Buscar

GESTÃO DO CONHECIMENTO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIDADE II CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 
Ciência é um termo com origem no latim, a mãe da língua portuguesa, sendo a progressão da palavra “scientia”, cujosignificado é conhecimento ou saber
CIÊNCIA 
Em nossos tempos atuais, a ciência abarca todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios estabelecidos pela experiência dos muitos anos, desenvolvido por estudiosos e pesquisadores ao longo dos séculos.
DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA
De uma maneira geral, a ciência comporta o conjunto de conhecimento das mais diversas áreas, que são baseados em comprovações ou teorias criadas através dos próprios princípios desenvolvidos por cada uma dessas áreas.
CONJUNTO DE CONHECIMENTO
Para a ciência, qualquer que seja sua área, o conhecimento deve ser certificado, ou seja, deve apresentar métodos específicos, comprovar a sua veracidade e apresentar-se com provas.
COMPROVAÇÃO E VERCIDADE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O que deve ser totalmente isenta de preconceitos ou juízo de valor. Um método científico é criado através de premissas e comprovado por experimentações para se tornar uma verdade científica.
A ciência, ao longo dos anos, sempre demonstrou ter como principal aliada a tecnologia. Desde seus primórdios, a busca de equipamentos tecnológicos e conhecimentos que pudessem chegar mais fundo à raiz de qualquer questão, a tecnologia foi o principal alicerce para as descobertas científicas.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O papel da ciência na atualidade não é mais entendido como a busca de domínio do mundo, mas sim salvaguardá-lo, em um contexto em que o conhecimento científico ainda representa uma forma de poder que é entendido como uma prática social, econômica e política e um fenômeno cultural mais do que um sistema teórico-cognitivo. 
O PAPEL DA CIÊNCIA 
TECNOLOGIA 
TECNOLOGIA 
A tecnologia pode ser compreendida como o conhecimento que nos permite controlar e modificar o mundo. Atualmente a tecnologia está associada diretamente ao conhecimento científico, de forma que hoje tecnologia e ciência são termos indissociáveis. 
A tecnologia pode ser compreendida como o conhecimento que nos permite controlar e modificar o mundo. Atualmente a tecnologia está associada diretamente ao conhecimento científico, de forma que hoje tecnologia e ciência são termos indissociáveis. 
O QUE É TECNOLOGIA ? 
DETERMINISMO TECNOLÓGICO 
Determinismo tecnológico é uma teoria reducionista que pressupõe que a tecnologia de uma sociedade impulsiona o desenvolvimento de sua estrutura social e valores culturais.
DETERMINISMO TECNOLÓGICO 
 O desenvolvimento tecnológico, que inicialmente consistiu na melhora das técnicas artesanais tradicionais, e que posteriormente se entendeu à aplicação do conhecimento abstrato aos problemas sociais, prometeu conduzir à sociedade pelo caminho que leva a um próspero e brilhante futuro.
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 
São filósofos e pensadores, que seguem a doutrina segundo a qual todos os acontecimentos do universo obedecem a leis naturais de tipo causal, ou seja, a natureza, a sociedade e a história se subordinam a leis e causas necessárias. No caso do determinismo tecnológico, a tecnologia e seus avanços, seriam os únicos responsáveis por causar mudanças em nossa sociedade
DETERMINISTAS 
No Determinismo Tecnológico, tecnologias são apresentadas como autônomas, como algo fora da sociedade. Tecnologias são consideradas forças independentes, autocontroláveis, auto-determináveis e auto-expandíveis. São vistas como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade.
O EXTREMO DO DETERMINISMO TECNOLÓGICO
Sociedade é um corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obediente a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo (SIMON, 1999). 
O QUE UMA SOCIEDADE ?
O desenvolvimento tecnológico tem provocado profundas modificações nos modos de vida da sociedade contemporânea. A cada dia, deparamo-nos com novos aparatos tecnológicos e sistemas, sendo que, em particular, as áreas de telecomunicações e informática têm presenciado avanços até bem pouco tempo inimagináveis.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA 
NEUTRALIDADE CIENTÍFICA 
 
A construção do conhecimento vai muito além do que é fundado sobre o uso crítico da razão, ultrapassa preceitos vinculados aos princípios éticos e sociais.  
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 
O Mito da neutralidade Científica é a teoria de que a ciência é imparcial e que é construída a partir da simples observação de fatos e experimentos, dos quais se tiram as conclusões científicas. É dito "Mito" pois o que de fato ocorre é que a ciência não é tão imparcial assim.
MITO DA NEUTRALIDADE CIENTIFICA 
O cientista não apenas observa os fatos, mas tem que interpretá-los, entrando aí todas as suas concepções políticas, religiosas e filosóficas. Isso pode ocorrer de forma inconsciente ou consciente (como todos os cientistas nazistas que "provaram" que o Ariano era a raça superior).  
INTERPRETAÇÃO DOS FATOS 
Significa que todas as informações que trafegam na rede devem ser tratadas da mesma forma, navegando a mesma velocidade. É esse princípio que garante o livre acesso a qualquer tipo de informação na rede.
NEUTRALIDADE DA REDE 
É uma filosofia que prega basicamente a democracia na rede, permitindo assim acesso igualitário de informações a todos, sem quaisquer interferências no tráfego online. Essa foi a conceção inicial da Internet permitindo transferência de dados entre pontos (End-to-End), sem qualquer discriminação.
DEMOCRACIA NA REDE 
Pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão na qual há contraposição de idéias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida; uma espécie de debate. Sendo ao mesmo tempo, uma discussão onde é possível divisar e defender com clareza os conceitos envolvidos.
PRÁTICA DA DIALÉTICA 
 
A prática da dialética surgiu na Grécia antiga, no entanto, há controvérsias a respeito do seu fundador. Aristóteles considerava a Zenôn como tal, já outros defendem que Sócrates foi o verdadeiro fundador da dialética por usar de um método discursivo para propagar suas idéias
 DIALÉTICA COM SINÔNIMO DE FILOSOFIA 
Para Platão, a dialética é sinônimo de filosofia o método mais eficaz de aproximação entre as ideias particulares e as ideias universais ou puras. É a técnica de perguntar, responder e refutar que ele teria aprendido com Sócrates (470 a.C.-399 a.C.). 
 VOCÊ AINDA NÃO SABE O QUE É DIALÉTICA ???? 
INVESTIGAÇÃO RACIONAL 
Platão considera que apenas através do diálogo o filósofo deve procurar atingir o verdadeiro conhecimento, partindo do mundo sensível e chegando ao mundo das ideias. Pela decomposição e investigação racional de um conceito, chega-se a uma síntese, que também deve ser examinada, num processo que busca a verdade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?