Buscar

BROTTO resenha 2222222 pedagogia cooperativa

Prévia do material em texto

BROTTO, Fábio Otuzi. Pedagogia da cooperação: Cultivando um mundo onde todos venSer juntos. Projeto Cooperação Comunidade de Serviço, 2016.
O texto do autor tem como objetivo compartilhar a abordagem da Pedagogia da Cooperação como um conjunto de conhecimentos e práticas para a promoção da Cultura da Cooperação e o desenvolvimento de comunidades colaborativas em diferentes ambientes como nas escolas, empresas, governo, comunidades, ongs, família e nas relações sociais, ressaltando 4 momentos transdisciplinares.
No primeiro momento se faz uma abordagem sobre os princípios da pedagogia da cooperação: Co-existência; Com-vivência; Cooperação; e Comum-Unidade.
 Princípio da co-existência e o aprender a conhecer, “seja lá o que uma pessoa pensa, sente, faz ou não faz, ela afeta a todas as outras e é afetada por elas, sem exceção’’. Todos nós jogamos juntos o mesmo jogo-vida.
Princípio da com-vivência e o aprender a conviver. A necessidade de que todos sintam-se realmente “participantes da caminhada”, permitindo a inclusão de “ideias, de sentimentos, de visões, de valores das pessoas e de relações”.
Princípio da Cooperação e o aprender a fazer junto com o outro, preocupando-se com ele e partilhando recursos, pontos de vista e olhares.
Princípio da comum-unidade e o aprender a ser e cultivar o instinto de comunidade humana como uma potência que abre novas possibilidades de construção coletiva.
No segundo momento é abordado os processos da pedagogia da cooperação que estão sendo sistematizados com uma nova linguagem e uma nova abordagem pedagógica, combinando com a sabedoria das gerações anteriores com os recursos da nossa modernidade. Onde será enfocada a presente reflexão dos jogos cooperativos e do conceito de esporte integral, como processos a serem utilizados para favorecer a integração, a cooperação, a autonomia e a prática dos valores humanos.
No terceiro momento ele faz uma revisão do que já foi compartilhado até aqui, vimos que a abordagem da pedagogia da cooperação tem como propósito promover o VenSer juntos, isto é, construir para que cada pessoa possa vir a ser cada vez mais quem é plenamente. Essa pedagogia se baseia em 4 princípios: a co-existencia, com-vivência, cooperação e comum-unidade. Para que esses princípios sejam praticados no cotidiano a pedagogia da cooperação propõe a utilização de alguns processos “metodológicos colaborativos “. 
Agora o próximo passo e conhecer alguns procedimentos que podem servir como base para utilização desses processos, visando promover a cultura da cooperação e o desenvolvimento de comunidades colaborativas em diferentes lugares e situações. Alguns dos procedimentos indicados a seguir é o círculo e o centro, ensinagem cooperativa, do mais simples para o mais complexo, ser mestre e aprendiz, começar e terminar juntos.
No quarto momento ele apresenta as 7 práticas da pedagogia da cooperação que são: com-tato, com-trato, in-quieta-ções, alianças & parcerias, soluções como-uns, projeto de cooperação e VenSer. Elas são indicadas para que os participantes vivenciem o ser e estar em grupo de uma maneira integral e integrada, ao mesmo tempo em que aprendem e aperfeiçoam a prática esportiva. Sabemos que a cooperação nos grupos se desenvolve em estágios, etapas, fases ou momentos.
Vale ressaltar que a abordagem proposta pela Pedagogia da Cooperação pode ser uma solução complementar ás outras abordagens utilizadas e estar sendo aqui apresentada como mais um recurso didático-pedagógico.
O texto oferece aspectos de grande entendimento, a questão é todos esses princípios, processos, procedimentos e práticas inspiram as pessoas a cultivar relações pacificas e colaborativas.
No procedimento da pedagogia da cooperação “começar e terminar juntos” pode realmente manter o espírito da cooperação e da comunidade em um grupo sem que haja violência ou competitividade entres essas pessoas. No mundo em que vivemos o ser humano age de forma egoísta, poucos pensam no bem estar do outro.
De modo geral o texto oferece soluções e sugestões para estudantes universitários, professores e pesquisadores afim de que possam desenvolver, planejar e realizar seus próprios projetos na sua graduação.
 
RESENHAS CRÍTICAS
ARACAJU 2018
MARIA DOMICIANA SILVA DE SANTANA
 
				RESENHAS CRÍ

Continue navegando