Buscar

Questões revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Larissa Lopes Ferreira
Questões – Revisão 
Diferencie a fase de lançamento de produto da fase anterior de preparação da produção, destacando qual objetivo da fase de lançamento.
R: fase anterior: trata das atividades da cadeia de suprimentos do ponto de vista interno, visando a obtenção do produto. Fase de lançamento: envolve atividades da cadeia de suprimentos relacionadas a colocação do produto no mercado, o desenho dos processos de venda e distribuição, atendimento ao cliente, assistência técnica, e campanhas de markenting. O objetivo é colocar o produto no mercado, visando garantir a sua aceitação pelos clientes em potencial, apontados pelo estudo de viabilidade econômico-financeira, desenvolvido e monitorando durante o processo de desenvolvimento de produtos.
Quais são os processos de negocio que devem estar especificados antes de se realizar o lançamento oficial de um produto? 
R: Processos de apoia a comercialização do produto, ou seja, os processos de venda; distribuição; atendimento ao cliente e assistência técnica, bem como promoção do marketing de lançamento.
Quando que devemos desenhar, especificar e operacionalizar o processo de vendas de uma empresa antes do lançamento de um produto?
R: Na fase de planejamento estratégico do produto, já foi decidido quais são os segmentos do mercado, as características, como vender e etc.. Se não existir um processo de vendas, é naquele momento que se inicia seu desenho. Considerando quaos canais de venda, quem são os atores da venda, quais os recursos utilizados e etc...
Forneça exemplos de recursos de apoio ao processo de vendas, comentando a importância de cada um deles e sua relação com o processo de desenvolvimento de produtos. 
Qual a utilização da documentação comercial de um produto? Forneça alguns exemplos de documentação comercial. Quem deve ser o responsável por sua confecção? Quando e como se obtém a documentação comercial?
R: A documentação serve para apresentar o produto ao mercado e para que os vendedores possam, configurar um produto adaptado as necessidade dos clientes. Esse é o caso típico de elevadores. O vendedor visita uma obra ou o escritório responsável pela obra e consegue configurar, um produto voltado as necessidades especificas, usando a documentação comercial com regras de configuração, muitas vezes, o próprio cliente é capaz de fazer a configuração. O que reduz os custos associados ao processo de vendas. Ressalta-se que os outros tipos de documentação são obtidos nos demais processos descritos na fase de lançamento. A preparação da documentação pode ser realizada dentro da própria empresa e no caso de produtos configuráveis, envolve pessoas da engenharia ou o próprio time de desenvolvimento.
Qual o papel dos sistemas de informação para apoiar o processo de vendas e como eles estão relacionados com o processo de desenvolvimento de produtos?
R: Hoje, o canal aberto pela internet é cada vez mais utilizado para efetuar vendas. E a força de vendas em campo pode estar conectada a empresa, para emissão de pedidos e também a configuração dos produtos, por meio de sistemas próprios, que facilitam o uso da documentação. A criação de sites de configuração dos produtos pelos clientes também é uma possibilidade a ser realizada nessa tarefa.
Por que a força de vendas precisa conhecer o produto?
Qual o papel do processo de distribuição de produtos?
R: garantir que o cliente seja atendido dentro de um prazo mínimo e, para isso, a empresa não precisa manter um grande estoque. A definição da localização geográfica dos distribuidores, em relação aos mercados que eles precisam atender, e dos locais de produção também é muito importante.
Diferencie o processo de atendimento ao cliente e qual a sua relação com o processo de desenvolvimento de produtos?
R: o processo de assistência técnica é baseado no procedimento de assistência ao software ou coisas como tal, já o processo de atendimento ao cliente se diz respeito ao atendimento relacionado ao produto e não no produto em si.
Qual o papel do processo de atendimento ao cliente e qual a sua relação com o processo de desenvolvimento de produtos? 
RESPOSTA:
Para que serve o processo de assistência técnica?
RESPOSTA: Para dar suporte ao cliente no caso de equipamentos estragados, tal atendimento consiste em concertar o produto que apresenta o defeito. Atualmente, os produtos tendem a durar mais e possuem garantias onde a empresa tem como obrigação realizar a assistência ao produto.
Descreva as tarefas principais de marketing de lançamento e sua relação com a fase de acompanhar o produto e processo do pós-desenvolvimento.
R: Atualizar o plano de lançamento: descrição do mercado – alvo dentro da segmentação realizada, a primeira versão é criada durante o projeto conceitual. Os prazos do plano são reavaliados e a data de lançamento é definida.
Preparar a campanha publicitaria: toma como referencia um plano de comunicação que dever ser desenvolvido e utilizada as informações que permearam todo o processo de desenvolvimento de produtos. Ela estabelece os objetivos da comunicação. Decide o formato da mensagem, a fonte da mensagem e os canais de comunicação utilizados.
Desenvolver a propaganda: com intuito alavancar as vendas. Ela pode ser informativa, persuasiva ou de lembrete. Esta tarefa é tipicamente do processo de markentig, mas está intimamente ligada ao lançamento do produto no PDP, pois o lançamento só ocorre se essas comunicações estiverem desenvolvidas.
Promover vendas: incentivar vedas rápidos no curto prazo. Ela começa no inicio das vendas, podem conter descontos, oferecimento de serviços gratuitos ou uma serie especial do produto. Podem gerar resultados mais rápidos e fáceis de avaliar em relação a satisfação do cliente. É o momento em que se tenta conquista o cliente fiel a outra marca oferecendo a ele uma proposta irrecusável. 
Contratar os fornecedores de serviços: são criadas as matérias que dão apoio às tarefas anteriores. Catálogos, prospectos são documentos que podem reutilizar imagem do material de suporte.
Quais são os riscos de não se ter os processos de apoio operacional logo após o lançamento do produto?
RESPOSTA: Se o mercado não tiver muitos concorrentes, não existe tanto problema assim em uma primeira analise simplista, pois os clientes iniciais podem absorver o atraso. Mas, mesmo nestes casos, isso pode ser fatal para a imagem da empresa. Estar em atraso para a colocação de um processo de apoio para a produção mostra uma falha de planejamento.

Outros materiais