04: Tomaz Tadeu da Silva (2003)* observa que tanto os modelos mais tecnocráticos, como os de Bobbitt e Tyler, quanto os mais progressistas de currículo, como o de Deway, que emergiam no início do século XX, nos Estados Unidos, cosntituíam, de certa forma, uma reação ao(os):
a) Currículo a serviço do autoritarismo.
b) Sistema social moderno e ao currículo de transição.
c) Padrões de referência e à organização curricular.
d) Currículo Clássico Humanista. p.28
e) Currículo moderno.
Questão 05: Silva (2003)* afirma que, depois das teorias críticas e pós-críticas, não podemos mais olhar para o currículo com a mesma inocência de antes, pois ele passou a ter significados que vão muito além daqueles presentes nas teorias tradicionais. Nesse sentido, é correto afirmar:
São corretas:
C)I, II e IV.

Outros materiais