Buscar

Questões Gestão Estratégica da Inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões Gestão Estratégica da Inovação.
1). Já que o módulo versa sobre inovação, nada mais justo de que saibamos o conceito para ele.
Assim sendo, podemos considerar que inovação seja ....
A). Um instrumento governamental utilizado em situações de paralisia governamental.
B). Uma estratégia de marketing para motivar a população e, com isso, receber créditos através do apoio popular.
C). A inovação é o principal instrumento dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudança como um negócio ou serviço diferente. A inovação também pode ser apresentada como uma disciplina, podendo ser aplicada e consequentemente, aprendida.
D). No Brasil, quem controla tudo o que está relacionado ao tema inovação é o SEBRAE. Assim sendo, as iniciativas do que deverá ser feito devem parar daquele órgão.
2). Vivemos uma era tecnológica baseada nos conhecimentos oriundos do Vale do Silício, onde indústrias de alta tecnologia, mas que seguem o tradicional padrão de uma grande euforia, seguida de rápida expansão e posterior declínio e colapso. Na maior parte deste Vale, as empresas ainda são inventoras e não inovadoras; especuladoras e não empreendedoras (Peter Drucker).
Mas uma pergunta que não obteve resposta no mundo atual é por que esse espírito empreendedor emerge e se limita a um determinado país ou uma determinada cultura?
A). Talvez as causas estejam nas mudanças em valores, percepções, atitudes e mudanças demográficas. Esses fatores influenciam o empreendedorismo.
B). Emergem pelo apoio oficial do governo. Os recursos financeiros que são destinados à criação de novas empresas (startups) fazem emergir o espírito empreendedor.
C). As grandes organizações se cotizam para criar uma associação que institua um programa de apoio aos projetos de startups.
D). As grandes organizações se cotizam para criar uma associação que institua um programa de apoio aos projetos de startups.
3). A ferramenta chamada brainstorming, ou “Toró de parpites” em Minas Gerais (humor), nada mais é do que um caminho para a abertura de novas ideias. Mas como toda a ferramenta disponível, ela possui os seus pressupostos. Quais são?
A). Isenção de críticas; várias rodadas de discussão; utilização de ideias anteriores e sem dominação e com muita diversão.
B). Isenção de críticas; uma rodada única de discussão; utilização de ideias anteriores e sem dominação e muita diversão.
C). Isenção de críticas; várias rodadas de discussão, utilização de ideias deste momento e sem dominação e com muita diversão. 
D). Isenção de críticas; várias rodadas de discussão; utilização de ideias anteriores e um líder para conduzir o processo.
4). O módulo trata da inovação, tanto teórico quanto praticamente. Mas no mundo corporativo, qual a principal razão para uma empresa investir em inovação?
A). As empresas, normalmente, inovam para espontaneamente estar na mídia.
B). Inovar é uma estratégia de marketing que aumenta o valor dos seus papeis em bolsa de valores.
C). Mais importante que inovar é praticar o benchmarking, ou seja, copiar as ações eficazes.
D). A inovação permite que a empresa se diferencie das demais. Sendo mais produtiva, produzindo com menores custos, ou detendo produtos inovadores, a empresa consegue se apropriar de lucros gerados a partir dessa diferenciação. Funciona como uma espécie de renda de monopólio.
5). Outro aspecto abordado relativo ao tema empreendedorismo diz respeito ao talento. Mas muita especulação existe quanto ao que realmente é o talento. Pelo texto da aula 3, o que podemos concluir?
A). O talento empreendedor resulta da percepção, direção, dedicação e de muito trabalho dessas pessoas especiais, que fazem acontecer. Onde existe este talento, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios. Mas talento sem ideia é como uma semente sem água. Quanto talento é somado à tecnologia e às pessoas tem boas ideias viáveis, o processo empreendedor está na iminência de ocorrer.
B). O talento é nato e por isso não necessita de disciplina e dedicação. Está no DNA do indivíduo.
C). Talento em nenhuma circunstância está associado a dom ou vocação.
D). A tecnologia não se conecte com o talento. Cada um em sua área de especificidade.