Buscar

TRABALHO DE TECNICA DIETETICA

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio CEUT
Graduação em Nutrição 
Adauyris Dorneles Souza Santos 
Alimentos Funcionais 
TÉCNICA DIETECICA 
Teresina/PI
2018
O conceito de Alimentos funcionais foi inicialmente introduzido no Japão em meados dos anos 1980, os alimentos usados como parte de uma dieta normal que demonstrava benefícios fisiológicos que reduziam o risco de doença crônicas, além de funções básicas nutricionais. Esses alimentos,” designados para uso especifico da saúde” (FOSHU, de foods for specified health use), trazem um selo de aprovação do ministério da saúde e bem-estar japonês, e o conceito foi rapidamente adotado no mundo.
No Brasil a legislação não define alimento funcional, mas avaliar e promover a alegação de propriedade funcional e de propriedades de saúde e estabelece as diretrizes para os alimentos com alegação de propriedade funcional.
Funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. 
Os alimentos funcionais contêm substâncias ativas que beneficiam o organismo, ajudando, por isso, a abrandar a evolução de doenças como a diabetes ou o câncer. Além disso, os alimentos funcionais ajudam ainda a melhorar problemas de saúde, como a obstipação, por exemplo.
Outro benefício de usar alimentos funcionais é ajudar a diminuir os gastos relacionados à assistência em saúde, como os remédios na farmácia, as consultas no médico ou exames médicos, porque estes alimentos fortalecem o organismo e dificultam o aparecimento das doenças.
Os alimentos funcionais estão cada vez mais na alimentação brasileira, configurando um ramo alimentício que não para de crescer. 
Para que a alimentação funcional tenha efeito ela precisa ser regular, incluir principalmente vegetais, frutas e cereais e excluir parcialmente carne bovina, por isso é aconselhada a consulta com nutricionistas.
	
ALIMNETO: LINHAÇA
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3, existente na natureza.
SUBSTANCIA ENRIQUECIDAS 
A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos um deles é; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias
VALOR NUTRICIONAL 
Valor calórico 74 Kcal
Carboidratos 7,0 g
Proteínas 2,0g
Gorduras totais 5,0 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans. 0 g
Fibra alimentar 5,0g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 1,0mg
FORMA DE CONSUMO 
Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.
CONSERVAÇÃO
Manter a embalagem fechada em local fresco e seco, protegido da luz solar.
“guarda esta embalagem para eventuais consultas”
CARACTERISTICA FISICAS 
Sementes 
REGISTRO FOTOGRAFICO

Continue navegando

Outros materiais