Buscar

psicodrama

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicodrama – Jacob Levy Moreno
Moreno foi o primeiro autor a trabalhar sistemática e exclusivamente com grupos, tendo introduzido importantes conceitos teóricos, instrumentos metodológicos e práticas de intervenção. Do seu trabalho resultou uma orientação própria de pensamento, ou teoria, dentro da Psicologia dos Grupos, a orientação teórica sociométrica.
Para Moreno, todos os grupos têm duas estruturas, a formal e a sociométrica, da qual, na maioria das vezes, os elementos do grupo não estão conscientes. Estas estruturas podem convergir, mas nunca se sobrepõe totalmente. Outros aspectos estruturais do grupo abordados por Moreno são:
A coesão: que é maior quanto maiores forem as reciprocidades positivas;
O conflito: originado pelas reciprocidades negativas;
O papel: definido como a menor e mais importante unidade de uma cultura, constituindo o conjunto dos diferentes aspectos ou dimensões em que se manifesta o eu ou a personalidade do indivíduo.
Moreno criou a socionomia, que tem como campo de pesquisa o indivíduo em situações cotidianas em seus grupos e comunidades, ou seja, o indivíduo é concebido e estudado através de suas relações interpessoais.
A socionomia tem três ramos interligados, que são:
Sociodinâmica: estuda a dinâmica dos grupos. Seus conceitos e teorias principais são a Teoria dos papéis e do vínculo; Teoria do momento; Teoria da ação; Teoria da espontaneidade-criatividade; Conserva cultural; Co-criação; Comunicação e inteligência relacional; Conflitos; Catarse de integração.
Sociometria: estuda o desenvolvimento e as estruturas grupais por meio de testes e jogos sociométricos. Os conceitos principais são a Tele e co-transferência; Co-consciente e Co-inconsciente; Átomo social; Tricolomia social e Rede social.
Sociatria: é o tratamento dos grupos que estão em crise, desequilíbrios em seus funcionamentos ou desarmonias que causam sofrimentos. Esses grupos podem estar nas instituições, nas escolas, nas empresas, nos sindicatos, nas comunidades e nos lares.
A sociatria tem vários métodos de tratamento, dentre eles Psicodrama; Sociodrama; Axiodrama; Psicodrama Bipessoal; Jogos Dramáticos; Role-playing; Teatro Espontâneo; Teatro de Reprise; Mitodrama; Vivências terapêuticas; Multiplicação dramática; Retramatização; Jornal Vivo.
As principais técnicas do Psicodrama/sociodrama são:
Espelho: o ego auxiliar imita o protagonista (espelha fidedignamente) em todos os seus movimentos e expressões. Em outra forma, retira-se o protagonista da cena e este passa a assisti-la de fora, com um ego auxiliar desempenhando seu próprio papel.
Duplo: o ego auxiliar, ou em alguns casos, o próprio diretor, adota a postura corporal do protagonista, entrando com ele em sintonia emocional, no intuito de expressar verbalmente aquilo que o protagonista evita ou não consegue perceber.
Inversão de papéis: técnica que consiste em trocar o papel que o protagonista está desenvolvendo com o de seu interlocutor.
Solilóquio: técnica em que se solicita ao protagonista que fale em voz alta o que está pensando, seja em relação ao diálogo ativo, ou em relação a qualquer outro tema que esteja em desenvolvimento.
Concretização: técnica que visa tornar manifesto o conteúdo daquilo que é simbólico através de imagens, movimentos ou fala dramática que representam objetos inanimados, partes do corpo, doenças, emoções e sentimentos.
Apresentação do átomo social: técnica que consiste em uma apresentação específica, onde o protagonista é conduzido a apresentar o conjunto de seus vínculos importantes e significativos. Em geral são utilizados materiais facilitadores, tais como bonecos de pano.

Outros materiais