Buscar

Gestão por Competências e do Conhecimento 3. Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão por Competências e do Conhecimento- 3. Avaliação Final (Discursiva)
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (322066)
Gestão por Competências e do Conhecimento (RHU15)
Prova: 4275742
QUESTÃO:
1. O conhecimento é criado por meio da aprendizagem. É necessário que a aprendizagem apresente resultados, caso contrário não obteremos o conhecimento. Em uma organização, as pessoas podem expandir e compartilhar seus conhecimentos, ocasionando mudanças de comportamento para elas e para toda a organização. Diante disso, disserte sobre a aprendizagem.
RESPOSTA ESPERADA:
Aprendizagem é um processo que proporciona experiências, elevando nossa capacidade. A aprendizagem nos leva à mudança de comportamento, além de alterar nossa percepção e atitude com relação ao ambiente em que estamos inseridos.
QUESTÃO:
2. O sucesso de uma empresa está baseado no desempenho de sua equipe de profissionais, sendo que o desempenho profissional está associado ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os profissionais possuem. São as pessoas que podem agregar valor às organizações com o seu conhecimento, suas habilidades e atitudes. Diante disso, descreva a importância do CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para o desempenho profissional.
RESPOSTA ESPERADA:
Conhecimento é o saber que adquirimos ao longo de nossa vida através de estudos. Antes de realizar algo, temos que ter o conhecimento teórico acerca disso. Quanto mais conhecimento possuímos, mais flexíveis para mudança nos tornamos e, com isso, mais conhecimento nos permitimos adquirir. 
Habilidade é o saber fazer. Não basta termos o conhecimento, temos que saber colocá-lo em prática. Ter habilidade para realizar algo surge com a prática, com o treino, errando e aprendendo e, com isso, alcançamos o desempenho desejado.
Atitude está ligada à ação ou querer fazer. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Muitos profissionais estão pouco dispostos a ter atitudes de mudança. Atitudes são necessárias para se mudar paradigmas.
QUESTÃO:
3. Os indicadores fazem parte da Gestão por competência, assim como estão cada vez mais presentes na gestão de empresas e na gestão de pessoas. Sem os indicadores, esta gestão torna-se cada vez mais difícil. Diante disso, o que são os indicadores e qual o papel deles na gestão por competência?
RESPOSTA ESPERADA:
Os indicadores servem como referência, como parâmetro. Para saber em que o colaborador precisa melhorar, ele necessita ter algo para se basear, para saber o que seria o certo, quais são os aspectos mais importantes. Sem os indicadores, fica difícil identificar se o colaborador está desenvolvendo bem as competências.

Continue navegando